João 13:1:17
- Felipe Tostes
- 16 de set.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
João 13:1-17 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho são palavras ditas por Jesus):
¹ Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de partir deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus próprios que estavam no mundo, ele amou-os até o fim.
² E, terminada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
³ Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara todas as coisas em suas mãos, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus,
⁴ levantou-se da ceia, colocou de lado as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se.
⁵ Depois, ele pôs água em uma bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a limpá-los com a toalha com a qual se cingia.
⁶ Aproximou-se, então, de Simão Pedro; e Pedro lhe disse: Senhor, tu lavarás os meus pés?
⁷ Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas depois tu saberás.
⁸ Disse-lhe Pedro: Tu nunca lavarás os meus pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não lavá-los, tu não tens parte comigo.
⁹ Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também minhas mãos e a minha cabeça.
¹⁰ Disse-lhe Jesus: Aquele que se lavou não necessita de lavar senão seus pés, porque no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos.
¹¹ Porque ele sabia quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais limpos.
¹² Assim, após ter lavado os seus pés, tomou as suas vestes, e se assentando outra vez, ele disse-lhes: Entendeis o que eu vos tenho feito?
¹³ Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.
¹⁴ Se, então, seu Senhor e Mestre vos lavou os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros.
¹⁵ Porque eu vos dei um exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
¹⁶ Na verdade, na verdade eu vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
¹⁷ Se sabeis essas coisas, felizes são os que as praticam.
Ordem a ser obedecida: Trabalhar para a unidade da noiva de Cristo.
Uma promessa da qual se apropriar: Estarei limpo na presença de Jesus.
Pecados a serem evitados: Causar dissensões.
Aplicações a serem feitas: Viver para que o Senhor Jesus seja visto em sua igreja.
Algo novo sobre Deus: Ele usa pessoas quebradas para curar a sua igreja.
Quem: Eu.
O que: Viver para a glória do Senhor.
Como: Sendo o amor o maior dos mandamentos.
Por que: Porque esta é a vontade de Deus, que sua igreja seja pura, limpa, imaculada.
Palavras Interessantes: Mestre e Senhor.
Temas principais de tudo o que li: Jesus é o Senhor de todas as coisas, a unidade de Sua igreja é papel de todos os seus seguidores.
Versículo-base e ideia base:
¹⁴ Se, então, seu Senhor e Mestre vos lavou os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros.
¹⁵ Porque eu vos dei um exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Reescrevendo:
O texto ressalta que Jesus amou os seus discípulos até o fim. E como evidência deste amor, o Senhor serve, mesmo sabendo da traição que haveria de vir, Ele passa por cima de todas estas coisas, e dá a maior demonstração de humanidade e humildade já vistas. Jesus mostra que ser cristão é ser servidor. É maravilhoso como o Senhor Jesus está sempre chamando para a prática, em especial a prática do amor, sem julgamento, sem mágoas ou ressentimentos, apenas o amor, em sua mais pura e honesta expressão.
Jesus sabe que sou uma alma quebrada e que apenas através dEle é que encontro tais virtudes e posso aplicar seus ensinamentos. Só Ele ensina que o amor verdadeiro supera qualquer adversidade, temperamento, comportamento ou ação. Só Jesus dá o exemplo de como devo me portar diante de qualquer situação, sendo servo, leal, justo e verdadeiro, passando por cima de qualquer coisa, pelo bem mais precioso, que é o amor, afinal este é o primeiro e maior mandamento da Lei, tendo como prioridade não a minha vontade, mas a do Senhor Jesus, que é a da manutenção e expansão da unidade de Sua Igreja, a igreja espiritual de Cristo, aquele que não é visível aos olhos, a real noiva de Cristo.
Jesus dá ensinos aqui tão valiosos para a sua igreja, para que os irmãos vivam em harmonia, em servidão um para com o outro, em real apoio, em todos os sentidos, sendo servos da comunidade, com humildade, gratidão e força. A igreja é feita por pessoas, dos mais variados contextos e históricos, e todos devem estar olhando fixamente para Cristo, para que a unidade seja resplandecente no mundo, e então o mundo seja impactado e queira estar do lado de cá, anseando para si o brilho majestoso do Senhor Jesus, então a igreja falará muito mais por ações do que por palavras. Glória a Deus!
Oração: Deus, obrigado pelos exemplos tão profundos que foram dados por Jesus. Graças te dou, Senhor, por sua misericórdia, por usar estes que são teus filhos, para edificação de sua igreja espiritual, sempre em busca de cura. Que tenhamos unidade, Senhor, verdadeira, pura, imaculada, sendo realmente a noiva que o Senhor espera encontrar quando de sua volta. Sei Deus, que cada vez mais a perseguição estará inerente e real, pois é meu papel como cristão também alertar e viver para que isto aconteça, pois é sinal de que o fim dos tempos está próximo. Quero viver, ó Deus, para tua glória, com os olhos em Cristo Jesus, desejando mais o céu do que a terra, e sendo luz no caminho, para que aqueles que o Senhor quer alcançar, assim o sejam através também de minha vida. Ora vem Senhor Jesus. É em seu nome que oro e agradeço, amém!





Comentários