top of page
R.jpg

João 6: 16-21

Atualizado: 9 de set.

Passagem que li hoje:

João 6: 16-21 (versão ARA)


ree

Texto Bíblico:

Jesus anda por sobre o mar

¹⁶ Ao descambar o dia, os seus discípulos desceram para o mar.

¹⁷ E, tomando um barco, passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já se fazia escuro, e Jesus ainda não viera ter com eles.

¹⁸ E o mar começava a empolar-se, agitado por vento rijo que soprava.

¹⁹ Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor.

²⁰ Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais!

²¹ Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino.

Ordem a ser obedecida:

Não temais.

Uma promessa da qual se apropriar:

Jesus sempre vem ter comigo.

Pecados a serem evitados:

Desesperar-se achando que estou sozinho no meio da tempestade.

Aplicações a serem feitas:

Acalmar o coração, pois Cristo é Senhor de tudo.

Algo novo sobre Deus:

As leis da natureza obedecem ao Criador.

Quem:

Eu.

O que:

Estar sempre tranquilo pois nada está fora do controle do Senhor.

Como:

Apresentando as angústias do coração constantemente em oração.

Onde:

Pelo estudo da palavra, pela convivência no lar, no trabalho, na comunidade.

Por que:

Com Jesus, o barco logo chega ao seu destino.

Palavras Interessantes:

Empolar. Vento rijo. Possuídos de temor.

Temas principais de tudo o que li:

Sem Jesus, sou alvo fácil na tempestade.

Versículo-base e ideia base:

¹⁸ E o mar começava a empolar-se, agitado por vento rijo que soprava.

¹⁹ Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor.

²⁰ Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais!

²¹ Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino.

Segundo consta, os discípulos estavam no lado oriental do lago e decidiram remar os 10, ou 11 km de volta para Cafarnaum, no lado ocidental. Detalhe, que já estava escuro, e a bíblia faz questão de enfatizar que Jesus ainda não estava com eles (verso 17). A lição que tiro aqui, é acerca da incredulidade que rapidamente pode tomar o coração quando debaixo de fortes ventos, em quaisquer situações da vida, principalmente aquelas em que pareço estar no controle. O mar pode estar revolto, os ventos podem ser rijos, as madeiras do barco podem estar com avarias, mas se o Senhor Jesus estiver nele, nada de mal acontecerá.

Estar fora da presença do Senhor, é o que de pior posso viver. Neste ambiente, o medo do incerto toma conta, a vida é sem sentido, as relações são vazias, tudo é imediato, e nada é permanente.

Os discípulos se acalmaram apenas quando o próprio Cristo disse para não temerem, e antes disso, alguns ainda questionaram, se não se tratava de um fantasma. Eles já haviam estado com Jesus, ouvido suas pregações, escutado lições primorosas acerca do Reino de Deus, tinham se maravilhado com tamanha sabedoria e revelação, e mesmo assim, com o coração enganoso, rapidamente se desesperaram, esquecendo que o mestre é quem acalma todas as tempestades, não só as físicas e materiais, mas as internas.

Jesus disse: "no mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16: 33). Em nenhum momento o mestre afirmou que a vida na terra seria um mar calmo e tranquilo, sem problemas, tristezas, fardos, lutas, perdas e dores. Mas reiterou: "e eis que eu estou convosco sempre, até o fim do mundo", conforme Mateus 28: 20. A grande diferença, quando vejo duas pessoas na mesma situação, é como cada uma lida, na presença ou na ausência do Senhor em sua vida.

Uma família que perde filhos em um acidente de carro, ou pessoas muito próximas por doenças, é claro que haverá sofrimento, e muito, mas, o grande ponto é a sustentação que o Senhor dá para cada um deles, no entendimento de que, porventura estas vidas tiradas assim o foram para que Deus não as perdesse no futuro. E quando estou com Cristo, mesmo em meio às minhas fraquezas, omissões e inconstâncias, Ele me dá misericórdia, sou tomado por um sentimento de "calma, está tudo bem, eu estou contigo", e posso sentir sua voz a me calar nos mais profundos desejos de reclamar, esbravejar ou caluniar.

O verso 19, fala acerca do temor, quando os discípulos viram que de fato era Jesus a andar sobre as águas, aproximando-se do barco. Este é o Deus que criou todas as coisas, e se assim o fez, até as leis da natureza se dobram diante dEle, e o obedecem.

Na física, em média o corpo humano possui uma densidade de 1,07 g/cm³, ou seja, a cada 1 centímetro cúbico que ocupamos, resulta em 1,07 gramas de peso. Já a água, tem o peso de 1 grama por centímetro cúbico. Isso nos faz mais pesados que a água, portanto, a tendência natural é que o ser humano afunde. Mas com Deus, não funciona assim. Ele a tudo pode, e nada vai contrário à sua vontade. Se Ele determinar, uma montanha sai de um lugar e vai para outro (Mateus 17:20), chove enxofre e fogo do céu (Gênesis 19: 24), uma jumenta é capaz de falar com voz humana (Números 22: 28), e tanto mais andar sobre as águas. Estas coisas somente podem ser compreendidas pela fé.

Ter temor a Deus, nada tem a ver com ter medo de Deus. Temor significa ter reverência, saber que é a vontade dEle que deve prevalecer, andar em obediência, é ser reverente aos intentos do Senhor, é deixar de lado os meus desejos, para fazer aquilo que agrada a Deus. A falta de temor, pode levar à insensibilidade, à desobediência e ao perigo.

Que lições maravilhosas! Me ajuda Senhor, a não perder o temor a ti, a estar sempre na sua presença, para que a confiança esteja sempre depositada em ti, e mesmo nas mais variadas tribulações, eu esteja calmo e tranquilo, pois o Senhor está comigo. Amém!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Que você seja abençoado por Deus através de Sua Palavra

guerreiro cruz texto_edited.png
Caso queira ouvir às Devocionais, clique aqui.
image.png

Deixe sua mensagem

Obrigado pelo envio!

R.jpg

© 2025 por Guerreiros de Cristo

bottom of page