Colossenses 3:1-17
- Felipe Tostes
- 29 de ago.
- 8 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
Colossenses 3:1-17 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
¹ Então, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
² Afeiçoai-vos às coisas que são de cima e não às coisas que são da terra;
³ porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
⁴ Quando Cristo, que é a nossa vida, aparecer, então, também vós aparecereis com ele em glória.
⁵ Mortificai, portanto, os vossos membros que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria;
⁶ pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
⁷ nas quais também andastes em outro tempo, quando vivíeis nelas.
⁸ Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da blasfêmia, da comunicação obscena da vossa boca.
⁹ Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
¹⁰ e vos vestistes de novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
¹¹ onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
¹² Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
¹³ suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum homem tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
¹⁴ E, sobre todas estas coisas, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.
¹⁵ E a paz de Deus domine em vossos corações, para a qual também fostes chamados em um corpo; e sede agradecidos.
¹⁶ A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando com graça em vosso coração ao Senhor.
¹⁷ E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por ele.
Ordem a ser obedecida:
Várias são as ordens neste texto:
Buscar as coisas que são de cima.
Não se afeiçoar às coisas que são da terra.
Não praticar a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria.
Livrar-se da ira, da cólera, da malícia, da blasfêmia, da comunicação obscena.
Não mentir.
Revestir-se de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.
Revestir-se de caridade.
Suportar uns aos outros.
Perdoar uns aos outros.
Ser agradecido.
A palavra de Cristo habitar em mim abundantemente.
Fazer tudo em nome do Senhor Jesus.
Uma promessa da qual se apropriar:
Algumas promessas também:
A minha vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo voltar, eu voltarei com Ele em glória.
A ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência.
Sou renovado no conhecimento, segundo a imagem daquele que me criou.
A paz de Deus pode dominar em meu coração.
Pecados a serem evitados:
Vários pecados a serem evitados, também:
Gostar mais das coisas da terra, do que do céu.
Fornicação.
Impureza.
Afeição desordenada.
Vil concupiscência.
Avareza, que é idolatria.
Ira.
Cólera.
Malícia.
Blasfêmia.
Comunicação obscena.
Mentira.
Não ser misericordioso.
Não ser benigno.
Ser arrogante.
Não ter mansidão.
Não ser longânimo.
Não ser caridoso.
Não suportar as pessoas.
Não perdoar.
Não ser agradecido.
Aplicações a serem feitas:
Correr desesperadamente para Jesus, porque só Ele pode perdoar meus pecados. Extraí 21 pecados citados pelo texto, e todos eles eu já cometi na vida, alguns várias vezes, todos já lavados e perdoados pelo sangue de Jesus, mas são incontáveis as vezes que pequei, fazendo de mim um ser asqueroso, totalmente apartado da Santidade de Deus, mas no próprio Deus encontro misericórdia, e nos méritos de Jesus sou filho reconciliado com Deus.
Algo novo sobre Deus: A minha vida está escondida com Cristo em Deus.
Quem: Eu.
O que: Apresentar a Deus os desejos pecaminosos da carne, para obter perdão, misericórdia e graça, sendo filho obediente, sendo dominado pela paz de Deus em meu coração.
Como: Através da súplica, da oração, do reconhecimento de que só há caminho de perdição em mim mesmo, e que somente através do sangue e da presença de Jesus, é que sou perdoado e refeito uma nova criatura a cada dia.
Por que: Porque se o caminho não fosse passar por Jesus, não haveria salvação para mim, estaria perdido em meus delitos e pecados, com destino certo para a morte eterna, sendo esta uma decisão justa para a minha vida. Mas pela graça de Deus manifesta em Cristo, Ele me perdoa, e me leva a ter uma vida diferente, por gratidão a tudo que Ele me deu.
Palavras Interessantes: Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Temas principais de tudo o que li: Se não fosse por Jesus, meu final seria de morte espiritual eterna, mas através dEle, recebo vida eterna, não por mim, mas pelo o que Ele fez por mim na cruz do calvário. Louvado seja Deus.
Versículo-base e ideia base:
¹ Então, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
³ porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
⁴ Quando Cristo, que é a nossa vida, aparecer, então, também vós aparecereis com ele em glória.
¹⁵ E a paz de Deus domine em vossos corações, para a qual também fostes chamados em um corpo; e sede agradecidos.
¹⁶ A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando com graça em vosso coração ao Senhor.
Meu Deus, em quantas coisas o Senhor me adverte neste texto, e em quantas delas a minha alma já se perdeu um dia. A sensação que se apodera de mim neste momento, com tantas advertências, é acerca da minha realidade pecaminosa, carnal, suja, imunda, estúpida, nojenta, corrupta, fraca, entre tantos outros adjetivos que eu puder encontrar. A situação é realmente desesperadora, ao ver tantos pecados sendo trazidos à luz por Sua Palavra. Por muitos anos, gostei muito mais dos prazeres da terra, do que céu, fui fornicador, totalmente impuro, desejei prazeres sexuais e sensuais diversos, me apeguei ao dinheiro, fui irado, caluniador, malicioso, controlador, manipulador, obsceno, mentiroso, arrogante, e também, quantos mais adjetivos puder encontrar. Ah, se não fosse por Jesus, estaria completamente condenado.
Se não fosse por Jesus, o sentimento no meu coração agora, seria de perda total, de uma tristeza profunda, e de uma falta de esperança sem tamanho. Mas, pela graça encontrada neste nome que é sobre todo nome, no único pela qual importa que eu seja salvo, neste Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, recebo seu perdão e seu acolhimento, como filho de Deus que me tornei, não porque sou merecedor, mas porque Jesus Cristo é merecedor, por ter sido obediente até a morte e morte de cruz, por ter reconciliado todo aquele que crê em seu nome, para uma vida nova, dizendo:
"Basta, agora você é meu, o que foi, já passou, você está perdoado. Agora, você será nova criatura em mim, sendo governado não mais pelas trevas, mas pela luz, que sou eu mesmo, aquele que refaz todo o seu entendimento acerca das coisas do mundo e do espírito, pois eu sou o centro de tudo, nada do que foi feito seria feito se não fosse por mim, e a partir de agora, tudo está sob nova direção e você encontrará um amor jamais visto, uma misericórdia sem precedentes, e um novo motivo para viver, porque eu serei contigo para todo o sempre, e farei de ti um novo homem diante de Deus pai".
Romanos 3, de 10 a 18, é um golpe fatal na arrogância de todo ser humano.
¹⁰ como está escrito: Não há justo, nem um sequer, ¹¹ não há quem entenda, não há quem busque a Deus; ¹² todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. ¹³ A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, ¹⁴ a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; ¹⁵ são os seus pés velozes para derramar sangue, ¹⁶ nos seus caminhos, há destruição e miséria; ¹⁷ desconheceram o caminho da paz. ¹⁸ Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Mas, por outro lado, também no capítulo 3 de Romanos, após Deus mostrar a realidade da natureza humana, e chegar sem fôlego e completamente desesperado, o Senhor me dá alento, Deus me dá esperança através de Jesus, e sou justificado no tribunal divino através dos méritos de Cristo na Cruz, por ter crido em seu nome, e então sou levado do total desespero, para a maravilha da vida eterna:
Romanos 3: 21-31:
²¹ Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; ²² justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, ²³ pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ²⁴ sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ²⁵ a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; ²⁶ tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. ²⁷ Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. ²⁸ Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. ²⁹ É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, ³⁰ visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. ³¹ Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

