João 11:1-16
- Felipe Tostes
- há 3 dias
- 6 min de leitura
Atualizado: há 7 horas
Passagem que li hoje:
João 11:1-16 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho, são palavras ditas por Jesus):
1 Ora, havia um certo homem enfermo, chamado Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2 (Era aquela Maria que ungiu o Senhor com unguento, e secou os seus pés com os seus cabelos, cujo irmão, Lázaro, estava enfermo).
3 Portanto, suas irmãs enviaram até ele dizendo: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
4 Quando Jesus ouviu isso, ele disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6 Ouvindo, pois, que ele estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde ele estava.
7 Depois disso, então, ele diz aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judeia.
8 Seus discípulos lhe disseram: Mestre, recentemente os judeus procuravam apedrejar-te, e tu vais para lá novamente?
9 Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se algum homem andar de dia, ele não tropeça, porque ele vê a luz deste mundo.
10 Mas se um homem andar de noite, ele tropeça, porque nele não há luz.
11 Essas coisas ele falou, e depois disso ele lhes disse: Nosso amigo Lázaro dorme, mas eu vou, para que eu possa despertá-lo do sono.
12 Disseram-lhe, então, os seus discípulos: Senhor, se dorme, ele ficará bom.
13 Todavia Jesus havia falado de sua morte, mas eles pensavam que falava do repouso do sono.
14 Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.
15 E estou contente por causa de vós, de que eu não estivesse ali, para que creiais; no entanto, vamos até ele.
16 Então disse Tomé, que é chamado Dídimo, aos seus condiscípulos: Vamos nós também, para que possamos morrer com ele.
Ordem a ser obedecida:
Esperar, pois Jesus sempre age na hora certa.
Uma promessa da qual se apropriar:
Tudo o que Jesus chama, por seu comando sai da morte e vai à vida. Nada fica igual quando de seu chamado.
Pecados a serem evitados:
Não obedecer.
Aplicações a serem feitas:
Estar sempre pronto para ouvir o chamado do Senhor.
Algo novo sobre Deus: O sobrenatural de Deus pode vir para que eu creia, mas não necessariamente devo crer apenas nas coisas sobrenaturais. Minha fé não pode estar condicionada a isso. A fé deve estar alinhada com o dia-a-dia intencional, de buscar a presença do Senhor todos os dias.
Quem: Eu.
O que: Ouvir o chamado do Senhor e agir.
Como: Através da oração, sempre estar atento à voz do espírito santo de Deus.
Por que: Porque é parte do relacionamento com o Senhor.
Palavras Interessantes: Vamos nós também, para que possamos morrer com ele.
Temas principais de tudo o que li: Mesmo quando tudo parece perdido e, segundo as condições humanas, não há mais tempo para nada, Jesus tem a solução, pois tudo a Ele obedece, até a morte.
Versículo-base e ideia base:
4 Quando Jesus ouviu isso, ele disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
6 Ouvindo, pois, que ele estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde ele estava.
7 Depois disso, então, ele diz aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judeia.
9 Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se algum homem andar de dia, ele não tropeça, porque ele vê a luz deste mundo.
10 Mas se um homem andar de noite, ele tropeça, porque nele não há luz.
15 E estou contente por causa de vós, de que eu não estivesse ali, para que creiais; no entanto, vamos até ele.
16 Então disse Tomé, que é chamado Dídimo, aos seus condiscípulos: Vamos nós também, para que possamos morrer com ele.
O primeiro ensinamento que este texto me dá é que há enfermidades na vida que são para mostrar a glória de Deus por meio daquele que está doente. Também aprendo que Deus sabe a quem pode usar através de uma doença, para levar esperança, amor, conforto a quem está saudável, por meio do doente no corpo, mas que está saudável no espírito, afinal é isso o que importa, constrangendo assim, aquele que murmura ou reclama por qualquer coisa. Quantas vezes já estive com uma pessoa enferma, às vezes à beira do falecimento, mas com o espírito em paz por estar indo ao encontro do Senhor Jesus. Minha avó mesmo, ao falecer em 2024, foi um exemplo deste. Seus órgãos estavam em falência, mas sua mente e coração, estavam com Cristo. Na última vez que estive com ela, eu e minha esposa apenas, na casa de repouso, pude sentir a presença de Deus com ela. Perguntei a ela se Jesus a visitava, e então, nos seus 96 anos, ela disse que sim, que eles passavam horas juntos, que o Senhor se assentava com ela na cama e ali ficavam. Isto, como diz o verso 4, é para que o Filho de Deus seja glorificado. Jesus continua fazendo estas coisas, nos dias de hoje.
