João 10:22-42
- Felipe Tostes
- 5 de set.
- 6 min de leitura
Atualizado: 10 de set.
Passagem que li hoje:
João 10:22-42 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho são palavras ditas por Jesus):
²² E celebrava-se em Jerusalém a festa da dedicação, e era inverno.
²³ E Jesus caminhava no templo, no pórtico de Salomão.
²⁴ Então, vindo os judeus o rodearam, e disseram-lhe: Até quando tu irás deixar-nos em dúvida? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente.
²⁵ Respondeu-lhes Jesus: Já vos tenho dito, e não o credes; as obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testemunham de mim.
²⁶ Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como eu já vos tenho dito.
²⁷ As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
²⁸ e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e nenhum homem as arrancará da minha mão.
²⁹ Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; e nenhum homem pode arrancá-las da mão de meu Pai.
³⁰ Eu e o meu Pai somos um.
³¹ Então, os judeus pegaram outra vez pedras para o apedrejarem.
³² Respondeu-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai eu vos tenho mostrado; por qual dessas obras me apedrejais?
³³ Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus.
³⁴ Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
³⁵ Se ele os chamou de deuses a quem veio a palavra de Deus, e a escritura não pode ser anulada,
³⁶ àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Tu blasfemas, porque eu disse: Eu sou filho de Deus?
³⁷ Se eu não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim.
³⁸ Mas, se as faço, ainda que não creiais em mim, crede nas obras; para que saibais e creiais que o Pai está em mim, e eu, nele.
³⁹ Por isso, eles procuravam novamente prendê-lo; mas ele escapou de suas mãos,
⁴⁰ e retirou-se novamente para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio, e ali ele permaneceu.
⁴¹ E muitos recorriam a ele e diziam: João não fez milagre algum, mas todas as coisas que João falava sobre este homem eram verdadeiras.
⁴² E muitos ali creram nele.
Ordem a ser obedecida:
Crer em Cristo como o Filhos de Deus, enviado de Deus, de todo o coração, alma e entendimento, pelas obras que fez e faz, através do espírito, verdadeiramente.
Uma promessa da qual se apropriar:
Jesus já me deu a vida eterna quando passei por ele, que é a porta, onde encontrei pastagem na saída.
Pecados a serem evitados:
Incredulidade, dúvida, deixar o inimigo roubar a alegria da salvação em Cristo.
Aplicações a serem feitas:
Ser ovelha do Senhor Jesus para todo o sempre, submetendo-me à sua autoridade e poder.
Algo novo sobre Deus: A ovelha ouve a voz de Jesus, como o Bom Pastor, reconhece-o e o segue.
Quem: Eu.
O que: Crer a cada dia, na certeza de que Jesus é o filho de Deus, intercessor, meu advogado, aquele que deu a vida por mim, e por muitos, a fim de que sejam todos salvos pela graça de Deus. Levar o nome do Senhor Jesus e torná-lo conhecido, apresentando como a esperança para este mundo perdido.
Como: Pela proclamação da palavra a qualquer oportunidade, a fim de que o Senhor seja levado adiante.
Por que: Porque é meu papel, como cristão, não guardar a alegria da salvação apenas para mim. O Senhor me ordena isso - ide e fazei discípulos.
Palavras Interessantes: Ovelha. Nenhum homem as arrancará da minha mão. Eu e o meu Pai somos um.
Temas principais de tudo o que li: Em Jesus tenho toda a segurança de que minha alma precisa. Nada pode me arrancar de suas mãos. Sou sua ovelha e confio neste Bom Pastor, reconhecendo sua voz a me chamar, seguindo-o de todo o coração.
Versículo-base e ideia base:
²⁶ Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como eu já vos tenho dito.
²⁷ As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
²⁸ e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e nenhum homem as arrancará da minha mão.
²⁹ Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; e nenhum homem pode arrancá-las da mão de meu Pai.
