1 Samuel 2: 1-10
- Felipe Tostes
- 6 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
Passagem que li hoje:
1 Samuel 2: 1-10 (versão ARA)

Texto Bíblico:
O cântico de Ana
¹ Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
² Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
³ Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.
⁴ O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força.
⁵ Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor.
⁶ O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir.
⁷ O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
⁸ Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.
⁹ Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.
¹⁰ Os que contendem com o Senhor são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O Senhor julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido.
Ordem a ser obedecida:
Não falar com orgulho e arrogância.
Uma promessa da qual se apropriar:
O Senhor é quem cuida do seu povo.
Pecados a serem evitados:
Orgulho. Arrogância.
Aplicações a serem feitas:
Orar com exaltação a Deus, que faz tudo conforme a Sua vontade.
Algo novo sobre Deus:
Deus é sábio e julga os atos dos homens.
Quem:
Eu.
O que:
Exaltar a Deus.
Quando:
Nas orações e na vida prática.
Onde:
A qualquer lugar.
Por que:
Porque Deus é digno.
Temas principais de tudo o que li:
Orar com adoração e viver de acordo com os mandamentos do Senhor.
Versículo-base e ideia base:
² Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
Ana exalta a Deus e tem prazer em adorá-lo. Reconhece sua santidade e poder, manifesta alegria e chama a atenção para a soberania do Senhor. Deus é rocha sobre a qual a vida pode ser estabelecida, por onde não há decepção, pois Ele não é homem pra que minta, suas promessas não falham. Ana se alegra na Salvação, e faz alertas acerca dos atos dos homens diante de Deus.
O Senhor pode mudar histórias, por sua vontade, não depende de nada nem ninguém para isso. O Senhor pode ver um coração quebrantado e decidir mudar completamente uma história. A justiça de Deus nem um pouco se assemelha à humana, e salva pessoa que aos nossos olhos humanos não faz o menor sentido. Ao olhar para a vida de Paulo, então Saulo de Tarso, como perseguidor e exterminador, com olhos humanos eu diria que ele não seria salvo. O ladrão na cruz, a mesma coisa. Ou seja, Deus tem seus escolhidos, e creio que muitas vidas totalmente tortas são convertidas e usadas por Ele para trazer testemunho do que o Evangelho pode fazer.
Deus está no controle de tudo, e tudo é feito para Seu louvor e glória. Que a minha oração seja repleta de adoração, gratidão, exaltação, mas também confissão de pecados e súplicas, para que Deus aja constantemente em minha vida e purifique meus pecados, para que eu seja testemunho e outras pessoas venham a ser convertidas pelo poder do Evangelho. Amém.





Comentários