João 12:37-50
- Felipe Tostes
- 19 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de set.
Passagem que li hoje:
João 12:37-50 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
³⁷ Mas, apesar de ter feito tantos milagres diante deles, não criam nele;
³⁸ para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem tem acreditado em nosso relato? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
³⁹ Por isso, eles não podiam crer, pelo que Isaías disse outra vez:
⁴⁰ Ele cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, para que eles não vejam com seus olhos, nem compreendam no seu coração, e se convertam, e eu os cure.
⁴¹ Essas coisas disse Isaías quando ele viu a sua glória, e dele falou.
⁴² Contudo, muitos dentre os principais governantes creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem colocados para fora da sinagoga;
⁴³ porque eles amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
⁴⁴ Jesus clamou e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
⁴⁵ E quem me vê, vê aquele que me enviou.
⁴⁶ Eu vim como luz para o mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
⁴⁷ E se algum homem ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
⁴⁸ Quem me rejeitar, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que eu tenho falado, essa o julgará no último dia.
⁴⁹ Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu um mandamento quanto ao que dizer e como falar.
⁵⁰ E sei que o seu mandamento é vida eterna; portanto, as coisas que eu digo, conforme me disse o Pai, assim eu digo.
Ordem a ser obedecida: Crer, de todo coração.
Uma promessa da qual se apropriar: Vida eterna.
Pecados a serem evitados: Incredulidade.
Aplicações a serem feitas: Aceitar sempre a Palavra de Deus, principalmente a disciplina que vem do Senhor.
Algo novo sobre Deus: O mandamento aqui é sobre a vida eterna - este é o assunto que deve estar na boca do cristão - levar a mensagem de que Jesus salva.
Quem: Eu.
O que: Falar de Cristo como Senhor e Salvador.
Como: Aproveitando as oportunidades, sendo exemplo, vivendo e praticando a palavra.
Por que: Para que se cumpra o mandamento.
Palavras Interessantes: e sei que o seu mandamento é vida eterna.
Temas principais de tudo o que li: Deus ordena que um seguidor de Cristo leve adiante as boas novas da salvação.
Versículo-base e ideia base:
⁴⁴ Jesus clamou e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
⁴⁵ E quem me vê, vê aquele que me enviou.
⁴⁸ Quem me rejeitar, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que eu tenho falado, essa o julgará no último dia.
⁵⁰ E sei que o seu mandamento é vida eterna; portanto, as coisas que eu digo, conforme me disse o Pai, assim eu digo.
Jesus é muito claro, ao dizer aqui em João 12, que Ele e Deus Pai são um. Quem vê a Cristo, só o vê porque Deus Pai assim o permite, e quem vê a Deus Pai é porque passou por Cristo e foi lavado, redimido, perdoado, feito novo. Louvado seja Deus por esta preciosa revelação. Além do mais, rejeitar a Cristo como Senhor e Salvador, é triste, pois o julgamente será aplicado, e ouvir a frase "não vos conheço", é o que pode haver de pior na vida de uma pessoa. No grande dia de seu retorno, Jesus, em glória, virá para o enorme julgamento. Como será este encontro? Muitos virão as oportunidades rejeitadas de recebê-lo, implorarão por misericórdia, por uma chance a mais, mas creio que já terá sido tarde. Jesus ainda bate à porta dos corações no dia de hoje, e ainda há oportunidade, mas o tempo está se esgotando. É dever de todo cristão alertar sobre isso. A porta está se fechando, dia após dia, e somente o Senhor Deus Pai sabe, efetivamente, qual é o dia em que esta porta estará totalmente fechada, e ninguém mais por ela passará. Como diz no verso 50, o mandamento de Deus Pai é vida eterna, que Jesus a conceda a quem o recebe, de forma que este coração seja reconciliado, tratado, justificado, ganhe novo sentido e propósito de vida: o de servir à Deus por sua majestosa salvação. Deus, obrigado por isso, por sua palavra que me exorta, me faz refletir sobre os caminhos que o Senhor me tirou, e para onde o Senhor me trouxe até agora, e pensar para onde o Senhor ainda me levará. Obrigado Deus, porque hoje eu sei que posso confiar em ti, pois suas obras são cheias de afeto e ternura, de ti eu posso esperar sempre o melhor, e o Senhor não é homem para que minta ou desaponte. Deus, que haja tempo para que minha família passe pela porta que é Cristo, de tal forma que recebam o corpo glorificado no grande dia que há de vir, e possam estar contigo na eternidade, como teus filhos amados, contemplando a nova morada, onde não haverá mais choro, pranto ou dor. É o que oro em nome de Jesus, amém.





Comentários