João 8: 1-11
- Felipe Tostes
- 13 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
João 8: 1-11 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico (em vermelho são palavras ditas por Jesus):
A mulher adúltera
¹ Jesus foi para o monte das Oliveiras.
² E, pela manhã cedo, ele voltou novamente ao templo, e todo o povo vinha até ele; e, assentando-se, os ensinava.
³ E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher pega em adultério, e, colocando-a no meio de todos,
⁴ disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em adultério, no próprio ato.
⁵ Ora, Moisés nos ordena na lei que tais sejam apedrejadas; mas tu, o que dizes?
⁶ Isso eles diziam, tentando-o, para poderem ter do que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, escrevia com seu dedo no chão, como se não os ouvisse.
⁷ Então, quando eles continuaram a perguntar-lhe, ele levantando-se, disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
⁸ E, tornando a inclinar-se, escrevia no chão.
⁹ E eles ouvindo isto, sendo condenados por sua própria consciência, saíram um a um, começando no mais velho, até o último; e Jesus foi deixado sozinho, e a mulher em pé no meio.
¹⁰ Tendo Jesus se levantado, e não vendo ninguém senão a mulher, ele disse-lhe:Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Nenhum homem te condenou?
¹¹ E ela disse: Nenhum homem, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.
Ordem a ser obedecida: Ser tardio em julgar segundo a própria justiça, e ser terno em misericórdia.
Uma promessa da qual se apropriar: Deus perdoa os pecados, mas exige mudança de vida em contrapartida.
Pecados a serem evitados: Julgamento.
Aplicações a serem feitas: Desviar-se da aparência do mal.
Algo novo sobre Deus: A misericórdia do Senhor pede mudança de rota.
Quem: Eu.
O que: Ser tardio em julgar.
Como: Pelo exercício da fé, pela aplicação da palavra de Deus.
Por que: Porque seguir os exemplos do Senhor Jesus é o que me faz parecido com Ele.
Palavras Interessantes: Vai-te, e não peques mais.
Temas principais de tudo o que li: Jesus muda a todos que se encontram com Ele verdadeiramente.
Versículo-base e ideia base:
¹¹ Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.
E Jesus foi para o Monte das Oliveiras. O Monte das Oliveiras é um símbolo de paz, sabedoria e ressurreição, situada a leste da cidade velha de Jerusalém. É até hoje um local de refúgio, de oração, de ensino e de inspiração. As árvores de oliva, são muito mais do que apenas um lugar geográfico.


E pela manhã do dia seguinte, os escribas e fariseus vieram até Jesus na tentativa de pegá-lo em contradição, de testá-lo como "mestre da lei", de verem se apanhariam algum ensino contrário ao do sinédrio, a fim de criminalizá-lo e, enfim, encontrarem justificativa para sua execução, por blasfêmias ou quaisquer outros motivos.
Assim, trouxeram uma mulher adúltera, e pelo costume à época, esta mulher seria digna de apedrejamento até a morte, em público. Não fica explicitado o que Jesus escreveu ao chão com o próprio dedo, mas talvez tenha sido algo que expôs fielmente a hipocrisia de seus acusadores.

Então, em extrema sabedoria, Jesus lança a seguinte frase: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
Todos deixam a cena. Restou apenas Jesus e a mulher. Movido por grande compaixão, provavelmente por ver a fé que se encontrava no coração desta mulher, mesmo em meio à perdição de seus pecados, o Senhor Jesus não a condena, mas tem misericórdia dela.
Todas as pessoas que se encontraram com Jesus, saíram transformadas por seu toque, em meio às suas lições práticas. Jesus deu a esta mulher uma ordenança muito clara: vai-te, e não peques mais. Ele não a condenou, pelo contrário, a perdoou, e exigiu, em troca, uma mudança de vida. Creio que, naturalmente, esta mulher deixou a vida dissoluta do adultério, não por medo da autoridade de Jesus, mas pelo amor que Jesus deu à ela naquele momento.

Ah Senhor, assim como esta mulher adúltera, que ao encontrar contigo foi movida por teu amor perdoador, eu seja nas minhas relações, fiel a ti, ao perdão que recebi, à misericórdia que o Senhor teve e tem por mim, deixando meus pecados para trás, na certeza de que o Senhor está comigo até a consumação dos séculos, vivendo de glória em glória, para que o Seu Nome seja conhecido e exaltado. Que eu tenha a mesma compaixão que o Senhor demonstrou, sendo rápido em perdoar, e sábio para não julgar, exigindo mudança de vida, e assim, praticando o teu amor, que constrange e transforma. Amém.






Comentários