Já, no verso 6, o texto faz questão de ressaltar que, mesmo tendo ouvido que Lázaro estava enfermo há 2 dias, Jesus permaneceu onde estava. Isso demonstra que nada está perdido quando Deus está inserido. Por mais que a razão humana não enxergue saída, o Senhor sempre tem uma. Lázaro podia estar morto há 2 dias, mas o Senhor tinha vida para ele. Tudo obedece a uma ordem de Jesus, mesmo que não seja natural. A morte é submissa a Cristo, pois Ele é a vida.
Então, Jesus e os discípulos partem novamente para a Judeia. Lá, muitas ameaças tinham ocorrido, mas se faz parte dos planos de Deus passar pela Judeia novamente, estas coisas devem ser ignoradas, pois o Senhor protege a tudo, e nada de mal acontecerá com seus filhos. O amor é mais importante do que qualquer outra coisa. Regressar à Judeia, significava se expor novamente, já que os muitos o caçavam para condená-lo. Mesmo assim, Jesus seguiu firme e confirmou sua autoridade para fazer o que Deus Pai determinou, além de confirmar ser o próprio Filho de Deus. Devo sempre olhar se preciso retornar à Judeia em minha vida, para lançar mão da autoridade que há sobre o nome de Jesus e com coragem tomar as atitudes certas, debaixo de oração e da sabedoria do Senhor.
E no verso 16, chama a atenção a fala de Tomé: "vamos nós também, para que possamos morrer com ele". Este "para que possamos morrer com ele", provavelmente é um encorajamento dado por Tomé aos outros 11 discípulos no intuito de seguirem a Cristo até a morte, morrendo com Ele se necessário fosse, caso o perseguissem até a morte na Judeia. Também faz a alusão à morte substitutiva de Cristo por mim e por todos. Lázaro, assim como todos, ontem e hoje, era um pecador, assim como eu e todos. Portanto, apenas por essa condição, seu destino deveria ser a morte eterna, mas mesmo assim, mais para a frente no texto, Jesus o chama de volta à vida, dizendo que Ele é quem deveria morrer, para salvação e redenção de pecados, para que a humanidade toda pudesse ser reconciliada com Deus, e assim, tivesse conforto em meio ao caos do mundo. Aqui está todo o Evangelho de Jesus sumarizado, todas as Boas Novas de esperança, na morte do cordeiro na cruz e na esperança de vida eterna. Louvado seja Deus por falar diretamente ao coração por meio de sua gloriosa palavra.
Oração:
Deus, graças te dou pela sua rica palavra, que se renova a cada dia e traz ensinos majestosos. O inimigo quer me derrubar, Senhor, trazendo à minha mente coisas para me acusar, situações para me ridicularizar, e desejos no coração para desistir. Tira todo este ataque de minha vida, Senhor, em seu nome eu oro e confio, pois o Senhor promete que até o fim dos tempos, até a consumação dos séculos, estaria comigo. Afasta de mim e de minha mente, ó Deus, estas mentiras plantadas pelas trevas, enche-me ó Deus com sua luz, revigora a minha alma e meu espírito, para que eu não me afaste de ti e venha a pecar contra ti. O Senhor é meu refúgio e fortaleza e está presente neste tempo de angústia. Sua palavra me lembra que tudo pode ser feito mesmo quando não há esperança. Age sobre a minha vida Senhor, me livra desta armadilhas pregadas na mente, para que eu continue firme nos seus propósitos, edificando o meu lar como o sacerdote que o Senhor me fez para ser. Preciso de sua sabedoria, Deus, para falar de maneira adequada, me comunicar da forma certa, fazer entender e compreender com amor, pois o Senhor é a própria expressão do amor. Preciso de ti, Deus, muda a minha vida, para que eu seja amoroso, manso nas palavras, cheio do teu espírito santo. Miserável pecador que sou, Deus, tende misericórdia de mim. O Senhor tem usado minha vida, para sua própria glória, e agradeço por isso, e sei que o testemunho do cristão começa em casa, no dia-a-dia com a família. Me ajuda Deus, me sustenta, me dá sabedoria em nome de Jesus, para ser o pai e marido que o Senhor quer que eu seja. Muito o Senhor já fez, e muito o Senhor ainda fará, e te dou louvor por isso, Senhor. Graças te dou por tantas bênçãos e amor que me tem dispensado, em ti confio e espero. Amém!
Comentários