2 Pedro 1: 3-9
- Felipe Tostes
- 26 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de out.
Passagem que li hoje:
2 Pedro 1: 3-9 (versão ARA)

Texto Bíblico:
A prática progressiva das graças cristãs e seus resultados
³ Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,
⁴ pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,
⁵ por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;
⁶ com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;
⁷ com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
⁸ Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
⁹ Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.
Ordem a ser obedecida:
Acrescentar virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.
Uma promessa da qual se apropriar:
Impedirá que seja inoperante e improdutivo.
Pecados a serem evitados:
A corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.
Algo novo sobre Deus:
Deus nos deu tudo que necessitamos para a vida e para a piedade.
Quem:
Eu.
O que:
Acrescentar virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.
Como:
Aprendendo com Jesus.
Por que:
Para ser operante e produtivo.
Palavras interessantes:
Participantes da natureza divina.
Temas principais de tudo o que li:
O empenho que Jesus requer para me tornar parecido com Ele.
Versículo-base e ideia base:
⁵ por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; ⁶ com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; ⁷ com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
Deus dá uma sequência de elementos que devo focar para desenvolver, com uma sequência bem definida, e tudo começando pela fé. A fé é a certeza das coisas que não se vêem. Sobre a fé, devo acrescentar a virtude, que é a disposição para fazer o bem. Sobre a virtude, o conhecimento, que é a capacidade de entender, aprender e compreender.
Sobre o conhecimento, o domínio próprio, que é a capacidade de controlar ações, emoções e pensamentos.
Sobre o domínio próprio, a perseverança, que é a qualidade de não desistir. Sobre a perseverança, a piedade, que é a devoção, o respeito, a obediência e a reverência. Sobre a piedade, a fraternidade, que é a irmandade, a união, a cooperação e a solidariedade. Sobre a fraternidade, o amor, que é o maior de todos.
E por ter Deus dado suas grandiosas e preciosas promessas, para que através delas seja participante da natureza divina e assim fuja da corrupção do mundo, Ele requer esforço para desenvolver tudo isso, para ser operante e produtivo em seu reino.
Por fim, ainda adverte, dizendo que aquele que não busca desenvolver tudo isso, é cego e se esquece que foi purificado de antigos pecados. Jesus me pede para viver por Ele e para Ele, desenvolvendo virtudes que são dEle, pois o intuito do Evangelho é me tornar parecido com Ele, sendo menos eu, e mais Ele. Importa que Ele cresça e eu diminua.





Comentários