top of page
R.jpg

Atos 2:14-36

Passagem que li hoje:

Atos 2:14-36

ree

Texto Bíblico:

O discurso de Pedro

¹⁴ Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.

¹⁵ Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia.

¹⁶ Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel:

¹⁷ E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;

¹⁸ até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

¹⁹ Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.

²⁰ O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.

²¹ E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

²² Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;

²³ sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;

²⁴ ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.

²⁵ Porque a respeito dele diz Davi:

Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado.

²⁶ Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança,

²⁷ porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

²⁸ Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença.

²⁹ Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje.

³⁰ Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono,

³¹ prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção.

³² A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.

³³ Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

³⁴ Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara:

Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,

³⁵ até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés.

³⁶ Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.


Ordem a ser obedecida: Estar debaixo do Senhorio de Cristo.

Uma promessa da qual se apropriar: Ele voltará para me buscar no dia do juízo.

Pecados a serem evitados: Estar longe da presença de Jesus.

Aplicações a serem feitas: Me manter constante no relacionamento com Deus.

Algo novo sobre Deus: Os meus pecados crucificaram a Jesus.

Quem: Eu.

O que: Viver com o coração, a alma e o entendimento no Senhor.

Como: Pela oração, pela súplica, pela confissão de pecados, pela mudança de vida.

Por que: Porque Deus assim o quer, que eu esteja diariamente em busca de sua presença.

Palavras Interessantes: Derramarei do meu Espírito sobre toda a carne.

Temas principais de tudo o que li: Pedro prega o Evangelho no poder do Espírito Santo, trazendo verdades bíblicas maravilhosas.


Versículo-base e ideia base:

¹⁷ E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;

¹⁸ até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

²¹ E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


A primeira coisa que este texto me chama a atenção, é de fato as palavras que Pedro discursou. Pedro era um pescador, antes de andar com Jesus, e, provavelmente, uma pessoa de poucas letras. Agora, cheio do Espírito Santo, foi capaz de pregar verdades tão relevantes e cruciais, com diversas citações às escrituras, em textos do antigo testamento. Isto é uma das coisas que o que o Espírito Santo faz, ou seja, capacita a levar a mensagem do Evangelho e levanta àquele que é do Senhor, para falar e viver acerca do que Jesus fez e faz em sua vida.

Primeiramente, Pedro adverte de que as pessoas não estão embriagadas, mas sim, cheias do temor e tremor de Deus, através da ação do Espírito Santo de Deus em suas vidas. O apóstolo cita a profecia registrada no livro de Joel, capítulo 2, dos versos 28 a 32. Ali se cumpriu a promessa de que o Espírito seria derramado sobre todos, e este episódio onde cada um ouvia a pregação em sua língua materna, foi uma demonstração dos prodígios efetuados por Deus, como sinais e maravilhas de seu enorme poder! Detalhe para o verso 20, que diz que o sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. Aqui se fala a respeito do dia do juízo final, onde haverá medo e ranger de dentes para todo aquele que não crê que o Senhor Jesus é o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores. Por enquanto, ainda é tempo de salvação, ainda há porta para bater, ainda há como passar pela porta que é Cristo, o nome do Senhor ainda pode ser invocado, e a ninguém ele rejeitará. Mas, no grande dia do juízo, todas as oportunidades já terão passado, só haverá um destino certo: o céu e sua morada celestial para aqueles que reconheceram a Cristo como Senhor de suas vidas, ou o inferno e seu sofrer eterno para aqueles que rejeitaram o Senhor.

Então, a partir do verso 22, Pedro faz uma pregação contundente do evangelho de Cristo. Deus fez inúmeros milagres, sinais e prodígios por meio de Jesus, e este foi entregue à cruz por mãos de iniquidade, porém o Senhor Deus o ressuscitou, de forma que a morte foi vencida, pois a morte não podia deter a Cristo. O local traçado por Deus era à sua direita, para que Jesus reinasse em seu trono de glória. Isto tudo, para trazer esperança aos dias de hoje, de que ainda é tempo de procurar ao Senhor, de ser salvo, de ser perdoado, pois as misericórdias de Deus ainda estão disponíveis para todo aquele que crer.

Outra coisa interessante, nos versos 30 e 31, Pedro faz referência ao Salmo 16, dos versos 8 a 11. Pedro explica que estes versos do Salmo 16, na verdade são messiânicos, simbolizam a ascensão de Cristo ao trono à destra de Deus Pai, simbolizado no fato de que um dos descendentes de Davi se assentaria em seu trono. A este Jesus, que por mim e você foi crucificado, para salvação de vidas e redenção de pecados, Deus o fez Senhor e Cristo. Que maravilha ouvir estas palavras de um Deus majestoso, que dá conforto aos teus servos. Jesus é Senhor e Cristo, o ungido de Deus, o Messias esperado, que se concretizou, veio a este mundo, assumiu forma humana, revelou-se aos que creram, e foi exaltado sobremaneira para que toda língua confesse seu senhorio. Glória seja dada a Deus eternamente por sua grandiosa sabedoria, controle sobre o mundo, bondade e justiça, amém!

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg
  • Youtube
  • Instagram
  • Spotify
  • Deezer
  • YouTube Music
  • Amazon Music
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Whatsapp
bottom of page