1 João 5: 3
- Felipe Tostes
- 22 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
1 João 5: 3 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
³ Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Ordem a ser obedecida:
Guardar os mandamentos do Senhor, pois eles não são pesados.
Uma promessa da qual se apropriar:
Do amor de Deus, incondicional, grandioso, inigualável, inabalável e incondicional.
Pecados a serem evitados:
Não amar a Deus, vivendo dissolutamente.
Aplicações a serem feitas:
Buscar amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento.
Algo novo sobre Deus: Quem ama a Deus, guarda os mandamentos de forma leve.
Quem: Eu.
O que: Guardar os mandamentos do Senhor.
Como: Pelo aprendizado da palavra, pela aplicação, pela memorização de versículos, pelos pedidos em oração.
Por que: Porque como o próprio verso 3 cita, os seus mandamentos não são pesados.
Palavras Interessantes: Guardar os seus mandamentos.
Temas principais de tudo o que li: O amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos - obediência é sinônimo de amor no Reino de Deus.
Versículo-base e ideia base:
³ Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
O amor a Deus não está separado da obediência aos seus mandamentos. Os mandamentos de Deus ensinam o seu povo a fazer aquilo que o Senhor aceita como agradável. O conhecimento de Deus transforma a vontade humana, fazendo com que deveres outrora pesados, fiquem leves e fáceis de efetuar. Aqui já recebo uma exortação: como está meu coração? Comparecer aos cultos públicos em comunidade, é um fardo? Graças ao Senhor, não, tenho prazer em ouvir da Sua Palavra. Nas devocionais, tenho encontrado prazer em meditar e extrair lições, sendo um momento de encontro pessoal com Deus. O Senhor tem feito grandes maravilhas em minha vida, e por Sua Graça eu o louvo. Esta exortação me faz querer vigiar os pensamentos, palavras e ações, para que o meu coração não se desvie de seu caminho de negação diária de minha natureza, para viver Sua vontade.

Também aprendo a aprender (embora esta expressão possa ser redundante), com o amor de Deus por mim. O amor dEle por mim é incondicional, não se altera, é constante, e foi demonstrado em sua máxima expressão através da Cruz de Cristo. É meu dever como Cristão olhar para estes exemplos e me questionar: o meu amor por Deus está sujeito às condições humanas, ou independente da situação que a vida me impuser, meu amor por Ele se manterá inabalável? É claro que não se trata de trazer para mim um atributo divino, mas de olhar para a carne e a natureza caída e ser intencional. Em meio a qualquer sofrimento, Deus deve vir em primeiro lugar em minha vida, não devo esmorecer na prática devocional, na leitura e estudo da palavra, na oração e na busca por obediência, sendo um verdadeiro guerreiro no cumprimento de suas funções espirituais, que mesmo ferido, vai até o fim na luta.

O amor a Deus entendo que deve ser a minha primeira e maior busca, e tenho convicção de que através disto, o conhecerei de maneira cada vez mais profunda. E conhecê-lo, passa pela compreensão de seus atributos: onisciência, onipotência, onipresença, eternidade, imutabilidade, infinitude, soberania, longanimidade, amor, bondade, justiça, misericórdia, santidade, verdade, retidão, perfeição. Conhecê-lo também passa por adoração genuína, de forma a colocar todo o meu coração em suas mãos, na certeza de que Sua vontade é boa, perfeita e agradável em minha vida. Conhecê-lo também passa por confiança, pois seus propósitos são muito melhores que os meus.

Oração:
Deus, eu te louvo com toda a minha alma, coração e entendimento. Sua Palavra é fonte de vida, alimento espiritual e por onde o Senhor se revela a mim. Agradeço meu Deus, pois cada página das Escrituras revelam um Deus amoroso, sobre o qual devo ter temor, como reverência, obediência, e não medo. Que o meu temor por ti, ó Deus, seja sempre mantido, pela ação de Graça e Misericórdia, para que o temor me leve à obediência, dizendo constantemente à carne e à natureza humana, que o Espírito é muito mais importante. Deus, fortaleça a minha adoração, que eu seja um dos adoradores que o Senhor procura, e que esta adoração seja expressa em obediência aos teus mandamentos, pois aquele que o ama, é quem segue os teus caminhos, e os teus caminhos, se traduzem em Jesus Cristo, pois Ele, e apenas Ele, é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ah Deus, me ajuda a ser um seguidor fiel de Jesus Cristo, negando a minha vida, carregando a minha cruz, para ser um servo fiel que multiplica os talentos que o Senhor dá. Assim o Senhor me ajude, em nome de Jesus, amém!






Comentários