João 2: 1-12
- Felipe Tostes
- 17 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de out.
Passagem que li hoje:
João 2: 1-12 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
1 E no dia terceiro, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá;
2 e também foram convidados Jesus e seus discípulos para o casamento.
3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.
4 Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Sua mãe disse aos serviçais: Tudo quanto ele vos disser, fazei-o.
6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram até a borda.
8 E, ele lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o levaram.
9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo de onde viera, (mas os serviçais que haviam tirado a água o sabiam), o mestre-sala chamou o noivo,
10 e lhe disse: Todo homem, no princípio, apresenta bom vinho, e quando os homens já têm bebido bem, então o que é pior; mas tu guardaste o bom vinho até agora.
11 Esse começo de milagres fez Jesus em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
12 Depois disto, ele desceu para Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e eles não ficaram ali por muitos dias.
Ordem a ser obedecida:
Fazer tudo o que Jesus mandar.
Uma promessa da qual se apropriar:
E a glória de Deus será revelada.
Pecados a serem evitados:
Não cumprir com os mandamentos.
Algo novo sobre Deus:
Deus sempre pode fazer o impossível.
Versículo-base e ideia base:
11 Esse começo de milagres fez Jesus em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
Nesta passagem, vemos a mãe terrena de Jesus contrariar o que ele próprio havia dito. Embora Jesus tenha dito que não era chegada ainda sua hora, Maria ordenou aos empregados que fizessem tudo o que ele mandasse. Embora haja uma aparente contradição, isso demonstra que Maria confiava em Seu poder, acreditando firmemente, pela fé, que Ele poderia ajudar na situação.
Maria reconhece a autoridade de Jesus. As festas de casamento, segundo relatos históricos, poderia durar dias, até uma semana de celebração. Este ato marca o início dos milagres realizados por Jesus, e embora sua hora de se revelar ainda não tivesse chegado, a glória de Deus foi manifesta e is discípulos crera.
Outro ponto que merece destaque, é o que o encarregado da festa comenta, que geralmente as pessoas serviam o vinho inferior depois que já tivessem bebido, mas neste caso, foi servido o melhor. Isto mostro que quando Deus intervém, o melhor ainda está por vir, porque ele nos transforma e muda a vida de quem o busca conhecer. Transformar água em vinho, no ditado popular, é usado para demonstrar que alguém teve uma mudança muito grande, e isso é o que a conversão deve fazer através da presença do Senhor dia após dia, uma transformação profunda, o carregar da própria cruz e o abandono da velha criatura antes do encontro com Jesus. Amém.





Comentários