João 16:1-4
- Felipe Tostes
- 29 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
Passagem que li hoje:
João 16:1-4 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (palavras em vermelho foram ditas por Jesus):
¹ Estas coisas eu vos tenho dito para que não vos ofendais.
² Eles vos expulsarão das sinagogas; sim, vem a hora em que todo o que vos matar julgará prestar um serviço a Deus.
³ E essas coisas eles vos farão, porque não conheceram ao Pai, nem a mim.
⁴ Mas tenho-vos dito estas coisas, para que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Isto eu não vos disse no princípio, porque estava convosco.
Ordem a ser obedecida: Fique firme, tenha bom ânimo, pois eu estou convosco até a consumação dos tempos.
Uma promessa da qual se apropriar: Haverá perseguição, morte, extermínio, e ainda usando o nome do Senhor como justificativa.
Pecados a serem evitados: Negar ao nome do Senhor Jesus quando isto acontecer.
Aplicações a serem feitas: Estar firme na Palavra, para que quando este momento chegar, eu não me desvie, estando com os olhos fixos no Senhor, para, independente da circunstância, não negar ao meu Deus e Salvador.
Algo novo sobre Deus: Jesus me alerta que muito ainda virá, de forma que a perseguição já começou, mas ainda é muito insipiente, perto do que irá se tornar.
Quem: Eu.
O que: Ser firme no relacionamento com Deus, para estar forte no momento da tribulação e da perseguição, não negando a fé que tenho construído no Senhor Jesus.
Como: Pela oração, pelo clamor, pela súplica, pelo agir de Deus em minha vida, de tal maneira que esteja forte na fé, a ponto de sofrer qualquer coisa em nome do Evangelho, certo de que nada pode superar o que Cristo sofreu na cruz do calvário, para que seja como o apóstolo Paulo disse: Viver é Cristo e Morrer é Lucro.
Por que: porque aquele que ficar firme até o fim, este será salvo.
Palavras Interessantes: Não vos ofendais.
Temas principais de tudo o que li: O Senhor Jesus prepara seu povo para toda a tribulação que virá, devendo ser uma honra sofrer por seu nome.
Versículo-base e ideia base:
² Eles vos expulsarão das sinagogas; sim, vem a hora em que todo o que vos matar julgará prestar um serviço a Deus.
Jesus, mais uma vez, dá alertas a seus discípulos acerca das perseguições e mortes que enfrentariam, por se declararem seguidores de Cristo, mas também os encoraja, garantindo que estaria com eles até o fim. Jesus mesmo diz que venceu o mundo, e esta mesma vitória está reservada a todo aquele que verdadeiramente busca fazer a vontade de Senhor, através da obediência. A vida eterna é assegurada a todo o que recebe o sofrimento em nome de Cristo, para que seu nome seja glorificado e exaltado. Devo usar deste tempo, onde a perseguição não é tão latente, para me aprofundar na fé, pois chegará um tempo, onde não se poderá reunir publicamente para adorar a Deus, a Bíblia provavelmente será abolida, os poderes governamentais vão restringir o culto, a pregação, o falar do nome de Jesus, o confessar a Cristo como Senhor e Salvador, tudo isto poderá ser considerado crime um dia e talvez esta realidade não esteja tão distante.
Cristãos são perseguidos desde o primeiro século, e isto nunca vai acabar. Vai sim se intensificar, aumentar, e chegar novamente aos dias de hoje, como já foi no passado. Pessoas eram queimadas vivas em praças públicas, torturadas, esquartejadas, mutiladas, por não quererem negar a seu Senhor e Salvador, por crerem que toda obra feita em sua vidas, foi feita pelo poder do Espírito Santo, na pessoa de Jesus Cristo. Mas também houve aqueles que, na primeira dificuldade, negaram a Cristo, e continuaram com suas vidas normalmente, tendo apostatado e renegado a fé no Senhor. E tudo isso acontecerá em nossa terra, mais cedo ou mais tarde.
A perseguição poderá ser mais tecnológica, mas será também real, física e mortífera. A partir do momento que a fé em Cristo for criminalizada, haverá legalidade para fazer o que for para calar o povo de Deus, e este tempo chegará. Mas também, é nestas condições que a verdadeira igreja do Senhor Jesus se levanta, sabendo que o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Deus, eu sei que estou muito longe de poder afirmar categoricamente que a minha fé é madura, ou que sou um cristão cheio do Espírito Santo, ou que estou pronto para a tribulação e a perseguição, ou que podem se suceder os ventos que for, que não me abalarei. Seria muita prepotência e arrogância de minha parte. Meu tempo de caminhada contigo é relativamente recente, são poucos anos de jornada e aprendizados vindos de ti. Mas eu sei que estes dias chegarão ó Deus, e que como o Senhor mesmo prometeu e assegurou, o Senhor estará comigo. Prepara a minha alma, meu corpo, meu coração e meu espírito para estes tempos que virão, Deus, para que a minha fé esteja consolidada e fortificada o suficiente a ponto de sequer pensar em desistir ou entregar os pontos, muito pelo contrário, sendo exemplo de resistência por amor ao seu santo nome, para que então, o Senhor seja louvado, exaltado, glorificado e adorado no sofrimento que virá. Amém!





Comentários