João 10:1-21
- Felipe Tostes
- 4 de set.
- 6 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
João 10:1-21 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho, são palavras de Jesus):
¹ Na verdade, na verdade, eu vos digo: Aquele que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outros caminhos, esse é ladrão e salteador.
² Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
³ A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama as suas próprias ovelhas pelo nome, e as conduz para fora.
⁴ E, quando ele coloca para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque elas conhecem a sua voz.
⁵ E não seguirão um estranho, mas fugirão dele; porque elas não conhecem a voz dos estranhos.
⁶ Jesus falava-lhes esta parábola; mas eles não compreendiam as coisas que ele lhes falava.
⁷ Então disse-lhes Jesus novamente: Na verdade, na verdade, eu vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.
⁸ Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
⁹ Eu sou a porta; se algum homem entrar por mim, ele será salvo, e entrará e sairá, e achará pastagens.
¹⁰ O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
¹¹ Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
¹² Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vê o lobo vindo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as apanha, e dispersa as ovelhas.
¹³ O mercenário foge, porque ele é mercenário, e não cuida das ovelhas.
¹⁴ Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
¹⁵ Assim como o Pai me conhece, também eu conheço o Pai; e eu dou a minha vida pelas ovelhas.
¹⁶ E eu tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho, e um pastor.
¹⁷ Por isto o meu Pai me ama, porque dou a minha vida para que possa tomá-la novamente.
¹⁸ Nenhum homem a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou. Eu tenho poder para a dar, e eu tenho poder para tomá-la novamente. Esse mandamento eu recebi de meu Pai.
¹⁹ Houve, pois, novamente uma divisão entre os judeus por causa dessas palavras.
²⁰ E muitos deles diziam: Ele tem demônio e é louco, por que o escutais?
²¹ Outros diziam: Essas palavras não são de quem tem demônio. Pode um demônio abrir os olhos dos cegos?
Ordem a ser obedecida:
Ser ovelha de Jesus, aceitando ser constantemente pastoreado.
Uma promessa da qual se apropriar:
Ao passar pela porta das ovelhas, que é Jesus, fui salvo, e ao sair, Ele me assegura pastagem.
Pecados a serem evitados:
Não aceitar ser pastoreado pelo Senhor Jesus.
Hebreus 12:11 - Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. - Hebreus 12:11.
Aplicações a serem feitas:
Ser constantemente pastoreado pelo Senhor Jesus, aceitando sua disciplina e correção, pois se Ele é a Palavra, tudo o que vem dele é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justica, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para todo boa obra.
Algo novo sobre Deus: Ele é o bom pastor, que dá a vida por sua ovelha, e por conta disto, é conhecido de sua ovelha e se deixa conhecer.
Quem: Eu.
O que: Saber que o pastoreio de Jesus em minha vida é o que há de mais gratificante, que seu ensino e repreensão é o melhor que posso fazer como filho de Deus.
Como: Pelo entendimento de que sua Palavra traz muitas repreensões para minha vida, e através destas repreensões também conheço a vontade de Deus para minha vida. Tudo isso é libertador, me faz livre sendo obediente a Deus.
Por que: Porque Jesus faz as coisas com amor, e quando o Filho recebe amor, aceita a repreensão e faz aquilo que o Pai pede com alegria.
Palavras Interessantes: Bom Pastor. Porta das ovelhas.
Temas principais de tudo o que li: Jesus é o meio pelo qual sou salvo e por onde encontro pastos verdejantes.
Versículo-base e ideia base:
⁷ Então disse-lhes Jesus novamente: Na verdade, na verdade, eu vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.
⁹ Eu sou a porta; se algum homem entrar por mim, ele será salvo, e entrará e sairá, e achará pastagens.
¹¹ Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
¹⁴ Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
¹⁵ Assim como o Pai me conhece, também eu conheço o Pai; e eu dou a minha vida pelas ovelhas.
