top of page
R.jpg

João 16:5-16

Atualizado: 10 de out.

Passagem que li hoje:

João 16:5-16 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)


ree

Texto Bíblico (palavras em vermelho foram ditas por Jesus):

"Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais?’

Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza.

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Do pecado, porque os homens não crêem em mim;

¹⁰ da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;

¹¹ e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

¹² "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.

¹³ Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

¹⁴ Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

¹⁵ Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

¹⁶ "Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo".


Ordem a ser obedecida: Não permitir que o coração se encha de tristeza.

Uma promessa da qual se apropriar: O Conselheiro aqui está, para convencer do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a mim.

Pecados a serem evitados: Encher o coração de tristeza, não crer nas obras do Espírito Santo.

Aplicações a serem feitas: Viver na esperança da volta de Cristo, e enquanto Ele não chega, ser ministrado pelo poder do Espírito Santo.

Algo novo sobre Deus: O Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do juízo.

Quem: Eu.

O que: O Espírito Santo é quem testifica acerca de Jesus em mim.

Como: Através de Sua obra, fazendo em mim a conversão à Cristo, como sendo uma rota alinhada aos caminhos do Senhor.

Por que: Porque o Espírito Santo é o próprio Deus.

Palavras Interessantes: "Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais?’

Temas principais de tudo o que li: Jesus precisou voltar ao Pai, para que o Consolador fosse enviado, o Espírito Santo da promessa.


Versículo-base e ideia base:

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Do pecado, porque os homens não crêem em mim;

¹⁰ da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;

¹¹ e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

¹³ Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

¹⁴ Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.


Jesus afirma que foi necessário o seu regresso, para que o Espírito Santo do Senhor viesse como Consolador, prometendo enviá-lo. Se Jesus não tivesse voltado ao Pai, consequentemente também não teria vindo no passado para a salvação, remissão e redenção de pecados, de tal forma que não haveria cruz, não haveria vida eterna, e o destino da vida estaria traçado como sendo o lago de fogo e enxofre, a condenação eterna e justa a todo ser humano. Mas porque Jesus voltou ao Pai, o Consolador foi enviado e a promessa foi mantida e cumprida, pois Jesus, em sendo coigual e consubstancial a Deus, não é homem pra que minta. E o Consolador veio, o Espírito Santo da promessa foi enviado, o Espírito Santo da verdade derramou seu vento impetuoso, com línguas repartidas de fogo, e todos foram cheios, como está em Atos 2. E como também citado em Atos 2, nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Tudo isto ainda é feito pelo Senhor nos dias de hoje.

A vinda do Espírito Santo, como cita o verso 8 de João 16, é para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creram em Jesus; da justiça, porque Jesus foi ao Pai; e do juízo porque o príncipe deste mundo, Satanás, já está condenado. Deus é realmente perfeito. Em sua infinita sabedoria, Deus já sabia que nem todos os homens iriam crer em Jesus Cristo, com isto, deu ao Espírito Santo o ministério deste convencimento de que o pecado que há no ser humano, somente poderia ser redimido, lavado, perdoado e esquecido, em Cristo Jesus. Deus também deu ao Espírito Santo o ministério do convencimento da justiça, em mostrar como ocorre a justiça de Deus, uma vez que a pessoa que crê em Cristo como Senhor e Salvador, todos os pecados são absolvidos no tribunal celestial, os do passado, os do presente e os do futuro, não por mérito próprio, mas pelos méritos que há em Cristo na cruz da calvário. É ministério do Espírito Santo ensinar o convertido acerca da justiça de Deus, que em nada se assemelha à justiça humana, pois, de fato, a justiça divina, é verdadeiramente justa e perfeita. Os pecados de toda uma humanidade não poderiam ficar impunes, e assim o foram punidos no corpo de Cristo, pregado em uma cruz, sendo Deus fiel à sua justiça. Estas coisas somente podem ser compreendidas pelo poder do Espírito Santo. E, por fim, o Espírito Santo possui o ministério de convencer acerca do juízo, de que Satanás está totalmente derrotado, pois sua cabeça foi esmagada pelos pés de Jesus ao ressuscitar e subir aos céus no terceiro dia após a crucificação. É o Espírito Santo quem convence uma pessoa de que o diabo não tem mais poder sobre a vida de alguém que foi redimido, então, posso me valer da autoridade que há no nome de Cristo, para expulsar da minha mente e coração, todo e qualquer sinal de atentado contra mim, pois meus pecados já foram perdoados, esquecidos e lançados nas profundezas do mar. Glória a Deus por isso.

Então, o Espírito Santo também guia por toda a verdade. E a verdade, é o próprio Cristo, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. É o Espírito Santo quem me leva a conhecer a Cristo, por consequência, é Ele quem me revela a Jesus nas Escrituras, é Ele quem testifica de que sou cristão, e é Ele quem, cordialmente, me mostra como devo ser, para que o nome do Senhor seja glorificado através de minha vida, sendo cada vez mais, convencido da necessidade de viver em obediência à Sua Palavra. Santo, Santo, Santo é o Senhor. Amém!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page