top of page
R.jpg

João 15:1-17

Passagem que li hoje:

João 15:1-17 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)


ree

Texto Bíblico (palavras em vermelho foram ditas por Jesus):

¹ Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

² Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira, e todo ramo que carrega fruto, ele limpa, para que possa trazer mais fruto.

³ Agora vós estais limpos pela palavra que eu vos disse.

Permanecei em mim, e eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, a não ser que permaneça na videira, assim também vós não podeis, a não ser que permaneçais em mim.

Eu sou a videira, vós sois os ramos; quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Se alguém não permanece em mim, ele é lançado fora como um ramo, e murcha; e homens os recolhem, e os lançam no fogo, e eles são queimados.

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.

¹⁰ Se vós guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

¹¹ Estas coisas vos tenho dito para que a minha alegria permaneça em vós, e para que a vossa alegria seja completa.

¹² Este é meu mandamento: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

¹³ Ninguém tem maior amor do que este, de algum homem entregar a sua vida pelos seus amigos.

¹⁴ Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

¹⁵ Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas eu tenho-vos chamado amigos, porque todas as coisas que eu ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

¹⁶ Não fostes vós que me escolhestes, mas eu escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça; para que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê.

¹⁷ Estas coisas vos mando, que vos ameis uns aos outros.


Ordem a ser obedecida: Dar fruto para o reino de Deus.

Uma promessa da qual se apropriar: Que Deus poda, para que dê mais fruto.

Pecados a serem evitados: Não agir, não praticar.

Aplicações a serem feitas: Viver para frutificar, para levar o amor de Deus adiante, para que o Senhor seja glorificado.

Algo novo sobre Deus: Se andar em obediência, sou feito amigo de Jesus.

Quem: Eu.

O que: Amar a Deus e ao próximo, este é o fruto.

Como: Clamando por um coração amoroso diante de Deus.

Por que: Esta é vontade de Deus.

Palavras Interessantes: Videira, ramo, fruto.

Temas principais de tudo o que li: O amor a Deus é a fonte de tudo, para que um discípulo possa dar frutos para a eternidade.


Versículo-base e ideia base:

¹ Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

² Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira, e todo ramo que carrega fruto, ele limpa, para que possa trazer mais fruto.

Se alguém não permanece em mim, ele é lançado fora como um ramo, e murcha; e homens os recolhem, e os lançam no fogo, e eles são queimados.

Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.

¹³ Ninguém tem maior amor do que este, de algum homem entregar a sua vida pelos seus amigos.

¹⁴ Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.


Ah, o amor de Deus é grandioso. A majestosa analogia da videira e seus ramos. A videira é a árvore que produz uvas. Jesus diz aqui que ele próprio é a videira, a qual sustenta todos os ramos. Um ramo não pode dar uvas bonitas, saborosas e agradáveis, se não estiver conectado à videira. Jesus é a árvore da vida. É Ele quem eternamente alimenta seus discípulos. Ou seja, a fonte está lá, mas eu, como ramo, preciso estar nEle, a todo o tempo, senão, eu secarei. Este é o conceito! Não devo me afastar jamais do Senhor Jesus, para me manter espiritualmente saciado, alimentado, capaz de dar frutos para Deus.

E o ramo que no Senhor Jesus não dá fruto, é arrancado, lançado fora, murcha, é queimado. Este é aquele que conheceu a palavra, se maravilhou, teve o vislumbre de Cristo, mas esfriou e se desviou da fé, tendo apostatado, e se perdido pelo caminho. Por outro lado, há o ramo que é podado, para produzir mais frutos. Este é aquele que aceita a disciplina do Senhor, como expressão de seu amor. Como em Hebreus 12:11 - Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Acatar a disciplina do Senhor é bênção, é processo, é amadurecimento, é crescimento na santidade que Deus proporciona que participe.

E então o Senhor Jesus vem com as lições de amor, para que permaneça em seu amor, pois não há no mundo amor maior que este, de que alguém seja capaz de entregar sua vida por outro. Nada que me suceda nesta terra, se equiparará ao sofrimento que Jesus passou por mim. A maior das tragédias que possa acontecer em minha vida, ficará longe do sofrimento de meu Salvador. Isto eu vejo como um dos elementos que causa conexão entre Jesus e qualquer ser humano. A lição do amor de Cristo, para que eu viva este amor na terra, começa com o meu próximo, o mais próximo dos próximos: minha esposa. Eu morreria por ela? Aí começa todo o amor, toda o rearranjo que Deus faz na mente e coração, para que as coisas sejam assentadas em seu devido lugar. O amor pelos filhos é grande, obviamente, mas a esposa vem antes. Biblicamente, eu estou sujeito primeiro a Cristo, depois devo aprender a amar a minha esposa como Jesus amou a sua igreja, doando-se e entregando-se por ela. Depois, amar aos filhos, sendo convertido a eles. No reino de Deus, tudo tem uma ordem muito bem definida e extremamente funcional. Qualquer interrupção ou algo colocado no lugar que não é devido, não correrá bem. Deus é perfeito! Se eu buscar fazer as coisas adequada e corretamente, segundo a palavra do Senhor, tudo se alinha e se ajeita, primeiro em casa, no lar, depois fora deste lar, nos outros relacionamentos. Tudo começa em casa. Não posso falar aos outros aquilo que não faço em casa. E então, após todas estas coisas serem consertadas dentro de casa, estando alinhadas aos conceitos bíblicos, este amor pode ser passado para fora, ao mundo, seja no

relacionamento com outros cristãos, seja com não cristãos, não convertidos.

E ao fazer aquilo que o Senhor me comanda, terei a bênção de ser chamado de amigo, amigo de Jesus. Isto é algo sobrenatural...obrigado Deus, por estas tuas palavras, que enchem o coração de alegria. Que o seu amor possa ser visto através de mim, que eu possa ser o espelho que reflete a sua luz, levando adiante toda a tua obra. Amém!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page