Apocalipse 2:1-7
- Felipe Tostes
- 9 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de out.
Passagem que li hoje:
Apocalipse 2:1-7 (versão NVI)

Texto Bíblico:
¹ Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Estas coisas diz aquele que segura as sete estrelas em sua mão direita, o que anda no meio dos sete candelabros de ouro:
² Eu conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como tu não podes suportar os que são maus, e tens provado os que dizem ser apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos;
³ e tens suportado, e tens paciência e por causa do meu nome trabalhaste e não desfaleceste.
⁴ Todavia, eu tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor.
⁵ Lembra-te, portanto, de onde tu caíste, e arrepende-te, e faz as primeiras obras; senão eu virei a ti rapidamente e removerei teu candelabro de seu lugar, se não te arrependeres.
⁶ Mas isto tu tens: Odeias os atos dos nicolaítas, que eu também odeio.
⁷ Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Àquele que vencer eu darei de comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Ordem a ser obedecida: Manter-se fiel à Cristo.
Uma promessa da qual se apropriar: Estarei com Ele na vida eterna.
Pecados a serem evitados: Desviar-se do caminho.
Aplicações a serem feitas: Estar em constante busca, diária, pela Presença do Senhor.
Algo novo sobre Deus: Ele é justo, verdadeiro e julgará a todos.
Quem: Eu.
O que: Tomar cuidado para que minha devoção à Jesus esteja sempre sincera e pura.
Como: Examinando minha mente e coração com frequência.
Por que: Para não ser enganado.
Palavras Interessantes: Nicolaítas.
Temas principais de tudo o que li: Jesus adverte seu povo, para que se mantenha fiel.
Versículo-base e ideia base:
² Eu conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como tu não podes suportar os que são maus, e tens provado os que dizem ser apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos;
⁴ Todavia, eu tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor.
⁷ Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Àquele que vencer eu darei de comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Em primeiro lugar, o Senhor Jesus se mostra como aquele que sustenta as Sete Igrejas, e que está no meio de seu povo, não sendo apenas um observador, mas que sabe como cada um de seus seguidores vive. Jesus afirma que conhece tudo: as obras, o serviço, o trabalho, a paciência, o como cada um não suporta aquele que é mal, os falsos mestres, os mentirosos. O Senhor está tanto elogiando os irmãos que trabalham para o reino, que tem resistido à pressão, que defendem a doutrina verdadeira, mas também chama a atenção para o que há de mal em sua igreja.
E então, enfatiza que a igreja deixou o seu primeiro amor, abandonou o fervor e o amor inicial que tinha por Cristo e também pelas pessoas. A igreja andava em bons caminhos, mas estava morna espiritualmente. O Senhor quer uma igreja que seja fiel sobretudo à Ele, como cabeça da igreja, chamando, assim, para o arrependimento, para que volte a fazer as coisas com o amor das primeiras obras, para que seu testemunho não seja retirado ou removido. Jesus chama para uma constância, e não para começar as coisas e ao longo do tempo ir abandonando. O Senhor quer que o fogo permaneça aceso por toda a vida, sendo diariamente alimentado, e não que seja amontoada uma grande quantidade de lenha de uma única vez, que queimará por alguns dias e depois apagará. A devoção à Cristo, segundo o próprio Senhor Jesus adverte, é algo que deve ser diária.
2ª Coríntios, capítulo 11, versículo 3, me lembra: O que receio, e quero evitar, é que, assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie de sua sincera e pura devoção à Cristo. Devo sempre estar vigilante quanto às armadilhas que o diabo tenta para me desviar do caminhar diário com o Senhor Jesus.
E no verso 6, o Senhor concorda com a igreja de Éfeso por odiar os nicolaítas. Pesquisando sobre, os nicolaítas eram um grupo que pregava um Evangelho contrário ao de Cristo, pois desprezavam a santidade, andavam na imoralidade e estavam sempre em festas com cultos pagãos e sexo desenfreado.
Portanto, àquele que perseverar, o Senhor Jesus garante a vida eterna e uma comunhão integral consigo mesmo, como uma recompensa gloriosa por sua fidelidade. Éfeso era uma região muito importante na Ásia à época, região portuária, onde as rotas de comércio se cruzavam, e havia todo tipo de idolatria e rituais, não muito diferente dos tempos atuais. Este é um grande alerta para que o povo de Deus se mantenha puro, fiel às Escrituras e debaixo do poder e autoridade do Senhor, pregando a mensagem de arrependimento e salvação, para que mais pessoas possam se arrepender e sejam alcançadas pelo Evangelho através do poder do Espírito Santo.
Que assim o Senhor me ajude, a estar fiel, orar com frequência, consagrar a minha vida diante de Sua Presença, e viver em obediência, sendo fiel aos teus propósitos até o fim, para que o grande dia chegue onde o encontrarei face a face, para desfrutar por toda a eternidade. Amém!














Comentários