Oração:
Obrigado, meu Deus, por Jesus Cristo. Se não fosse pelo Senhor Jesus, minha vida estaria completamente perdida, eu estaria condenado, nada faria sentido, e eu estaria distante de ti eternamente. Em mim, não há mérito algum, como a sua palavra diz, minha garganta é sepúlcro aberto, a minha boca é cheia de maldição e amargura, meus pés são rápidos em derramar sangue e nos meus caminhos há destruição e miséria. Ah, Deus, miserável pecador que sou. Obrigado, por Cristo Jesus, que me salva de mim mesmo, me concede a vida eterna, e por onde eu fui reconciliado contigo, pelos méritos de Cristo, imputados na cruz do calvário, para todo aquele que crê, pois ao que bate, se abre, ao que busca, se encontra, e a porta é Cristo, tudo é sobre Cristo, e o perdão para uma vida dissoluta, está em Cristo.

Jesus, nada que eu faça, pode me fazer ser salvo. Somente o seu sangue, somente o seu sacrifício, somente o Senhor. Jesus, o Senhor é suficiente. Obrigado, Senhor Jesus, por me salvar de mim mesmo, por me fazer um ser completamente novo. Por me tirar de meus delitos e pecados, e apesar da sujeira que há em mim, o Senhor tem misericórdia, e me tira de caminhos de morte. Jesus, só o Senhor para me dar um novo caminho a seguir, e só em ti é que tenho paz. Graças te dou, meu Senhor. Fico imaginando o que será o dia do encontro contigo, quando de sua vinda, onde poderei me lançar aos seus pés e ver a tua face, para dizer, O-B-R-I-G-A-D-O.
O Senhor é O Grande Eu Sou, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, e a ti me rendo por tudo quanto tem feito em minha vida. Louvado seja o Senhor eternamente, pelos séculos dos séculos. Amém!






Comentários