Atos 1:1-11
- Felipe Tostes
- 5 de nov.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
Atos 1:1-11

Texto Bíblico:
Prólogo
[1] Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, [2] até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. [3] Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. [4] Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês. [5] Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.
A Ascensão de Jesus
[6] Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” [7] Ele lhes respondeu: “Não compete a vocês saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. [8] Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”. [9] Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. [10] E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, [11] que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.
Ordem a ser obedecida: Crer que Jesus voltará em glória para me buscar.
Uma promessa da qual se apropriar: Ele vem!
Pecados a serem evitados: Incredulidade.
Aplicações a serem feitas: Estar sempre com Jesus através do poder do Espírito Santo.
Algo novo sobre Deus: Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo.
Quem: Eu.
O que: Crer que Jesus está vivo e render adoração com a minha vida.
Como: Obedecendo a seus mandamentos expressos em sua palavra.
Por que: Porque é isto o que Deus requer de mim e é isto o que quero fazer através de sua graça sobre a minha vida.
Palavras Interessantes: Provas indiscutíveis.
Temas principais de tudo o que li: Jesus está vivo e deixa o Espírito Santo para testificar acerca de seus feitos em minha vida!
Versículo-base e ideia base:
[3] Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo.
[5] Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.
O livro de Atos dos Apóstolos, tem o propósito de demonstrar, como seu próprio nome diz, os atos, ou seja, os feitos dos apóstolos. Na verdade, são os feitos de Jesus, por meio dos apóstolos. Este livro foi escrito por Lucas, após a escrita do evangelho segundo ele próprio. Lucas era um estudioso, médico, também historiador fiel, andou com Paulo e foi discipulado por ele, nascido grego. No verso 1, Lucas começa escrevendo a Teófilo, um também discípulo de Paulo, também de origem grega. Interessante que a palavra "Teófilo" significa, no grego, "amado por Deus". Olhando por esta perspectiva, o livro de atos foi sim endereçado a Teófilo, mas, de certa forma, a todos aqueles que são amados por Deus, ou seja, a toda a humanidade, para que conheça o que Jesus fez através de seus apóstolos, pós morte e ressurreição.
Jesus esteve com os discípulos por 40 dias, após sua ressurreição, dando diversas e indiscutíveis provas de que estava vivo, aleluia, glória a Deus. Lucas, como também fiel documental, faz questão de descrever que foram provas indiscutíveis, deixando muito claro que não se tratavam de achismos, mas sim de testemunhos, relatos, documentos, que mais do que esclareciam o fato de que Jesus havia ressuscitado.
Em outra ocasião, como diz o verso 4, Jesus orientou aos discípulos que aguardassem, até que viesse o próprio Espírito Santo de Deus sobre a vida deles, de tal forma que receberiam poder e autoridade tais para fazerem as obras que eram propósito do Senhor, e que seriam narradas nos próximos capítulos do Livro de Atos. Então, os discípulos questionaram quando que Jesus voltaria, crendo que o reino de Israel seria restaurado, e a resposta de seu Mestre foi, que isto compete apenas ao Pai, como citado algumas vezes nas escrituras acerca do tempo em que Jesus retornaria em glória. Desde o 1º século já se falava da volta de Jesus e este retorno triunfal de glória só será realizado quando todas as pessoas que forem da vontade de Deus, se converterem verdadeiramente.
O verso 8 fala acerca do propósito da vinda do Espírito Santo: para que aquele que é servo de Deus seja uma testemunha de Cristo, de suas obras, de seu caráter, de sua pureza, bondade, justiça, força e poder. É para isto que o Espírito Santo está sobre a minha vida, para me fazer parecido com Jesus, para que eu seja testemunho vivo das coisas que Ele fez em minha vida, louvado seja Deus Todo-Poderoso.
Grandes são os caminhos do Senhor, cheios de maravilhas mas também dores, porque a transformação, a libertação do pecado, são doloridas, pois tiram o prazer pelo pecado e colocam a adoração a Deus no lugar, e este processo é contrário ao ser humano. A carne quer ser afagada e massageada a todo tempo, mas o espírito é quem deve prevalecer, e isto é um processo, que glorifica a Deus no final e se torna maravilhoso para honra e glória do Senhor.
Obrigado meu Deus, por esta Palavra. Começo hoje a jornada pelo Livro de Atos. Que o Senhor me dê graça, misericórdia, entendimento e sabedoria, para me manter firme e fiel a Ti, até o final destes 28 Capítulos. Santo é o Senhor! Amém.














Comentários