João 8: 12-30
- Felipe Tostes
- 13 de ago.
- 5 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
João 8: 12-30 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
¹² Então, Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
¹³ Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
¹⁴ Jesus respondeu, e disse-lhes: Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque eu sei de onde vim, e para onde eu vou; mas vós não podeis dizer de onde vim, nem para onde eu vou.
¹⁵ Vós julgais segundo a carne, eu a nenhum homem julgo.
¹⁶ E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
¹⁷ Isto também está escrito na vossa lei, que o testemunho de dois homens é verdadeiro.
¹⁸ Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou dá testemunho de mim.
¹⁹ Então, lhe disseram: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Vós não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis, também conheceríeis a meu Pai.
²⁰ Essas palavras proferiu Jesus na tesouraria, enquanto ensinava no templo; e nenhum homem lhe pôs as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.
²¹ Então, Jesus disse-lhes novamente: Eu vou pelo meu caminho, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado; para onde eu vou, vós não podeis ir.
²² Então, disseram os judeus: Será que ele vai matar-se a si mesmo? Porque ele diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir.
²³ E ele dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
²⁴ Por isso, eu vos disse que morrereis em vossos pecados; porque se não crerdes que Eu Sou Ele, morrereis em vossos pecados.
²⁵ Disseram-lhe, então: Quem és tu? E Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
²⁶ Eu tenho muitas coisas que dizer e julgar sobre vós; mas aquele que me enviou é verdadeiro, e o que dele ouvi, isso eu falo ao mundo.
²⁷ Eles não compreenderam que ele lhes falava do Pai.
²⁸ Disse-lhes, então, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então sabereis que Eu Sou Ele, e que nada faço de mim mesmo; mas como o meu Pai me ensinou, falo estas coisas.
²⁹ E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado sozinho, porque eu faço sempre as coisas que lhe agradam.
³⁰ Falando ele essas coisas, muitos creram nele.
Ordem a ser obedecida: Estar sempre sujeito ao senhorio de Cristo em minha vida.
Uma promessa da qual se apropriar: Jesus, a Luz do Mundo, não me deixará em trevas jamais.
Pecados a serem evitados: Não ser submisso ao Senhor.
Aplicações a serem feitas: Buscar sempre estar debaixo da autoridade dEle.
Algo novo sobre Deus: A Luz é para todo aquele que crê.
Quem: Eu.
O que: Viver em submissão a Deus.
Como: Pela fé.
Por que: Porque Jesus é o princípio e fim.
Palavras Interessantes: Eu sou a luz do mundo.
Temas principais de tudo o que li: Para ser luz no mundo, devo estar na Luz, que é o próprio Cristo.
Versículo-base e ideia base:
¹² Então, Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
¹⁵ Vós julgais segundo a carne, eu a nenhum homem julgo.
¹⁶ E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
¹⁹ Então, lhe disseram: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Vós não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis, também conheceríeis a meu Pai. ²¹ Então, Jesus disse-lhes novamente: Eu vou pelo meu caminho, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado; para onde eu vou, vós não podeis ir.
²⁸ Disse-lhes, então, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então sabereis que Eu Sou Ele, e que nada faço de mim mesmo; mas como o meu Pai me ensinou, falo estas coisas.
²⁹ E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado sozinho, porque eu faço sempre as coisas que lhe agradam.
Seguir a Jesus é condição para não andar em trevas, para então ter a luz da vida, que é o próprio Cristo. Jesus é também o verbo, a própria Palavra de Deus, e se a escritura é inspirada por Deus e foi escrita pelo uso de homens através do Espírito Santo, ter a luz da vida é também permanecer no estudo da bíblia, é ser iluminado pela escritura que é também o verbo, fazendo aquilo que a escritura instrui, iluminando os passos diários da vida.

Além disso, Jesus é o justo juiz, que a tudo vê, que em tudo está, que tudo sabe. Quem vê a Jesus, vê também a Deus Pai. Jesus é o único com as chaves para julgar a todos, conforme suas obras, na consumação dos tempos, e Ele virá muito em breve, em glória, com seus olhos de fogo, cabelos brancos como a lã, vestes alvas como a neve, para separar o joio do trigo, levar os seus e deixar outros no lago de fogo e enxofre. O destino pode ser a Nova Jerusalém, com muros de jaspe, ruas de ouro, portas de pérola, e lá não haverá sol ou lua, porque a luz será o próprio Senhor Jesus Cristo. Ou, o destino pode ser o inferno, com tormento, escuridão, choro e ranger de dentes. Pela graça e misericórdia de Deus, meu destino já está traçado, a Nova Jerusalém celestial, não porque eu sou digno, mas porque o Senhor Jesus é digno e levou todo o pecado do mundo, aleluia, louvado seja Deus!

Então, Jesus diz aos escribas e fariseus, que eles não o conheciam, e nem a Deus Pai, justamente os homens mais letrados e estudiosos da lei. Isso era uma afronta enorme aos pomposos senhores. Isto me ensina que conhecer a bíblia, sem entendimento espiritual, torna-se apenas palavras soltas, e que não há transformação real na vida e nem conhecimento acerca do Senhor. Também aprendo que conhecer a Jesus é o meio pelo qual conheço a Deus, porque como o Cristo disse: se vós me conhecêsseis, também conheceríeis a meu Pai.

Jesus ainda lança sobre os escribas e fariseus que eles morreriam em seus pecados, e para onde Ele iria, não poderiam ir. Claramente, o Senhor diz que por não o terem reconhecido como o Messias de Deus, seu destino já estava definido, como sendo a morte espiritual eterna, mesmo que conhecessem toda a escritura sagrada e todas as leis do antigo testamento. Aqui fica claro mais um ponto, de que sem passar pela porta, que é Cristo, ninguém jamais poderá adentrar ao céu.
E então, para selar a vergonha que Jesus fez estes senhores passarem, Ele ainda diz que quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou Ele, (...) e aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado sozinho, porque eu faço sempre as coisas que lhe agradam. Ou seja, os doutores da lei saberiam que Jesus é o próprio Deus, que o intuito e propósito da vida é agradar a Deus.

Palavras estas que me fazem reconhecer o senhorio de Cristo sobre a minha vida. Obrigado, meu Deus, por tão grandes revelações. Me ensina a viver pra ti, pra te adorar, pra te bendizer, pra te glorificar. Amém!





Comentários