João 8: 31-59
- Felipe Tostes
- 18 de ago.
- 8 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
João 8: 31-59 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho, refere-se a falas de Jesus):
A verdade vos libertará
³¹ Então, dizia Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos,
³² e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
³³ Eles responderam-lhe: Nós somos a semente de Abraão, e nunca fomos escravos de nenhum homem; como dizes tu: Sereis feito livres?
³⁴ Respondeu-lhes Jesus: Na verdade, na verdade eu vos digo: Todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
³⁵ E o servo não permanece para sempre na casa; mas o Filho permanece para sempre.
³⁶ Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
³⁷ Eu sei que sois semente de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não encontra lugar em vós.
³⁸ Eu falo do que eu vi com meu Pai; e vós fazeis o que vistes com vosso pai.
Seu Pai, o Diabo
³⁹ Eles responderam e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
⁴⁰ Procurais agora matar-me, a mim, o, homem que vos tem dito a verdade, que tenho ouvido de Deus; isso Abraão não fez.
⁴¹ Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, então: Nós não nascemos da fornicação, nós temos um Pai, Deus.
⁴² Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis; pois eu procedo e vim de Deus, não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
⁴³ Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
⁴⁴ Vós sois de vosso pai, o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala mentira, fala do que lhe é próprio; porque é um mentiroso, e pai dela.
⁴⁵ E porque eu vos digo a verdade, não acreditais em mim.
⁴⁶ Quem dentre vós me convence de pecado? E se eu vos digo a verdade, por que não credes em mim?
⁴⁷ Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus.
A preexistência de Jesus
⁴⁸ Então responderam os judeus e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
⁴⁹ Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, mas eu honro a meu Pai, e vós me desonrais.
⁵⁰ Eu não busco a minha glória; há um que a busque e julgue.
⁵¹ Na verdade, na verdade eu vos digo: Se um homem guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
⁵² Então, disseram-lhe os judeus: Agora nós sabemos que tu tens demônio. Morreu Abraão, e os profetas; e tu dizes: Se algum homem guardar a minha palavra, ele nunca provará a morte.
⁵³ És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas, que morreram, quem pretendes ser tu?
⁵⁴ Jesus respondeu: Se eu me honro a mim mesmo, a minha honra nada é; quem me honra é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.
⁵⁵ E vós não o conheceis, mas eu conheço-o; e se eu disser que não o conheço, eu serei mentiroso como vós; mas eu conheço-o e guardo a sua palavra.
⁵⁶ Vosso pai Abraão regozijou-se de ver o meu dia; e viu-o, e alegrou-se.
⁵⁷ Disseram-lhe então os judeus: Tu ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?
⁵⁸ Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou.
⁵⁹ Então eles pegaram pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, indo pelo meio deles, e assim partiu.
Ordem a ser obedecida:
Como este texto bíblico é um pouco mais longo, extraí algumas ordens a serem obedecidas, as quais elenco abaixo:
Permanecer na Palavra de Deus, que é Cristo, para ser feito discípulo de Jesus, e então, conhecer a verdade, que é o próprio Senhor Jesus, para ser libertado por Ele.
Como descendente de Abraão na fé, buscar aprender com seus exemplos.
Buscar fazer a vontade de Deus, o Pai.
Buscar a glória de Deus em tudo o que eu fizer.
Uma promessa da qual se apropriar:
Também extraí algumas promessas aqui:
Quem é de Deus, escuta as palavras de Deus.
Ao guardar a palavra de Deus, nunca verei a morte.
Aguardar em Deus, porque Ele é quem honra seus filhos.
Jesus é o "Eu Sou", e somente Deus pode tomar para si este nome, o "Yahweh".
Pecados a serem evitados:
Não permanecer na palavra de Deus, ou seja, deixar de buscar a Deus através de Sua Palavra, através das horas devocionais, através do estudo, do entendimento espiritual, do pedido a que o Espírito Santo venha a testificar de Cristo em mim. Também, negligenciar o aprendizado contido na escritura através dos exemplos deixados pelos "pais da fé". Não ser obediente a Deus, e priorizar a carne, em detrimento do espírito. Gloriar-se em si mesmo, o que é vazio, em vez de gloriar-se no Senhor, que a tudo completa.
Aplicações a serem feitas:
Buscar em oração, e no espírito, permanecer em Jesus, que é a própria Palavra, a própria Verdade, para que o Espírito Santo testifique em mim acerca daquele que me salvou.
Aproveitar que Deus deu a Bíblia, como forma de se revelar a mim, e com isso aprender com os exemplos dos primeiros, tantos os que aguardavam pelo Messias, como daqueles que deram real testemunho de Jesus.
Entender que a obediência é uma das chaves para amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento. Aquele que me ama, guarda os meus mandamentos. Orar e louvar a Deus, pedindo ao Espírito Santo que interceda por mim, para que eu seja obediente cada vez mais, participando assim, da bênção que é a santidade de Deus.
Esperar pela volta de Jesus, ansear por isso, querer mais o céu do que o mundo de hoje, olhar para Jesus, em vez de para si próprio, aguardar que terei um corpo glorificado, livre do pecado, que viverá em adoração eterna ao Senhor, aleluia.
