top of page
R.jpg

João 15:18-27

Atualizado: 11 de out.

Passagem que li hoje:

João 15:18-27 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)


ree

Texto Bíblico (palavras em vermelho foram ditas por Jesus):

¹⁸ Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou antes de odiar a vós.

¹⁹ Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

²⁰ Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se eles perseguiram a mim, também perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

²¹ Mas todas essas coisas vos farão por causa do meu nome, porque eles não conhecem aquele que me enviou.

²² Se eu não viera e nem lhes houvera falado, eles não teriam pecado; mas agora não têm capa para o seu pecado.

²³ Aquele que me odeia, também odeia ao meu Pai.

²⁴ Se entre eles eu não tivesse feito tais obras, as quais nenhum outro homem fez, eles não teriam pecado. Mas agora, tanto viram quanto odiaram, tanto a mim como ao meu Pai.

²⁵ Mas isso aconteceu para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Eles me odiaram sem motivo.

²⁶ Mas, quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim;

²⁷ e vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.


Ordem a ser obedecida: Lembrar da palavra que Jesus disse, que o servo não é maior do que o seu senhor.

Uma promessa da qual se apropriar: O mundo perseguirá o cristão.

Pecados a serem evitados: A arrogância junto aos que não conhecem a Cristo, porque se eles odeiam a Jesus, muitos não vão querer ouvir o Evangelho, e assim há uma tendência no coração de se achar superior.

Aplicações a serem feitas: Dar testemunho de Jesus, pois estou com Ele desde o princípio.

Algo novo sobre Deus: O cristão é odiado pelo mundo porque o senhor Jesus o escolheu.

Quem: Eu.

O que: Ser testemunho do amor de Jesus.

Como: Clamando por misericórdia para que Jesus faça através de mim, as obras que Ele deseja em minha vida, dando testemunho da transformação que só o Senhor é capaz de fazer na vida daquele que crê.

Por que: É vontade do Senhor usar a seus filhos em sua obra.

Palavras Interessantes: Todas estas coisas vos farão por causa do meu nome.

Temas principais de tudo o que li: Jesus deixou claro o que aconteceria àqueles que o seguiriam: perseguições, lutas, tribulações, ódio. Mas também assegurou que estaria com seus discípulos em todos os momentos, até a consumação dos séculos.


Versículo-base e ideia base:

¹⁸ Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou antes de odiar a vós.

²⁰ Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se eles perseguiram a mim, também perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

²¹ Mas todas essas coisas vos farão por causa do meu nome, porque eles não conhecem aquele que me enviou.

²³ Aquele que me odeia, também odeia ao meu Pai.

²⁵ Mas isso aconteceu para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Eles me odiaram sem motivo.


Jesus afirma que o mundo o odeia, e esta é uma palavra forte. O próprio mestre disse isto. Por que o mundo odeia tanto a Cristo? Porque Ele é o único que leva verdadeiramente a Deus, que faz a reconciliação completa e perfeita, que leva sobre si os pecados de toda uma humanidade, que se fez maldição, que não conheceu o pecado mas tomou sobre si todo o pecado, que sofreu em si mesmo toda a punição, para que a graça infinita de Deus Pai fosse derramada sobre os seus. Jesus é odiado pelo mundo porque é o único caminho, a única verdade, e a única vida, em um mundo onde tudo é relativo, tudo é satirizado, e há "inúmeras verdades". No mundo, tudo é lícito, tudo pode, tudo é correto, o importante é "se te faz feliz, está tudo bem". No mundo tudo é liberado, as regras são estabelecidas por quem quiser estabelecê-las, e não há um caminho, pois todos os caminhos são "bons" se há uma aparente felicidade. No mundo, a bíblia é ultrapassada, precisa ser atualizada, pois não cabe uma família feita por um homem, uma mulher e seus filhos, há centenas de configurações familiares no mundo, substituindo os filhos por cachorros e gatos, o marido por outra mulher, a esposa por outro homem, transformando os mandamentos do Senhor em piadas, blasfêmias e chacotas. O mundo carece de absolutos e está cheio de relativos. O diabo distorceu todos os conceitos estabelecidos por Deus, que funcionam, que fazem uma vida com propósito, e colocou nos olhos e ouvidos das pessoas, coisas totalmente desalinhadas com a Palavra do Senhor. É por isto que o mundo odeia a Jesus, o rejeita, o crucifica novamente a cada dia, porque não aceitou um Messias que era servo, humilde, amoroso, mas queria um guerreiro que destronasse o império.

A perseguição é contra Jesus, através de seu povo. A mídia, os ditos "homens da lei", aqueles que governam, todos estes perseguem sem motivo a Palavra de Deus, como se fosse uma questão de honra humana provar que o homem é superior a Deus, que as verdades absolutas são aquelas que estão na mente e no coração corruptos da sociedade, que o plano do homem para salvar a si próprio em meio às distorções que as trevas fizeram é muito melhor do que o plano de Deus. Ledos enganos. E como diz o verso 21, tudo isto é por causa do nome de Jesus, porque não conhecem a Deus.

Como está em 1 Coríntios 1, verso 18 a 31. A mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. No verso 19, continua dizendo "destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? O mundo não pode conhecer a Deus através da sabedoria humana, pois agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Nós pregamos Cristo crucificado, o qual de fato é escândalo e loucura. Mas, para os que foram chamados, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. É por iniciativa de Deus que estamos em Jesus Cristo, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".

Louvado seja Deus por estas palavras. O Senhor, em sua infinita sabedoria, tem um plano para todos aqueles que são seus filhos, os quais escolheu e predestinou, desde a fundação do mundo. Que o Senhor tenha misericórdia de mim, e me ajude a ser seu servo fiel, usando da melhor forma os dons e talentos concedidos, para sua própria honra e glória, para que o nome de Jesus seja conhecido e outros venham a ser parte da família de Deus, amém e amém.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page