João 14:5-14
- Felipe Tostes
- 24 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
Passagem que li hoje:
João 14:5-14 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (as palavras em vermelho foram ditas por Jesus):
⁵ Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais, e como nós podemos conhecer o caminho?
⁶ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
⁷ Se vós me conhecêsseis, também conheceríeis a meu Pai; e desde agora o conheceis, e o tendes visto.
⁸ Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos é suficiente.
⁹ Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe? Quem tem visto a mim, tem visto o Pai, e como então tu dizes: Mostra-nos o Pai?
¹⁰ Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as obras.
¹¹ Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; ou senão, crede-me por causa das obras em si.
¹² Na verdade, na verdade eu vos digo: Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e fará maiores obras do que estas, porque eu vou para meu Pai.
¹³ E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai possa ser glorificado no Filho.
¹⁴ Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Ordem a ser obedecida: Conhecer a Cristo, cada vez mais, para, então, conhecer a Deus por meio de Jesus, pois Deus Filho e Deus Pai, são um.
Uma promessa da qual se apropriar: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Pecados a serem evitados: Crer, sem precisar contestar.
Aplicações a serem feitas: Jesus é suficiente.
Algo novo sobre Deus: Deus é glorificado por meio de Cristo.
Quem: Eu.
O que: Estar em constante adoração pelo o que foi feito por mim na cruz.
Como: Através da oração, da leitura, estudo e meditação na Palavra.
Por que: Porque é maravilhoso buscar a Deus e encontrá-lo nas escrituras.
Palavras Interessantes: (...) para que o Pai possa ser glorificado no Filho.
Temas principais de tudo o que li: Deus é revelado em Jesus, o caminho, a verdade e a vida.
Versículo-base e ideia base:
⁸ Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos é suficiente.
O texto começa com Tomé perguntando acerca do caminho a ser seguido. Quantas vezes me vejo perdido, e sigo procurando respostas em mim mesmo, sem buscá-las em Deus? Este é o propósito: o caminho é Cristo, onde se acha verdade, e onde se encontra vida. Todos os anseios, desejos, perguntas, dúvidas, fraquezas, medos, lutas, mágoas, sentimentos, frustrações, tristezas, devem ser apresentados a Jesus, por meio da oração e súplica, para que o se encontre o devido conforto, e se troque o humano conturbado, pelo divino tranquilo. Sempre que entrego a Deus algo que é meu, recebo algo dEle em troca, e Sua vontade é infinitamente melhor que a minha.
Chama muito a atenção a reação de Filipe neste texto. Filipe representou a todos aqui. Ele quer ver a Deus Pai, quer mais do Senhor, quer ver a sua glória, o seu esplendor, quer mais experiências, quer mergulhar em sua presença e ficar nela o tempo todo, como se o mundo parasse para que apenas houvesse espaço para contemplar sua grandeza, sem a necessidade de viver para servir ao próximo. É a vontade humana de ter provas a todo tempo, de ver para crer (não que Filipe não tivesse crido em Jesus), de estar no sobrenatural, de querer sempre mais, na ansiedade que há no coração. A pergunta de Filipe para Jesus, não queria dizer que Jesus não era suficiente para Ele, mas vejo como sendo uma postura normal de todo ser humano. Todas as buscas por preenchimento dos vazios do coração de Filipe, se encerraram em Cristo. Em Jesus, Filipe tinha tudo, mas queria mais.
No verso 10, Jesus afirma que as obras que Ele faz, na verdade é Deus quem as faz através dEle. Assim deve ser comigo e com você. Quaisquer obras, devem ser feitas pelo poder de Deus, e não para satisfazer desejos humanos, para aparecer aos outros, para mostrar e demonstrar que sou apto, melhor que o meu irmão. Se isso acontecer, pronto, o que deveria ser bênção, se tornaria maldição. Devo sempre vigiar, para que o inimigo não corrompa minha mente e coração, me desviando de minha sincera e pura devoção a Cristo (2 Coríntios 11:3).
Jesus deixa mais um ensinamento no verso 13 - quando peço algo a Deus, sendo em nome de Jesus, o próprio Jesus o faz, para que Deus Pai seja glorificado através do Filho. Que coisa maravilhosa.
Senhor meu Deus, te louvo por sua graça, este favor imerecido que me enche de alegria. Eu não sou nada Deus, sou pó da terra, cheio de mazelas. Mas por sua maravilhosa graça, o Senhor me sustenta, me conforta, e me traz estas suas verdades tão magníficas. Obrigado Deus, por este Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida. Este Cristo que se fez tão humano e tão divino, encarnado para dar exemplos de como devo viver, e que morreu a minha morte eterna, para me conceder a vida eterna ao seu lado. Glória seja dada ao cordeiro eternamente, o único digno de abrir o livro da vida, que regressará em glória para o grande encontro esperado. Que eu seja mais constante e intenso na oração ó Deus, apresentando a ti todas as minhas angústias, trocando na cruz de Cristo por algo seu, que é bom, perfeito e agradável, para viver uma vida hoje, com o sentimento do amanhã eterno contigo. Em nome de Jesus, amém.





Comentários