João 4: 43-54
- Felipe Tostes
- 29 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de set.
Passagem que li hoje:
João 4: 43-54 (versão ARA)

Texto Bíblico:
Jesus volta à Galileia
⁴³ Passados dois dias, partiu dali para a Galileia.
⁴⁴ Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra.
⁴⁵ Assim, quando chegou à Galileia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido.
A cura do filho de um oficial do rei
⁴⁶ Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
⁴⁷ Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judeia para a Galileia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
⁴⁸ Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.
⁴⁹ Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
⁵⁰ Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
⁵¹ Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
⁵² Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
⁵³ Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.
⁵⁴ Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judeia para a Galileia.
Ordem a ser obedecida:
Crer, sem a necessidade de ver.
Uma promessa da qual se apropriar:
Quando o Senhor diz, nada pode parar a Sua vontade, tudo é feito conforme ele comanda.
Pecados a serem evitados:
Duvidar da Palavra de Deus, de que ele é Soberano sobre todas as coisas.
Aplicações a serem feitas:
Crer de todo o coração, alma e entendimento, pois este é mandamento vindo direto do Senhor.
Algo novo sobre Deus:
Nada do que foi feito, teria sido feito sem Ele.
Quem:
Eu.
O que:
Crer, sem a necessidade de ver.
Como:
Desenvolvendo a fé, por meio da Palavra, Oração e súplicas.
Por que:
Porque é mandamento do Senhor.
Palavras Interessantes:
Centurião.
Temas principais de tudo o que li:
Todo o mal do mundo, quando encontra com Jesus, é perdoado, e segue para uma vida nova. Isto é o que aconteceu com o oficial romano, que provavelmente carregava assassinatos passados, pecados cometidos à mando do império, entre tantas outras possibilidades, mas ao encontrar com Jesus e crer nEle verdadeiramente, sua vida se fez nova, para a honra e glória de Deus Pai.
Versículo-base e ideia base:
⁴⁹ Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra. ⁵⁰ Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
Não há evidência bíblica de que o oficial romano, antes de recorrer a Jesus para curar seu filho, tenha procurado por outras formas de cura, como por exemplo rituais, sacrifícios de animais, feitiçarias, ou coisas do gênero, porém, é de se imaginar que sim, pois eram práticas muito comuns à época do império romano. Ao ver os milagres de Jesus, bem como seus sinais e maravilhas, o oficial passa a se apresentar com grande fé e humildade, considerando-se indigno, algo que devo sempre fazer, me colocar diante do Senhor reconhecendo minha indignidade, mas que por Sua Graça e Misericórdia, me aceita diante de Seu trono e trata minhas feridas e pecados, de uma maneira sobrenatural e com um amor incondicional. O centurião foi capaz de crer, sem a necessidade de ver, e isto é de uma fé e pureza sem tamanho, de forma que me mostra o quanto devo confiar em Deus, em sua Presença, em seus atributos, pois Ele está em tudo, em todos os lugares e a todo o tempo. Pelo Poder de Sua Palavra, o menino foi curado, a quilômetros de distância, em horário preciso e que foi identificável pelos servos e comprovado pelo centurião. Assim, como diz no Capítulo 1º do mesmo livro de João, Jesus é o Verbo de Deus, aquele pelo qual as coisas acontecem pelo poder da palavra, pois Ele próprio é a Palavra, por onde tudo foi feito, e nada do que foi feito, poderia ser feito sem Ele. Glória a Deus por este exemplo maravilhoso de fé, que creu sem ver, que se alegrou já sabendo que nada se opõe à determinação do Senhor. Obrigado Deus, por tamanha demonstração de força e poder, e que meu coração se alegre cada vez mais por reconhecer sua soberania, onipotência, onipresença e onisciência. Amém.





Comentários