top of page
R.jpg

João 5: 16-24

Atualizado: 9 de set.

Passagem que li hoje:

João 5: 16-24 (versão ARA)


ree

Texto Bíblico:

¹⁶ E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.

¹⁷ Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

¹⁸ Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.


Jesus explica a sua missão

¹⁹ Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

²⁰ Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.

²¹ Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.

²² E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,

²³ a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

²⁴ Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.


Ordem a ser obedecida:

Prostrar-se diante de tão grande autoridade, que só poderia vir do próprio Deus.

Uma promessa da qual se apropriar:

De que o Senhor é quem virá julgar os vivos e os mortos. Àqueles em que Ele vir a Cristo, irão para a Nova Jerusalém. Àqueles a quem Cristo não for visto, terão o fogo eterno como destino.

Pecados a serem evitados:

A indiferença diante das verdades que Deus expõe em Sua Palavra.

Aplicações a serem feitas:

Viver para agradar a Deus, como pagamento da dívida que tenho por ter recebido a salvação por meio de Cristo Jesus.

Algo novo sobre Deus:

Jesus encarnado se fez maldição por mim e por você, nos livrando do lago de fogo e enxofre.

Quem:

Eu.

O que:

Reconhecer que Deus é o autor de toda a vida, que nos mata para o pecado, e nos dá vida eterna em si mesmo.

Como:

Pela oração e adoração constantes.

Por que:

Porque este é o propósito de Deus em minha vida.

Palavras Interessantes:

O Pai ressuscita e vivifica os mortos. O Filho vivifica aqueles a quem quer. O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.

Temas principais de tudo o que li:

A Deus seja toda a honra, glória, louvor e adoração, pelo Sangue de Jesus vertido na cruz, para remissão e perdão de pecados.

Versículo-base e ideia base:

Os judeus estavam focados mais em descredibilizar a Jesus, do que ver as maravilhas que fazia, mostrando sua autoridade vinda de Deus Pai. Assim também sou, se não vigiar e orar, meu coração corrupto e enganoso, buscará sempre apontar os "erros" dos outros, e não estará focado em Cristo, como o realizador de tantas maravilhas.

Que o Senhor me ajude a vigiar, pois o inimigo da minha alma está à solta, rondando, pronto a tragar aquele que não está de sentinela, para roubar, matar e destruir. Em vez de buscarem a Cristo como o cumprimento das profecias do antigo testamento, vendo-o como o cordeiro verdadeiro para remissão de pecados, os judeus buscavam motivos para acusá-lo de blasfêmia. Não à toa Jesus os chamou de raça de víboras, hipócritas, pois estavam limpos e impecáveis por fora, mas extremamente sujos e malcheirosos por dentro, com um coração empedernido, empedrado.

No verso 19, Jesus prova que é o "Logos de Deus", ou seja, o Verbo encarnado, aquele pelo qual tudo foi feito. Jesus é a Palavra de Deus. Deus Pai sonhou, e Jesus realizou. Jesus é igualmente Deus, pois como Ele mesmo disse, "quem vê ao Pai, vê a mim". Ou seja, Jesus e Deus, assim como o Espírito Santo, são coiguais, consubstanciais, formados pelo mesmo espírito, chamados como a trindade.

Por muitas vezes já perguntei qual era a vontade de Deus para a minha vida, principalmente no início do processo de conversão, e na busca incessante durante este período, alguns anos atrás, encontrei descanso neste verso 24 - "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida". A vontade de Deus para a minha vida é que eu creia em Jesus Cristo, como o filho de Deus, salvador e redentor, e busque o conhecer cada vez mais, para ser parecido com Ele, seguindo seus exemplos, buscando ser manso, justo e verdadeiro, obtendo a vida eterna que só Ele poderia me dar, não por meus méritos, mas pelos méritos dEle na cruz do calvário. Não há nada que eu possa fazer para ser salvo. Deus já fez tudo. Deus Pai já providenciou o cordeiro santo, que foi Jesus sendo esmagado no madeiro, para que todo aquele que nEle crê, seja salvo e tenha a vida eterna. Isso é reconfortante, me faz descansar. Deus é justo. Se Ele é justo, os pecados da humanidade não poderiam ficar impunes. Se os pecados não podem ficar impunes, o juízo precisou ser aplicado em alguém. E este juízo, foi aplicado em Jesus na cruz, para que todos que nEle cressem, tivessem o perdão por meio dEle. Só Jesus seria capaz de aguentar todo o peso e a dor de todos os pecados da humanidade, sejam os do passado, os do presente e os do futuro. Ou seja, eu como cristão, sou merecedor do inferno, pois sou culpado por todos os meus pecados, mas pela justiça que Deus colocou em Cristo Jesus, e ao crer nEle, Deus Pai tira de mim toda a culpa, pois Jesus já pagou por mim, e assim, sou absolvido no Tribunal de Deus. Isso é maravilhoso, e me faz me curvar diante de um Deus de amor infinito, que e a partir deste entendimento, me leva para viver uma vida que O agrade, e não mais a minha vida. Louvado seja o Deus Pai, o Deus Filho, e o Deus Espírito Santo, por revelar verdades tão impressionantes.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page