João 14:15-31
- Felipe Tostes
- 25 de set.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
João 14:15-31 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (as palavras em vermelho foram ditas por Jesus):
¹⁵ Se vós me amais, guardai os meus mandamentos.
¹⁶ E eu orarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que ele possa habitar convosco para sempre,
¹⁷ o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
¹⁸ Eu não vos deixarei sem consolo, eu voltarei para vós.
¹⁹ Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis também.
²⁰ Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
²¹ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
²² Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, como é isto que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
²³ Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, ele guardará as minhas palavras; e meu Pai o amará, e iremos a ele, e faremos nossa morada nele.
²⁴ Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou.
²⁵ Essas coisas vos tenho dito, estando ainda convosco.
²⁶ Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas, e vos trará à lembrança todas as coisas, tudo quanto eu vos tenho dito.
²⁷ Eu deixo-vos a paz, a minha paz eu vos dou; não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem fiquem com medo.
²⁸ Ouvistes o que eu vos disse: Eu vou e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis por eu ter dito: Eu vou para o Pai, porque meu Pai é maior do que eu.
²⁹ E agora eu vos digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós possais crer.
³⁰ Daqui em diante eu não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim.
³¹ Mas para que o mundo possa saber que eu amo o Pai, e como o Pai me ordenou, desta forma eu o faço. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
Ordem a ser obedecida: Guardar os mandamentos de Jesus.
Uma promessa da qual se apropriar:
Jesus intercederá por mim junto ao Pai.
O Espírito Santo consolador é dado, que habitará para sempre.
Jesus vive.
O Espírito Santo é quem ensina todas estas coisas.
Pecados a serem evitados: Não guardar os mandamentos, consequentemente, não amando a Deus.
Aplicações a serem feitas: Receber a paz de Jesus.
Algo novo sobre Deus: O Espírito Santo é quem ensina todas estas coisas, e traz à lembrança todas as coisas que o Senhor Jesus disse.
Quem: Eu.
O que: Guardar os mandamentos, criar intimidade com o Espírito Santo de Deus.
Como: Pela prática constante nas horas devocionais, buscando a Deus de todo o coração, alma e entendimento.
Por que: Porque Deus é bom e suas promessas não podem ser frustradas. Assim, devo crer e receber estas promessas no coração.
Palavras Interessantes: Orarei ao pai.
Temas principais de tudo o que li: O consolador é dado, como conforto à todo o que crê, para testificar da presença de Jesus.
Versículo-base e ideia base:
¹⁵ Se vós me amais, guardai os meus mandamentos.
¹⁶ E eu orarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que ele possa habitar convosco para sempre,
¹⁸ Eu não vos deixarei sem consolo, eu voltarei para vós.
²⁶ Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas, e vos trará à lembrança todas as coisas, tudo quanto eu vos tenho dito.
O Senhor Jesus cita que o amor a Deus passa, primariamente, pela obediência, pela submissão ao Senhor, por reconhecer que o Senhor é soberano, que sua vontade é superior a tudo, e com isso, aceitar com amor no coração, que há muita prática no relacionamento cristão, muito exercício, muita ação. Jesus, a todo tempo, chama seus discípulos para agirem como Ele agiu. Obedecer, vem do reconhecimento de que o Pai sabe de tudo, e ser filho obediente, é papel como discípulo.
Já, no verso 16, Cristo diz que orará ao Pai. Que privilégio este, de que Jesus é intercessor junto a Deus Pai, sendo advogado, justo juiz. E Deus Pai dará o Espírito Santo Consolador para habitar nos corações. E no verso 18, diz que voltará e não deixará Seu povo sem consolo, mostrando, uma vez mais, que a trindade é composta por um único Deus, mas ao mesmo tempo, por três pessoas distintas, cada qual com seu papel, tudo concomitante, subsistindo em plena harmonia.
E então Jesus dá o ensinamento acerca do ministério do Espírito Santo, que é o de ensinar todas as coisas espirituais ao coração, à alma, ao próprio espírito, a fim de testificar do Senhor Jesus em mim, trazendo à lembrança tudo o que aprendo com Cristo. O Espírito Santo é o próprio Deus, é o próprio Jesus, é o próprio Senhor a habitar. Esta é uma das bênçãos espirituais que recebo por crer no Senhor e Salvador Jesus, como está em Efésios 1, sendo selado com o Espírito Santo da promessa, jamais sendo arrancado das mãos dEle, por nada nem ninguém.
Jesus é maravilhoso, tudo se resume a Ele e nEle, todas as páginas das Escrituras são sobre Cristo, como o Deus revelado e encarnado, morrendo substitutivamente, dando a vida por salvação de tantos, glória seja dada a este Deus que é relacional, é ativo, é próximo, é único e Senhor sobre tudo. Obrigado meu Deus, por estes ensinamentos, por ser o único capaz de estar em tudo e em todos, sendo bondoso, misericordioso, fiel, justo, verdadeiro, longânimo, amoroso, paciencioso. Te louvo meu Deus, por seus atributos, por sua majestade, e coloco aqui os meus pedidos de oração, pelos meus irmãos guerreiros, que fiquem firmes até o fim de nosso estudo do livro 1 de Cada Homem Um Guerreiro, pela minha família, minha esposa, nossas filhas, pela conversão das meninas, pela unidade da igreja, pelo amor ao Senhor de todo o coração, alma e entendimento. Amém.





Comentários