1 Timóteo 3:1
- Felipe Tostes
- 11 de nov. de 2025
- 3 min de leitura
Passagem que li hoje:
1 Timóteo 3:1

Texto Bíblico:
¹ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
Ordem a ser obedecida: Desenvolver os atributos necessários para exercer qualquer função de liderança.
Uma promessa da qual se apropriar: Boa obra almeja aquele que pretende supervisionar.
Pecados a serem evitados: Inflar-se no próprio ego.
Aplicações a serem feitas: Desenvolver.
Algo novo sobre Deus: O Senhor também procura por pessoas que queiram estar à frente de sua obra.
Quem: Eu.
O que: Estar constantemente em Cristo para que as coisas não sejam feitas para mim, mas para a glória do Senhor.
Como: Sendo humilde e verdadeiro diante do Senhor.
Por que: Para que seu reino avance.
Palavras Interessantes: Aspirar. Almejar.
Temas principais de tudo o que li: O Senhor está afirmando que sua palavra é fiel, e portanto, excelente boa obra é daquele que almeja o episcopado.
Versículo-base e ideia base:
¹ Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
Vejo como necessário, em primeiro passo, entender o que é o episcopado. Em outras versões, foi traduzido como se alguém deseja ser bispo. O episcopado é um termo que significa supervisão, pastorado, e se refere à função de liderança, ou seja, colocar o seu serviço à disposição do Reino de Deus. Os bispos são aqueles responsáveis por ensinar, santificar e apascentar o rebanho. Já, por outro lado, há as epístolas pastorais, como as que Paulo enviou a Timóteo, a Tito, entre outros. Estas descrevem a função como um desejo por uma excelente obra, que exige qualidades como governo, sobriedade, e, acima de tudo, amor. A palavra vem do grego "episkopos", supervisor, observador, que cuida do rebanho do Senhor, assim como um pastor cuida das suas ovelhas, está atento às suas necessidades. O episcopado também é um dom de Deus, exercido com fé, esperança e caridade. É uma graça que capacita a ser um bom mestre, sacerdote e pastor. Esta missão inclui o ensino, no intuito de santificar as pessoas e ser um exemplo de amor, retidão e justiça. Para ser um bom supervisor, ou líder, independente do nome que se queira adotar, Paulo deixa algumas qualidades necessárias: domínio próprio, bom senso, hospitalidade e capacidade de promover a paz. Se a Palavra de Deus é fiel, e o próprio Deus também é fiel, boa obra almeja quem pretende estar na liderança, mas são necessários preparação, esforço, dedicação, entendimento, oração, capacidade de se colocar no lugar dos outros, humildade, reconhecimento de que se é pó da terra, pessoas para caminharem junto, e, sobremaneira, o amor de Cristo.
Que o Senhor Jesus esteja comigo, me dando força, sabedoria e misericórdia, para que meu coração esteja sempre no lugar certo ao fazer qualquer coisa para o seu reino. O chamado do Senhor Jesus foi: ide e fazei discípulos de todas as nações. Aquele que constantemente busca fazer discípulos, promove o crescimento do Reino de Deus, mas primeiro, este precisa ser discipulado, para então multiplicar. Este é o verdadeiro propósito dos ensinos na série de livros "Cada Homem Um Guerreiro", caminhar juntos para crescer espiritualmente e então multiplicar. Os discípulos caminharam por 3 anos com Jesus. Agora é hora de fazer o mesmo: caminhar com homens no intuito de que nossas vidas sejam transformadas, lares sejam reconstruídos e famílias fortificadas. Amém!















Comentários