top of page
R.jpg

João 20:1-18

Atualizado: 30 de out.

Passagem que li hoje:

João 20:1-18


ree

Texto Bíblico:

[1] No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. [2] Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!” [3] Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. [4] Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. [5] Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. [6] A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, [7] bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. [8] Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. [9] (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.) [10] Os discípulos voltaram para casa. [11] Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro [12] e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. [13] Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” “Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”. [14] Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. [15] Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”. [16] Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”). [17] Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”. [18] Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera.


Ordem a ser obedecida: Anunciar, de que vi o Senhor.

Uma promessa da qual se apropriar: De que Jesus está vivo e reina sobre tudo.

Pecados a serem evitados: Colocar meu coração em algo que não seja Jesus.

Aplicações a serem feitas: Buscar a Cristo de todo o coração, alma e entendimento.

Algo novo sobre Deus: Ele está vivo e quer ser anunciado, para que mais pessoas o conheçam.

Quem: Eu.

O que: Anunciar.

Como: Estando atento às oportunidades que Deus me dá.

Por que: Porque enquanto o último não for chamado, o Senhor não voltará.

Palavras Interessantes: Mestre.

Temas principais de tudo o que li: Jesus está vivo e anseia por um relacionamento comigo.


Versículo-base e ideia base:

[18] Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera.

Maria Madalena está dispersa, aparentemente perdida, no escuro. Esta passagem simboliza todas as pessoas que vivem na escuridão, sem o conhecimento revelado de Deus através da pessoa de Jesus. Encontrar um sepulcro aberto, um Jesus vivo, é primordial para todos aqueles que buscam a Deus. Como está em Eclesiastes, capítulo 3, verso 11: "Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez".

Jesus escolheu mostrar a uma mulher acerca de sua ressurreição. A mulher que à época não tinha voz ou credibilidade alguma. Isto para provar que todos são iguais no reino de Deus, que há lugar para todos, independente de suas histórias, desde que exista um arrependimento verdadeiro e se passe pela porta, que é Cristo.

Creio que o povo, sem Cristo, estava totalmente perdido, sem rumo, sem direção. E assim sou eu se estiver longe de Jesus, me desesperando a qualquer situação, tornando as coisas muito maiores do que elas efetivamente são, apenas pela incredulidade e pelo pecado que há no coração. Todos são um pouco como Maria Madalena, em busca de uma luz, que leve a um caminho de paz, amor, companheirismo, que mostre por onde seguir.

Outro momento desta passagem que chama a atenção, é que Maria Madalena não reconheceu a Jesus imediatamente. Isto me leva a pensar na passagem de Mateus 25, quando Jesus fala que teve fome e sede e foi dado de comer e beber, era forasteiro e foi hospedado, estava nu e recebeu vestes, estava enfermo e foi visitado. Estar em Cristo é também reconhecer a Cristo através das pessoas necessitadas, buscando assisti-las com o amor de Jesus no coração. Maria Madalena também não percebeu que o túmulo vazio poderia significar que Jesus estivesse vivo, ressuscitado, e nenhum dos discípulos chegou a pensar nisso, embora Jesus tivesse dito que aconteceria.

É tempo de anuncia o evangelho, as boas novas da salvação em Cristo, como Maria fez e disse: "Eu vi o Senhor". Glória a Deus por isso, por ter colocado seu poder na cruz e na ressurreição de Cristo, meu Senhor e Salvador.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg
  • Youtube
  • Instagram
  • Spotify
  • Deezer
  • YouTube Music
  • Amazon Music
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Whatsapp
bottom of page