top of page
R.jpg

Salmos 5:1-12

Atualizado: 30 de out.

Passagem que li hoje:

Salmos 5:1-12 (versão NVI)

ree

Texto Bíblico:

¹ Ao Músico-chefe de Neilote, Salmo de Davi. Dá ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, considera a minha meditação.

² Escuta a voz do meu clamor, meu Rei e meu Deus, porque a ti orarei.

³ Minha voz tu ouvirás de manhã, ó SENHOR; pela manhã direcionarei minha oração a ti, e olharei para cima.

⁴ Porque tu não és um Deus que tenha prazer na perversidade, nem o mal habitará contigo.

⁵ Os tolos não ficarão à tua vista; tu odeias a todos os trabalhadores da iniquidade.

⁶ Destruirás aqueles que falam mentira; o SENHOR abominará o homem sanguinário e enganador.

⁷ Mas, quanto a mim, entrarei na tua casa na multidão da tua misericórdia; e em teu temor eu adorarei em direção ao teu santo templo.

⁸ Conduz-me, ó SENHOR, na tua justiça por causa de meus inimigos; faz o teu caminho reto diante da minha face.

⁹ Porque não há fidelidade na boca deles; sua parte interior é muita perversidade; sua garganta é um sepulcro aberto; eles lisonjeiam com a sua língua.

¹⁰ Destrói-os, ó Deus; que eles caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora na multidão de suas transgressões, porque eles se rebelaram contra ti.

¹¹ Mas que todos aqueles que põem sua confiança em ti se regozijem; que eles sempre gritem de alegria porque tu os defendes; e que também aqueles que amam o teu nome se alegrem em ti.

¹² Porque tu, SENHOR, abençoarás ao justo; com favor tu circundá-lo-ás como com um escudo.


Ordem a ser obedecida: Louvar a Deus em qualquer situação, mesmo em meio às tribulações e perseguições.

Uma promessa da qual se apropriar: O Senhor é escudo para todos aqueles que o amam.

Pecados a serem evitados: Não buscar a sabedoria do senhor, sendo tolo e infiel.

Aplicações a serem feitas: Clamar de todo o coração, apresentar orações a Deus de forma mais constante, de forma a ser mais intencional neste meio pelo qual o Senhor derrama graça em minha vida.

Algo novo sobre Deus: Ele é abençoador do justo.

Quem: Eu.

O que: orar com confiança.

Como: Pela fé de que o Senhor jamais despreza minhas orações.

Por que: Porque assim Ele me comanda.

Palavras Interessantes: Meditação.

Temas principais de tudo o que li: O Senhor age em favor daqueles que o amam.


Versículo-base e ideia base:

² Escuta a voz do meu clamor, meu Rei e meu Deus, porque a ti orarei.

¹² Porque tu, SENHOR, abençoarás ao justo; com favor tu circundá-lo-ás como com um escudo.


Davi inicia este salmo pedindo a Deus que escute às suas orações, que considere sua meditação, para que o Senhor escute seu clamor, pois é a Deus a quem ele ora. Me questiono aqui se, apesar de saber que Deus não despreza nenhuma oração, se tenho me apresentado diante do Pai com estes pedidos, clamando para que eu seja ouvido, para que o Senhor dê atenção às minhas orações, confiando de que o Senhor está ali para me ouvir e se relacionar comigo, buscando uma verdadeira intimidade entre Criador e criatura, sabendo que a oração é um dos meios pelos quais Deus derrama graça sobre seu povo.

No verso 3, Davi diz que falará com Deus pela manhã, olhando pra cima. Esta é uma promessa, um compromisso que Davi está fazendo com o Senhor. Tenho assumido estes compromissos, de me colocar em oração todos os dias e clamar pela presença de Deus? Isto me exorta, me faz refletir, me chama para o arrependimento, e me dá uma renovação na mente e coração, sabendo que a oração não se trata de barganha com Deus, mas um dos meios pelos quais Deus vê o coração de seus filhos, forma de intercessão do Espírito Santo com gemidos inexpremíveis.

Davi fala dos tolos, perversos, maldosos e iníquos, dizendo que Deus não tem prazer em nenhuma destas coisas, pois só o Senhor é Santo, Santo, Santo. Afirma que o Senhor destrói os mentirosos, que abomina o derramador de sangue e aquele que causa engano. Oro a Deus para que nenhuma destas situações estejam próximos a mim e de minha família, que o Senhor nos proteja de todos estes males.

Então o salmista, apesar de toda perseguição, demonstra sua confiança no único que é digno, e se regozija na misericórdia de Deus, clamando para que seu caminho seja reto. Peço a Deus que assim endireite minhas veredas, para que encontre em meu coração os seus caminhos, fazendo de mim seu filho amado e obediente, cheio de seu glorioso Espírito Santo. Que Deus me conduza em sua justiça, reconhecendo que nada sou e que preciso desesperadamente de sua mão poderosa a me sustentar.

E, mais próximo do final deste salmo, ele ora para que todos os justos encontrem alegria em Deus, reconhecendo que o Senhor sai em defesa daqueles que o amam,dando bênçãos e proteção, sem fim, aleluia. Louvado seja o nome do Senhor porque nos deu à sua palavra, riqueza suprema de sabedoria, instrumento para conhecimento e relevação acerca de sua própria natureza divina, amorosamente lançada em Cristo, nossa identidade maior. Obrigado Deus, por tais exortações, por tanto amor, por sua sabedoria, santidade, longanimidade, perfeição, sustentação. Que tua presença não se aparte de mim, para todo o sempre! Amém.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg
  • Youtube
  • Instagram
  • Spotify
  • Deezer
  • YouTube Music
  • Amazon Music
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Whatsapp
bottom of page