Atos 2:37-47
- Felipe Tostes
- 16 de nov.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
Atos 2:37-47

Texto Bíblico:
Três mil batizados
³⁷ Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
³⁸ Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
³⁹ Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
⁴⁰ Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
⁴¹ Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Como viviam os convertidos
⁴² E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
⁴³ Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
⁴⁴ Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
⁴⁵ Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
⁴⁶ Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
⁴⁷ louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Ordem a ser obedecida: Sondar o coração, e pedir a Deus que seja igreja verdadeira do Senhor Jesus.
Uma promessa da qual se apropriar: Deus acrescenta.
Pecados a serem evitados: Ego, disputa, rivalidade entre os irmãos.
Aplicações a serem feitas: Orar a Deus para que minha vontade seja esmagada e só espaço para Cristo Jesus.
Algo novo sobre Deus: Aqui há exemplos de como a igreja verdadeira deve viver, e Deus, através de sua palavra, deixa ensinamentos a serem seguidos.
Quem: Eu.
O que: Viver como os crentes do passado, de forma a servir uns aos outros de todo o coração.
Como: Pelo retorno às Escrituras, como os reformadores propuseram há mais de 500 anos.
Por que: Porque Deus deixou exemplos de como devemos viver.
Palavras Interessantes: Arrependei-vos.
Temas principais de tudo o que li: O arrependimento precede o batismo, que precede o recebimento do dom do Espírito Santo.
Versículo-base e ideia base:
³⁸ Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
³⁹ Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
⁴² E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Após a pregação de Pedro, a palavra entra no batismo de 3.000 pessoas e também fala como os convertidos viviam. Então o apóstolo Pedro prega acerca do arrependimento de pecados, pregação tão necessária cada vez mais nos dias atuais, e para todo o sempre. "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo". O arrependimento é o que precede o batismo em nome de Jesus, que precede o ato de receber o dom do Espírito Santo. Isto prova que todos os crentes que verdadeiramente se arrependeram de seus pecados, que entenderam que estão perdidos, que necessitam de um salvador, e que este salvador é Jesus Cristo, que o receberam como forma de salvação de suas vidas, estes sim foram batizados em nome de Jesus e então selados com o Espírito Santo, como propriedade do Senhor, onde suas dívidas foram perdoadas no tribunal celestial, e, assim, reconciliados com o Senhor Deus, feitos novas criaturas, tendo a Cristo como fiel defensor e intercessor! Glórias a Deus nas alturas eternamente por isto.
E Pedro cita que tudo isto é para todos que o Senhor Deus chamar. Creio que é impossível resistir ao chamado do Senhor. É impossível ficar indiferente à doce voz do Espírito Santo, que leva ao arrependimento, que constrange ao perceber que a cruz de Jesus de fato era para nós, para mim e para você, e que todos os meus pecados foram lançados sobre Cristo, os do passado, os do presente e os do futuro, de forma que Deus pôs na conta de Jesus no tribunal celestial, todos os meus pecados, e então, Deus vê que eu passei por Cristo, a porta que salva, que leva a pastos verdejantes, e então anula a minha condenação. Não há nada que eu faça que me torne salvo, Deus providenciou tudo; não há nada que me faça ser digno de alguma coisa, merecedor de misericórdia e perdão, Deus fez tudo, e assim, sua Graça me alcançou. Como ficar indiferente a este Deus maravilhoso e misericordioso, que vê pessoas merecedoras do inferno mas mesmo assim as chama para serem redimidas? Depois que se percebe, se sente e se vive este amor de Deus, tudo se torna mais leve e gratificante. Obrigado meu Deus, por sua maravilhosa salvação.
Então, quase 3.000 pessoas foram salvas naquele dia, porque aceitaram a palavra e foram batizadas. Em Marcos, capítulo 16, versículo 16, está escrito: "¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado". A palavra é muito clara. Quem não crê, já está condenado. E assim, no verso 42, inicia-se o testemunho acerca de como viviam as pessoas convertidas: perseveravam na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Eles tinham temor a Deus, e testemunhavam as obras de Deus em seu meio. Entre eles, havia auxílio mútuo, vendiam-se as propriedades e os bens eram repartidos, conforme a necessidade de cada um. Eram alegres, de coração aberto, louvavam a Deus, e o Senhor acrescentava-lhes dia a dia. Será que vivo assim hoje, como igreja verdadeira? Será que estou sendo um convertido como estes que são aqui citados? Que o Senhor tenha misericórdia de mim, me ajude a ser um crente como estes verdadeiros, humilde, cheio de graça, amor, fervor, ajuda sincera e simples, com a casa aberta, o coração aberto, o bolso aberto, a vida aberta, para que haja cura, restauração, libertação e presença verdadeira do Senhor, sem egos e disputas entre irmãos, mas uma procura por servir ao corpo verdadeiro de Jesus Cristo, nosso Senhor. Esta é a minha oração, em nome de Jesus. Amém.














Comentários