João 3: 1-8
- Felipe Tostes
- 21 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de set.
Passagem que li hoje:
João 3: 1-8 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
¹ Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um governante dos judeus;
² este veio de noite a Jesus, e lhe disse: Rabi, nós sabemos que és mestre vindo de Deus; porque nenhum homem pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
³ Respondeu-lhe Jesus, dizendo: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer de novo, ele não pode ver o reino de Deus.
⁴ Nicodemos disse a ele: Como pode um homem nascer, sendo ele velho? Pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe, e nascer?
⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus.
⁶ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
⁷ Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
⁸ O vento sopra onde quer, e tu ouves o seu som, mas não sabes de onde vem, e para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Ordem a ser obedecida:
Nascer de novo, dia após dia, para uma vida nova, abandonando pecados e buscando a Deus.
Uma promessa da qual se apropriar:
Que Deus está sempre comigo.
Pecados a serem evitados:
Não olhar para a minha natureza e achar que está tudo bem.
Aplicações a serem feitas:
Identificar os pecados e apresentá-los a Deus.
Algo novo sobre Deus:
O vento do Espírito Santo sopra onde quer.
Quem:
Eu.
O que:
Consagrar a vida a Deus.
Como:
Estando sempre em reflexão, buscando libertar de pecados e na oração e súplicas.
Por que:
Porque Deus me permite participar de sua santidade.
Versículo-base e ideia base:
⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus.
Nicodemus era estudioso da lei, tinha toda a formação religiosa possível da época, mas não conseguia compreender verdades espirituais. Isso já me alerta para um pecado, sobre o qual devo estra vigilante, que é o fato de viver apenas por fora, no exterior, e não se importar com o que está dentro, sendo hipócrita. Se Nicodemus procurou a Jesus, é porque tinha um coração voltado para Deus, mas não conseguia se livrar de suas amarras e estava preso a rituais, às obras como meio de salvação e não ao Cristo vivo, importando-se mais com a aparência do que com a redenção e perdão de pecados e entender que só Jesus salva por ser o Cordeiro de Deus verdadeiro.

Nascer de novo é a obra da conversão operada pelo Espírito Santo de tal forma que a pessoa é resgatada do caminho de morte e entende que não faz mais sentido viver uma vida em si mesmo, porque foi salva por um Deus que sacrificou seu próprio filho para perdão de pecados, concedendo a vida eterna para aqueles que crêem.

Entendo que este segundo nascimento é um acontecimento único na vida, quando fui perdoado e reconciliado a Cristo como Senhor e Salvador, mas também entendo que a cada dia é necessário morrer para nascer em Deus. A cada vez que entrego um pecado ao Senhor e clamo por misericórdia, perdão e transformação, entendo que estou morrendo para mim a fim de buscar a vontade de Deus por meio da obediência, me submetendo à sua autoridade divina.

Que o Senhor me ajude a constantemente fazer isso, para sua glória e louvor a fim de que eu possa cumprir com suas ordenanças e am-alo de todo o meu coração, alma e entendimento. Amém!





Comentários