João 9:35-41
- Felipe Tostes
- 3 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Passagem que li hoje:
João 9:35-41 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho, são palavras de Jesus):
35 Jesus ouviu que o haviam expulsado, e achando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
36 Ele respondeu e disse: Quem é ele, Senhor, para que eu possa crer nele?
37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é ele quem fala contigo.
38 E ele disse: Senhor, eu creio, e ele o adorou.
39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, para que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos.
40 E alguns dos fariseus que estavam com ele, ouvindo essas palavras, disseram-lhe: Nós também somos cegos?
41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, portanto, o vosso pecado permanece.
Ordem a ser obedecida:
Crer no Filho de Deus.
Uma promessa da qual se apropriar:
Jesus está aqui para tornar visíveis as coisas espirituais para aqueles que crêem em seu nome.
Pecados a serem evitados:
Se tornar cego espiritual.
Aplicações a serem feitas:
Prostrar-me diante do Senhor Jesus, em adoração.
Algo novo sobre Deus: Ele faz cegos os que vêem, e dá visão a quem crê.
Quem: Eu.
O que: Vigiar sempre, para não me tornar cego para as coisas espirituais.
Como: Pela apresentação constante diante do Senhor, como servo, buscando ser fiel, consagrando minha vida em Sua Presença.
Por que: Porque é isto o que desejo como cristão, estar sempre vigilante, encontrando pecados que precisam de redenção junto a Jesus.
Palavras Interessantes: Senhor, eu creio, e ele o adorou.
Temas principais de tudo o que li: Jesus é o único que pode dar entendimento acerca das verdades contidas em Sua Palavra, para aquele que crê.
Versículo-base e ideia base:
39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, para que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos.
O Senhor Jesus continua neste trecho, a jornada com aquele cego que foi curado com a lama nos olhos, após ter lavado no tanque de Siloé. Depois de toda esta jornada, por onde o cego que agora vê foi expulso da sinagoga, o Mestre demonstra que a fé é o mais importante. A fé é a certeza das coisas que não se vêem, e majestosamente, isto é demonstrado através de um cego, que não via o mundo real dada sua condição, mas enxergava o mundo espiritual através da fé no Messias, que ali estava, em sua frente.
Deus tem um senso de humor maravilhoso. Falar de fé como a certeza das coisas que não se vêem, usando a história de um cego que foi curado por Jesus. O cego creu, e adorou a Jesus, e os fariseus, tidos como o "suprassumo" religioso da época, não eram capazes de ver o que estava bem diante de seus olhos. Cegos, surdos e mudos, pois o próprio Deus estava com eles, sendo açoitado, escurraçado, blasfemado por estes que eram os conhecedores da lei. Mas é isso, Ele veio para os que eram dEle, e estes o rejeitaram.
Crer no Filho de Deus, é isto o que me é requerido. Devo sempre me questionar, de maneira ininterrupta: tenho crido em Jesus, como o Filho de Deus, não só por palavras, mas em atitudes? Toda vez que trato bem a minha esposa, estou crendo em Cristo. Toda vez que cumpro com minhas obrigações no trabalho, estou crendo em Cristo. Toda vez que não faço a minha vontade, mas a do Senhor, de ser amável, bondoso, misericordioso, estou crendo em Cristo.
Oração:
Senhor Jesus, me ajude a crer em ti mais e mais. Esta Palavra me exorta para a ação, de fazer aquilo que o Senhor ordena, de ser fiel e obediente, e ao fazer isto, estou negando a mim mesmo, e crendo que os seus desígnios são mais importantes. Obrigado Senhor Jesus, por tais instruções, e por mover meu coração para um relacionamento diário contigo, de forma a permitir que eu esteja contigo, sendo confrontado, mudado e transformado por Sua Presença. Te amo meu Deus, e por amor a Ti, quero obedecê-lo. Me submeto a ti, como servo e creio que só o Senhor tem as palavras de vida eterna. Amém!
Comentários