Reconhecer cada vez mais que Jesus é Deus, que se esvaziou, entrou no tempo, se fez um de nós, e por infinito amor, cumpriu a vontade do Pai, indo até o fim, como ovelha muda, para salvação de todo aquele que crê.
Algo novo sobre Deus: Não necessariamente novo, mas de que Jesus é o meu "Eu Sou", o verbo vivo, que desde o princípio era Deus, e estava com Deus.
Quem: Eu.
O que: Crer de todo o coração, viver o evangelho verdadeiro, do arrependimento, da negação da carne, do carregar a cruz, da abdicação de si mesmo.
Como: Pela humildade, pelo reconhecimento de que Cristo Jesus é soberano sobre todas as coisas.
Por que: Porque depois que entendi, através do Espírito, que o meu propósito é viver debaixo da vontade de Deus, eu pude descansar, deixar a corrida insaciável da vida sem Deus, das promessas vazias, dos falsos prazeres, e então encontrei plenitude no Senhor.
Palavras Interessantes: Preexistência de Jesus.
Temas principais de tudo o que li: Ser liberto do poder do pecado sobre a minha vida. A maior contradição para o mundo, é ver pessoas escravas de Cristo, e quando sou escravo de Jesus, então é que sou livre, sirvo a um propósito pelo qual fui criado, adorar ao Senhor, viver para agradá-lo, obedecer a seus mandamentos. E quando busco viver desta forma, em plena adoração, me submetendo à Sua Palavra, não sou filho das trevas, mas da luz, da luz do mundo, e não verei caminhos de morte, mas de vida. Glorioso Deus, que me dá promessas e as cumpre, pois não é humano pra que minta, e me faz confiar numa rocha inabalável.
Versículo-base e ideia base:
³¹ Então, dizia Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos,
³² e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
⁴² Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis; pois eu procedo e vim de Deus, não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. ⁴⁴ Vós sois de vosso pai, o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala mentira, fala do que lhe é próprio; porque é um mentiroso, e pai dela.
⁴⁵ E porque eu vos digo a verdade, não acreditais em mim.
⁴⁷ Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus.
⁵¹ Na verdade, na verdade eu vos digo: Se um homem guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
⁵⁸ Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou.
Quanta sabedoria, amor incondicional, verdade espiritual, o próprio Jesus me permite extrair dEle. Louvado seja o Senhor. Permanecer na Palavra, é permanecer em Cristo. Ele é a Palavra, o Verbo. Se Jesus é Verbo de Deus, e tudo foi feito por Ele, nada seria feito sem o seu intermédio, estudar a Bíblia é permanecer em Jesus, é buscar compreender as verdades através do poder do Espírito Santo, é alimentar-se do pão da vida, é beber da água viva, para ter fome e sede espiritual saciadas eternamente. Se Ele é Luz do mundo, e chama a um filho de lamparina, é o azeite que mantém a chama acesa em mim, e a responsabilidade por este combustível estar sempre abastecido, é totalmente minha. Deus me ensina, que para manter o azeite cheio em minha lamparina, preciso ir sempre à fonte, Ele próprio, pois tudo se satisfaz nEle mesmo.
Então, permanecendo em Cristo, sou feito discípulo, discípulo de Jesus, e o conhecerei, como a Verdade de Deus, para então ser liberto. E me pergunto: liberto de que? Liberto de mim mesmo, liberto do poder escravizante do pecado, pois Ele está e estará comigo, até a consumação dos séculos, quando voltará em glória, aleluia. Liberto do mundo, liberto das convicções erradas, e então moldado à mente de Cristo, reconhecendo que o que Ele pensa, é o que devo pensar, e o que Ele faz, é o que devo fazer, que minha própria vontade não importa, mas sim que ela esteja alinhada à vontade dEle.
Ser liberto do pai que é o diabo, liberto da mentira para viver a verdade, liberto da treva e sua escravidão para viver a Luz e a liberdade que há na escravidão da Luz. Como diz Romanos 6, do 5 ao 9: ⁵ Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na semelhança da sua ressurreição; ⁶ sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado pudesse ser destruído, para que não sirvamos mais ao pecado. ⁷ Porque aquele que morreu está liberto do pecado. ⁸ Ora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele; ⁹ sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não tem mais domínio sobre ele.

E antes de tudo, Jesus Cristo é. Apocalipse 1:8: ⁸ Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Oração:
Deus amado, Santo, soberano, Rei sobre tudo e todos, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, eu te louvo, te adoro, te amo, Deus meu e Rei meu, Senhor da minha vida. Tudo é seu e é feito para ti. Grandes são os teus caminhos, maravilhosa é tua criação, e nela posso ver a ti, em tudo, como há complexidade nas coisas mais simples. Consigo ver a sua beleza em tudo, meu Deus. Como pode uma simples fruta criada por ti, ter cores tão lindas em seu processo de amadurecimento. Uma manga é verde quando frutifica, e assume inúmeras cores ao amadurecer. O senhor foi extremamente detalhista em tudo, e te louvo por isso, pois creio que sua intenção era impactar os nossos olhos com tamanha beleza.

Uma flor tem vida dada por ti, apresenta cores ricas e deslumbrantes.





Isso é o Senhor. Em tudo o Senhor está. Obrigado Deus, por sua beleza, por ser rocha inabalável. Eu te amo Deus, e quero estar contigo para todo o sempre. Amém!














Comentários