Ah, o Senhor Jesus e seu amor inigualável como forma de se revelar. A porta das ovelhas. O bom pastor. Que analogias estupendas. As falas de Jesus derramam graça, misericórdia, e sobretudo, paz. Me sinto abraçado, acolhido, confortado por tamanho conhecimento, sabedoria, compaixão e amor que esta passagem me traz. A ovelha é todo aquele que reconheceu a voz de Jesus Cristo a lhe chamar. O chamado irresistível do Espírito Santo de Deus. O vento impetuoso e que com sua cordialidade, chama aquele que tem sede e fome espiritual. É aquele que aceita a repreensão amorosa do Senhor, que vê seus pecados e sente tristeza, que fica mal pela sujeira que há em si, e que apresenta tudo isso para ser cuidado e curado por Jesus, se tornando alvejado, limpo, branco como a neve, sendo constantemente lavado pelo sangue do cordeiro, e busca fazer aquilo que este bom pastor quer, ser cordial, amoroso, bondoso, misericordioso, ensinável, submisso à sua autoridade, confiante de que Ele tem o melhor para a vida, e certo de que sua mente e coração serão renovados, de forma que serei moldado à sua estatura, tirando o que é da minha natureza, para ser trocado por o que vem de Deus. E o que vem de Deus, é bom, é puro, é agradável. E assim, me torno menos eu, e mais Ele.
O Bom Pastor, é aquele que deu sua vida por mim na cruz do calvário, que cumpriu todo o plano de salvação, e que dá sua vida por mim ainda hoje. Sempre que eu me coloco a seus pés, entregando minha natureza em oração e súplica, Jesus toma isso, perdoa, lança no fundo do mar do esquecimento, e me dá algo que é Seu no lugar, troca amargura por bondade, raiva por amor. Isso é dar a vida por uma ovelha ainda nos dias de hoje. Ele é o mestre, e eu o discípulo. Ele é o pastor, e eu a ovelha. Onde ele for e estiver, devo ir e estar. Seu cajado pode me açoitar quando necessário, pois a correção deste pastor será sempre para meu bem, de forma a não me desviar de seu caminho de luz e sabedoria, mas eu sei que tais ações são sempre em amor.
Jesus me conhece como ovelha. Além disso, me é conhecido e reconhecido como meu pastor. Ele me permite dizer isto. Jesus é quem conduz a minha vida. Nada devo fazer sem que Ele esteja de acordo. Nada devo fazer que vá contra Sua Palavra.
E nada me pode tirar de suas mãos. O lobo vem e pode até se aproximar, mas sei que há um pastor atento, protetor e que dá a vida por sua ovelha. Para o lobo se aproximar, depende muito de minhas atitudes. Quando tenho ações carnais, ele vem, para tentar me roubar, tragar, destruir e matar. Nisto o pastor me alerta, para eu estar vigilante, pois minhas palavras, gestos e ações, é que irão me distanciar ou aproximar do Pastor, me distanciar ou aproximar do lobo, então tenho sempre uma escolha: de que lado quero estar, debaixo da proteção do Bom Pastor, ou debaixo das vazias seduções deste lobo. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. Esteja eu sempre vigilante!
Oração:
Jesus, que ensinamentos profundos estes de João 10, do 1 ao 21. Através de coisas simples, como o tratar de animais no campo, o Senhor traz ensinos magníficos. Deus, que Sua Palavra seja para mim o maior dos tesouros, uma fonte onde eu queira beber sempre, um alimento que minha mente e meu coração anseie até o fim de minha vida. Que eu, Senhor Jesus, seja sua ovelha para todo o sempre, ensinável, debaixo de sua autoridade, certo de que em ti estou tranquilo, confiante de sua salvação, buscando as coisas espirituais, na certeza que o Senhor é sustento e refúgio. Obrigado, Deus, por tamanhas exortações. Grande é o Senhor, as águas de todos os mares cabem nas conchas de tuas mãos, nada pode me abalar se estiver comigo! Louvado seja o Senhor eternamente. Amém!














Comentários