Atos 3:11-26
- Felipe Tostes
- 18 de nov.
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de nov.
Passagem que li hoje:
Atos 3:11:26

Texto Bíblico:
O discurso de Pedro no templo
¹¹ Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão.
¹² À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?
¹³ O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo.
¹⁴ Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida.
¹⁵ Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
¹⁶ Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.
¹⁷ E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades;
¹⁸ mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer.
¹⁹ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,
²⁰ a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,
²¹ ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.
²² Disse, na verdade, Moisés:
O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
²³ Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo.
²⁴ E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.
²⁵ Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão:
Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.
²⁶ Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades.
Ordem a ser obedecida: Honrar e glorificar a Deus com a minha vida, o tempo todo.
Uma promessa da qual se apropriar: De que tempos de refrigério virão.
Pecados a serem evitados: Não arrependimento.
Aplicações a serem feitas: Jesus é quem cumpre todas as profecias e nEle há descanso.
Algo novo sobre Deus: A bênção dada a Abraão é para que se apartasse a perversidade do povo.
Quem: Eu.
O que: Viver de maneira a honrar o sacrifício de Deus em Cristo.
Como: Praticando a obediência.
Por que: Porque esta é vontade do Senhor para minha vida.
Palavras Interessantes: Autor da vida. Santo. Justo.
Temas principais de tudo o que li: A necessidade do arrependimento constante diante de Cristo, levando os pecados para a cruz do calvário.
Versículo-base e ideia base:
¹⁴ Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida.
¹⁶ Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.
²⁶ Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades.
Após a cura do homem coxo, que estava com Pedro e com João, todo o povo foi para o chamado pórtico de Salomão, que ficava no lado externo do templo de Jerusalém. Foi nomeado desta forma em homenagem ao rei Salomão, quem construiu o templo. A primeira lição que tiro deste texto é que Pedro, ao discursar, deu toda a glória para Deus, dos feitos que Jesus fez, no poder do Espírito Santo, através da vida de Pedro, o apóstolo. Tudo em minha vida deve ser feito para que o Senhor seja glorificado, para que seu nome seja visto através de mim, para que sua presença exale o bom perfume de Cristo, de tal maneira que seja tão aparente, a ponto das pessoas não aguentarem e perguntarem o que a pessoa tem de tão especial. Que assim o Senhor construa em minha vida, em nome de Jesus.
As pessoas no templo se maravilhavam como se Pedro e João fossem os responsáveis por tais obras, como forma de idolatrá-los, e o apóstolo imediatamente já os adverte, trazendo a honra e o louvor destes atos para Deus. Pedro diz que Deus glorificou a Jesus, a quem os israelitas traíram e negaram, mesmo que Pilatos tinha decidido em soltar a Cristo. Ao contrário, o povo pediu pela soltura de um homicida, Barrabás. Então Pedro relembra que as pessoas em verdade mataram o autor da vida, a quem Deus ressuscitou, e que devo ser uma testemunha. Aprendo que se eu viver da forma como o Senhor me pede que viva, serei uma testemunha de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi de fato ressurreto e está assentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, vivendo em mim através do poder do Espírito Santo. Esta é uma das formas pela qual as pessoas podem se sentir interessadas em conhecer a Cristo, facilitando todo o processo de evangelização. Também aprendo que primeiro é necessário viver a palavra, antes de pregá-la, pois o testemunho fala muito mais do que muitas palavras.
Então, Pedro dá a lição de que foi pela fé no nome de Jesus que o homem coxo foi curado, sendo a fé que lhe concedeu saúde perfeita na presença de todos. Quantas vezes deixo de ter fé necessária para curar tudo em minha vida? A fé genuína de que Jesus tem poder para fazer muito mais do que penso ou peço. Como o Senhor disse, se tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda, já será suficiente para pedir que uma montanha se mova de um lado para o outro.
Mas, mesmo assim, Pedro prega o arrependimento, de que apesar das pessoas terem crucificados a Cristo, era necessária a conversão para que pecados fossem cancelados, para que, na presença do Senhor, houvesse tempos de refrigério. O quanto é urgente pregar acerca do arrependimento de pecados, primeiro na minha própria vida. O arrependimento é o que gera o abandono de hábitos infrutíferos, para que uma nova vida nasça em Deus. Que o Senhor me ajude a constantemente estar no centro do arrependimento, para que minha vida seja abandonada e eu queira viver no poder do Espírito.
Então, Pedro cita os profetas antigos, de que na verdade todos eles falaram sobre a vinda de Jesus, e que todas as profecias foram cumpridas em Cristo. Em Deuteronômio 18, verso 15, diz: "O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás". É sobre Jesus que este verso trata. Pedro então enfatiza que os que crêem em Jesus são pertencentes à família da fé, desde quando foi feita a promessa a Abraão de que todas a sua descendência seria abençoada. O intuito desta bênção, que chega até os dias de hoje, é que todos aqueles que são da família da fé, se apartem de suas perversidades, consagrando a Deus suas mentes, corpos, almas e corações.
Louvado seja Deus por esta palavra, por estes ensinamentos tão grandiosos. Que o Senhor me ajude a viver de forma a honrar e glorificar o seu santo nome. Amém!














Comentários