top of page
R.jpg

João 17:20-26

Passagem que li hoje:

João 17:20-26 (versão NVI)


ree

Texto Bíblico (palavras em vermelho foram ditas por Jesus):

²⁰ E oro não somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;

²¹ para que todos sejam um, como tu, ó Pai, estás em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

²² E dei-lhes a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um;

²³ eu neles, e tu em mim, para que eles possam ser perfeitos em unidade; e para que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste, assim como me amaste.

²⁴ Pai, eu desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para que eles vejam a minha glória, a qual tu me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

²⁵ Ó Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste.

²⁶ E eu lhes tenho declarado o teu nome, e declararei: que o amor com que tu me amastes, possa estar neles, e eu neles.


Ordem a ser obedecida: Ser um na igreja do Senhor Jesus, vivendo em unidade, como corpo de Cristo.

Uma promessa da qual se apropriar: Se assim viver, o mundo crerá que Jesus foi enviado por Deus.

Pecados a serem evitados: Criar desavenças na igreja espiritual de Cristo. Não amar os irmãos.

Aplicações a serem feitas: Praticar o amor que Deus colocou nos corações.

Algo novo sobre Deus: Jesus orou por mim, também por todos que iriam crer em Seu nome.

Quem: Eu.

O que: Viver o amor de Cristo.

Como: Buscando-O em oração, em jejum e em espírito, parece conhecer e comprovar do profundo amor de Cristo, em sua misericórdia, graça e poder.

Por que: Porque o amor, sobretudo por Deus, é o maior dos mandamentos.

Palavras Interessantes: Sejam um.

Temas principais de tudo o que li: Deus quer a unidade de sua igreja através de seu povo.


Versículo-base e ideia base:

²² E dei-lhes a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um;

²⁴ Pai, eu desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para que eles vejam a minha glória, a qual tu me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

²⁶ E eu lhes tenho declarado o teu nome, e declararei: que o amor com que tu me amastes, possa estar neles, e eu neles.


Jesus está fazendo uma oração neste capítulo 17 de João. Ele ora não somente pela sua igreja, mas também por todos aqueles que ainda vão crer em Si mesmo, como o Senhor e Salvador de suas vidas, e que vão crer através da Palavra, pela Bíblia, mostrando que o Evangelho é de fato o poder de Deus para a salvação. Somente em Cristo há salvação e somente neste nome é que importa que seja salvo. Jesus ora pela unidade, para que todos sejam seus discípulos, vivendo como se fossem uma única pessoa, vivendo em Si mesmo, como um, ligado, conectado, enraizado na videira, um único organismo, sendo a unidade a própria pessoa de Cristo a se movimentar através do mundo, com um único propósito, o de levar a pessoa do próprio Jesus adiante, fazê-lo e torná-lo conhecido, resplandecer sua glória, mostrar sua luz, operar seu poder através do Espírito Santo, comprovar que a igreja espiritual é santa, pura, irrepreensível, alva mais que a neve. Para isso, esta igreja una precisa estar em processo de santificação, de pureza, de limpeza profunda, da mesma forma necessita estar em Cristo, buscando Sua Presença a todo tempo, para que o Senhor que a salvou seja visto e exaltado, sendo apenas o Senhor o alvo de todas as coisas.

E o intuito disto tudo, é para que o mundo creia que Deus Pai enviou a Deus Filho. Me pergunto se tenho contribuído para que a igreja seja a resplandescência da unidade em Cristo. Me questiono se tenho vivido para o coletivo, ou para o individual. Em minha mente, deve estar sempre o seguinte pensamento: isto que estou prestes a fazer, é realmente para o Senhor e contribuirá para a unidade da igreja espiritual de Cristo? Isto tornará o nome do meu Senhor conhecido e o mundo crerá de que Ele foi enviado por Deus?

Jesus, se já não bastasse, ainda cita no verso 22, que deu a glória para sua igreja, a mesma que o Pai o deu. Sou participante da glória de Cristo, e isto traz uma responsabilidade sem tamanho, o de não manchar a Sua noiva, o de andar em retidão no caminho do Senhor, o de buscar uma santidade e um processo de santificação contínuo, para que pecados sejam largados a todo o tempo, nas mais variadas áreas, de tal maneira que é meu dever contribuir para que a igreja de Cristo seja limpa, imaculada, santa. Que grande responsabilidade. Deus, em sua infinita sabedoria, quer que seu povo seja a representação da unidade entre Pai, Filho e Espírito, aqui na terra, de tal forma que a convivência entre todos, juntos, deve demonstrar tudo isto.

Que Deus tenha misericórdia, porque muitos deturpam a todo o tempo esta unidade da igreja, fazendo dela um comércio, um mercado, um meio de promoção e ascensão social. Que o Senhor nos ajude, a limpar sua igreja, de tal maneira que seja como foi desenhada para ser: com o Senhor Jesus no centro de tudo, onde tudo converge para Ele. Que o amor com que Deus Pai amou a Deus Filho, esteja em mim e em você, como Jesus orou no verso 26, de tal forma que todos sejam curados de suas feridas, sejam instrumentos de cura, tenham compaixão uns com os outros, e sobretudo amor.

Amor a Deus, em primeiro lugar, de todo coração, alma e entendimento. E amor ao próximo. Minha oração, ó Deus, neste momento, é que o Senhor levante homens, guerreiros que batalhem por suas casas, levando a ti as lutas que só podem ser vencidas no campo da oração, para que a sua igreja ore, se arrependa, viva a tua palavra na prática, para que estes homens sejam os meios de transformação nas famílias. Eu sei ó Deus, o quanto há ataques hoje na família, dos mais sutis até os mais descarados. O Senhor sempre falou com homens em toda a Bíblia, pois nós fomos feitos para sermos as lideranças de nossas casas, e hoje, tudo isto está destruído. Reconstrói, ó Deus, os homens nas famílias, primeiro na tua igreja, e depois neste mundo cruel, para que as pessoas venham a enxergar a tua presença. Traz mais pessoas Senhor que precisam ser transformados por este método Cada Homem Um Guerreiro, e usa-nos como seus instrumentos, para honra e glória do Senhor Jesus! Amém.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page