Jó 1: 13-22
- Felipe Tostes
- 9 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de out.
Passagem que li hoje:
Jó 1: 13-22 (versão ARA)

Texto Bíblico:
As aflições e a paciência de Jó
¹³ Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito,
¹⁴ que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;
¹⁵ de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
¹⁶ Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.
¹⁷ Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
¹⁸ Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,
¹⁹ eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova.
²⁰ Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;
²¹ e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
²² Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Ordem a ser obedecida:
Dar graças ao Senhor em tudo, principalmente no tempo difícil.
Uma promessa da qual se apropriar:
Que Deus nunca me abandona.
Pecados a serem evitados:
Pecar contra Deus, blasfemar.
Aplicações a serem feitas:
Prostrar com o rosto em terra, em adoração.
Algo novo sobre Deus:
Satanás vai somente até onde Deus permite.
Quem:
Eu.
O que:
Adorar a Deus em todas as circunstâncias.
Quando:
Na vida, ainda mais quanto porventura me for tirado.
Onde:
Em qualquer lugar.
Por que:
Porque é o que Deus pede. Ele quer todo o meu coração, e não pedaços.
Palavras interessantes:
Não pecou, e não culpou.
Temas principais de tudo o que li:
Apesar de qualquer mal que possa ocorrer, Deus é quem determina todas as coisas.
Versículo-base e ideia base:
²¹ e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Satanás se apresentou diante de Deus, que permitiu tocar em tudo na vida de Jó, menos que tirasse sua própria vida. E assim foi, como forma de testá-lo, Deus permitiu, e o inimigo foi tirando tudo. Primeiro os animais e os empregados. Depois, seus filhos e filhas, suas propriedades foram arruinadas, sem contar as doenças na pelo, e como a esposa de Jó tratara do assunto, talvez sendo usada pelo inimigo para que Jó pecasse contra Deus.
O Senhor conhecia a Jó, e sabia que por ser perfeito, íntegro, temente e que afastava-se do mal, não iria trazer tristezas e decepções a Deus. No verso 16, é citado que caiu fogo de Deus do céu. Creio que Deus é tão bom que mesmo sendo o próprio Satanás agindo, o Senhor não me faz esquecer que é Ele quem está no controle de todas as coisas.
É claro que o sofrimento de Jó foi grande e intenso, com certeza a angústia foi enorme, sem dúvida que ele ficou triste, mas por ter uma vida de oração e de relacionamento constante com Deus, como cita o verso 5, Jó deu graças a Deus por tudo que lhe acontecera, porque conhecia ao Senhor de forma particular, e se submeteu à sua vontade soberana.
Em vez de amaldiçoar, Jó louva e não o culpa. Que na minha vida, eu seja capaz de agir como Jó agiu, independente da circunstância, Deus seja o centro da vida e tudo seja para Ele, inclusive dando-lhe a glória nos tempos mais difíceis, sabendo que o Senhor é quem governa e nada foge de seu controle. Amém.














Comentários