Atos 3:1-10
- Felipe Tostes
- 17 de nov.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
Atos 3:1-10

Texto Bíblico:
A cura de um coxo
¹ Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.
² Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
³ Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.
⁴ Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.
⁵ Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.
⁶ Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!
⁷ E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;
⁸ de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
⁹ Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus,
¹⁰ e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.
Ordem a ser obedecida: Ser persistente nos propósitos.
Uma promessa da qual se apropriar: Deus sempre encontra um coração contrito.
Pecados a serem evitados: Desistir rápido demais.
Aplicações a serem feitas: Orar insistentemente, não como forma de barganha, mas crendo que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
Algo novo sobre Deus: Ele usa os improváveis para que seu nome seja exaltado.
Quem: Eu.
O que: Ser mais constante nos propósitos de oração, persistente na batalha espiritual.
Como: Clamando ao Senhor por graça.
Por que: Para ter mais intimidade com Deus.
Palavras Interessantes: Hora nona.
Temas principais de tudo o que li: Os apóstolos deram ao coxo o que tinham de mais valioso: Jesus Cristo, o Nazareno.
Versículo-base e ideia base:
⁶ Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!
O texto retrata a cura de um homem coxo. O coxo, é aquele que tem uma perna maior que a outra. Nesta ocasião, Pedro e João subiam ao tempo para a oração da hora nona. A hora nona na Bíblia, refere-se às 15h, uma vez que o horário era contado a partir do nascimento do sol, às 6h. A hora nona é também chamada a hora da oração, pois foi a hora em que Jesus morreu na cruz. No Livro de Marcos, capítulo 15, verso 34, Jesus brada: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?", justamente à hora nona. Este mesmo texto está retratado em Mateus 27, verso 46.
Havia então um homem, coxo de nascença, que diariamente pedia esmolas à porta do templo. Tal homem pediu aos 2 apóstolos que o ajudassem. Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, diz não ter nada em dinheiro, mas ofereceu ao homem o que tinha de mais valioso: Jesus. Pela fé, disse ao homem que se levantasse e andasse. O homem coxo, imediatamente, foi curado, pois creu na mensagem e no seu milagre. Ele encheu-se de alegria e foi junto aos apóstolos no templo para louvar e adorar a Deus, em gratidão pelos seus feitos em sua vida. Todo o povo se intrigou com o que tinha acontecido.
Quantas vezes o Senhor dá as oportunidades de levar o nome de Jesus adiante, e fico calado? Quantas vezes posso falar de Cristo para as pessoas e não o faço? É só olhar para fora e ver como há pessoas desesperadas por esperança e salvação. Deus, tem piedade e compaixão de mim, me ajuda a falar mais de Jesus para as pessoas.
Isto é o que acontece com quem tem um encontro verdadeiro com o Senhor. Provavelmente este homem devia ser humilhado todos os dias, talvez até resmungasse ou xingasse as pessoas que não o ajudavam, de repente era sempre bravo, chateado, mas ao crer de todo o coração que poderia ser curado, foi perdoado, redimido, salvo, feito nova criatura. Deus o deu um novo coração, cheio de louvor, amor e gratidão pelos feitos do Senhor em sua vida. Quanto tempo será que este homem ficou a mendigar à frente do templo? Porventura, como diz no verso 2 que diariamente este homem era posto à porta do templo, anos se passaram com este ato repetido, e creio que ali Deus encontrou um coração que o buscava consistentemente, um coração que ardia por Ele, que queria ser transformado, independente do que os outros pensavam ou falavam a seu respeito. Este homem tinha esperança.
Esta ilustração me mostra o quanto eu rapidamente desisto dos propósitos de oração, de jejum, de busca constante pela presença do Senhor, de mudança de vida, demonstrando talvez até certa rebeldia diante de Deus. Que o Senhor tenha misericórdia de minha vida, perdoe os meus pecados, faça de mim um vaso novo, de honra, humilde diante de sua presença, cheio de seu Espírito, para louvor e glória de seu santo nome, de forma que em mim haja prazer em meditar nas escrituras, de ser exortado e chacoalhado, para que o Senhor continue sua boa obra em mim. Me ajuda Deus, a ser mais fiel a ti, a andar mais pelos teus caminhos de obediência, a ser um cristão genuíno, tirando de mim todo acesso de ira, me dando domínio próprio, sendo persistente diante do Senhor, orando e intercedendo pela minha casa e família, pelos irmãos, pelos conhecidos, levando sua palavra para quem precisa, sendo de fato um, dentro e fora de casa. Em nome de Jesus, amém.














Comentários