top of page
R.jpg

João 17:6-19

Atualizado: 6 de out.

Passagem que li hoje:

João 17:6-19 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)


ree

Texto Bíblico (palavras em vermelho foram ditas por Jesus):

Eu tenho manifestado o teu nome aos homens que do mundo tu me deste. Eles foram teus, e tu deste a mim; e eles guardaram a tua palavra.

Agora eles sabem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti.

Porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente souberam que eu saí de ti, e eles creram que tu me enviaste.

Eu oro por eles; eu não oro pelo mundo, mas por aqueles que tu me deste, porque eles são teus.

¹⁰ E todos os meus são teus, e os teus são meus; e eu sou glorificado neles.

¹¹ E agora eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu próprio nome aqueles que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos.

¹² Enquanto eu estava com eles no mundo, eu guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a escritura pudesse se cumprir.

¹³ E agora eu vou para ti, e estas coisas eu falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria consumada em si mesmos.

¹⁴ Eu dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

¹⁵ Eu não oro para que tu os tires do mundo, mas que tu os guardes do mal.

¹⁶ Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

¹⁷ Santifica-os pela tua verdade; tua palavra é a verdade.

¹⁸ Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

¹⁹ E por causa deles eu santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados pela verdade.


Ordem a ser obedecida: Tomar posse das orações de Jesus por mim.

Uma promessa da qual se apropriar: Jesus prepara moradas celestiais eternas, já tendo orado por mim desde o prncípio.

Pecados a serem evitados: Rejeitar o evangelho, me afastar do Senhor pelos meus pecados.

Aplicações a serem feitas: Deus quer estar comigo por meio de um relacionamento e é meu papel como cristão honrá-lo e obedecê-lo.

Algo novo sobre Deus: Ele orou por mim.

Quem: Eu.

O que: Viver para agradá-lo.

Como: Pela entrega de minha vida em suas mãos.

Por que: Porque é maravilhoso, é agradável fazer isto quando compreendo o amor de Deus por mim.

Palavras Interessantes: Jesus orou.

Temas principais de tudo o que li: Deus em sua infinita sabedoria, escolheu os seus, e Jesus ora já sabendo de todos os caminhos que os seus iriam percorrer.


Versículo-base e ideia base:

Eu oro por eles; eu não oro pelo mundo, mas por aqueles que tu me deste, porque eles são teus.

¹⁵ Eu não oro para que tu os tires do mundo, mas que tu os guardes do mal.

¹⁷ Santifica-os pela tua verdade; tua palavra é a verdade.


Vejo este texto como uma continuação da oração que Jesus faz a Deus Pai em todo o capítulo 17. Jesus abre o texto dizendo que tem manifestado o nome do Pai conhecido àqueles que o Senhor deu a Cristo, os eleitos e predestinados de Deus, e ainda afirma, que estes são os que guardaram a Palavra. A obediência e submissão às sagradas escrituras, como caminho para seguir a Cristo por completo.

Jesus ora dizendo que deu ao povo de Deus, as palavras que o Senhor deu, e que estas foram recebidas no coração, de tal forma que o povo escolhido compreendeu que Jesus veio de Deus, como enviado do Senhor. Jesus, em sua oração, diz que ora pelas pessoas que Deus o deu, ou seja, todos aqueles que foram atingidos pelo Evangelho e o aceitaram, todos os que serão também atingidos pelo Evangelho e o receberão, que reconhecerão a Cristo como Senhor e Salvador. Estes são os que pertencem a Deus.

Em sua oração, Jesus também fala que não está mais no mundo, mas que estas pessoas estão, e que Ele vai retornar a Deus Pai. Quando aqui esteve, Jesus deixou todos os exemplos de como um seguidor Teu deve viver. Jesus ora pela unidade da igreja. Que bênção ver o Senhor Jesus, em sendo Deus, orando a Deus Pai, pela unidade da igreja, para que a igreja seja uma, unida, santa, irrepreensível. Jesus ora por mim! Que maravilha, ver a Cristo orando por mim, há mais de 2.000 anos, orando por todo o povo de Deus, desde Adão, até aquele último cristão que nascerá, até o último que se converterá, segundos antes de sua volta gloriosa. Jesus ora por todos, em todas as nações, pedindo que toda a sua igreja seja uma, formando assim o corpo de Cristo, comandada pelo próprio Cristo, e então sendo única com o Pai. Ô glória a Deus por isso. É revelado, então, o motivo pelo qual Jesus foi ao Pai: para que a alegria de Cristo seja consumada no povo de Deus. O povo de Deus deve ser alegre, este é mandamento.

Jesus ora para que Deus me livre de todo o mal, para que eu seja santificado pela verdade, que é a própria Palavra, e, por conseguinte, por Jesus (pois Ele é a Palavra), e, por conseguinte, por Deus, pois Jesus também é Deus. Assim como Deus enviou Jesus ao mundo, Jesus me enviou ao mundo, ou seja, me tirou do mundo e me devolveu ao mundo. Me tirou do mundo, me sarou, me curou, fechou as feridas, colocou novo coração e novo espírito, para que, agora redimido, possa impactar o mundo, possa levar sua mensagem adiante, de que só Jesus salva, de que só Jesus redime, de que só Jesus tem poder e autoridade para perdoar e fazer todas estas novas coisas.

E no verso 22, Jesus coloca que a glória que o Pai lhe deu, esta me é dada, e a todos os que creram e ainda crerão. Que bênção gigantesca, ser participante da glória que Deus deu a Jesus. Receber a glorificação. Receber um novo corpo, santo, puro, feito perfeito, com nova morada celestial, habitando eternamente com o Senhor, junto aos Santos de Deus, para um louvor eterno junto ao Pai, em todo seu esplendor e majestade.

E finaliza: o amor com que Deus amou a Cristo, esteja em mim e no povo de Deus, e além disso, possa estar Jesus em mim e no povo de Deus.


Qual palavra poderia expressar tudo isso? Meu Deus! Que beleza estrondosa. Jesus orou por mim. Obrigado meu Deus, por estas palavras, por estas descobertas, por este amor incondicional que o Senhor derramou em mim e em seu povo, para que seu nome seja conhecido, levado adiante, e mais e mais pessoas venham a participar de sua obra.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page