³⁰ Eu e o meu Pai somos um.
Ah, os judeus. Na bíblia, estão sempre querendo ser convencidos de que Jesus é o Messias, e mesmo Ele próprio afirmando, por tantas vezes, seja por suas palavras, seja pela realização das obras de Deus Pai, mesmo assim eles não creram. Estes são os maiores exemplos da incredulidade que pode haver no coração. Mesmo à frente do próprio Deus, estavam sempre a contestar.
Quem não é ovelha, não crê. As ovelhas são animais dóceis, sociáveis, que tem forte ligação com o grupo, e principalmente com aquele que é o seu cuidador, o seu pastor. Não à toa o Senhor Jesus usou diversas vezes estas analogias, de que Ele é o Pastor, e seu povo, suas ovelhas. O intuito do coração do Senhor é que eu seja dócil, que o reconheça sempre como meu Bom Pastor, que esteja debaixo dos seus ensinamentos, que guarde suas ordenanças, que viva de forma a servi-lo de todo o coração, abdicando de mim mesmo, para viver uma vida com Ele, de serventia, de aplicação de suas palavras, de prática, de ação, em gratidão por tudo o que fez para salvação, por ter dado a vida eterna por mim e a mim.
Jesus é Deus. Deus Pai, é Deus. Deus Espírito Santo, é Deus. A trindade, é única, ao mesmo tempo que é trina, cada qual com seu devido papel. Jesus é o irmão, que advoga, que defende. Deus é o pai, que ensina, repreende. O Espírito Santo é aquele que convence, que é polido, que testifica acerca de Cristo, que intercede. Pai, Filho e Espírito, ao mesmo que são distintos, são um, estão em unidade, são da mesma essência, da mesma natureza divina.
Mais uma vez no livro de João, Jesus demonstra as certezas absolutas que há em crer nEle, de que nada pode arrancar de suas mãos aquele que é seu discípulo. Também dá a certeza da salvação em Cristo Jesus. Fala de que aqueles que estão com Cristo, foram dados por Deus, relembrando que sou conhecido e amado por Deus Pai desde a fundação do mundo, muito antes de ser gerado no ventre de minha mãe. Jesus também mostra que é Santo, que sua existência é muito maior do que um ser humano que esteve na terra por 33 anos. Ele é o Grande Eu Sou, aquele que é, que era e que há de vir, o alfa e o ômega, o princípio e o fim, por meio do qual tudo foi feito desde a criação, e que nada do que foi feito teria sido feito se não fosse por Ele. Ele é o Criador do Universo, que fez tudo pelo poder de sua Palavra.
Oração:
Senhor meu Deus, graças te dou por esta palavra tão calorosa para o meu coração. Jesus é tudo o que importa na vida. Através dEle é que tudo foi feito, e sem Ele, nada do que foi feito teria sido. Ele é a Sua Palavra, o executor de Seus comandos. O que fala e tudo acontece. Aquele em que nada vai contra. O Cristo que veio ao mundo, assumiu figura humana e se fez carne, para mostrar a mim que Ele venceu o mundo, e que através de Sua Presença em minha vida, tudo é mais tranquilo e fica no seu devido lugar. Obrigado Deus, por tanto amor, por ser fonte inesgotável, alívio e refúgio para qualquer tempo. Cada dia mais, conforme tenho sido constante nas práticas devocionais, posso reconhecer Sua Presença agindo em mim. Oro para que o Senhor me mantenha firme nos teus propósitos, e que eu seja fiel para todo o sempre. Oro pela minha família, que o Senhor, através da ação do Espírito Santo, toque os corações deles, de minhas filhas, meu pai, minha mãe, meus irmãos. Que pelo meu exemplo de fidelidade e amor ao Senhor, eles sejam convertidos. Que o Senhor desperte na minha esposa o amor por ti também, para que ela seja sua serva fiel hoje e sempre. Amém!





Comentários