Lucas 18: 1
- Felipe Tostes
- 19 de ago.
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
Passagem que li hoje:
Lucas 18: 1 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
A parábola da viúva e o juiz
¹ E ele falou-lhes uma parábola com este fim, de que os homens devem sempre orar e nunca desfalecer,
Ordem a ser obedecida:
Sempre orar e nunca desfalecer.
Uma promessa da qual se apropriar:
Deus vingará rapidamente seus eleitos (versículo 8).
Pecados a serem evitados:
Desfalecer e parar de orar antes de receber uma resposta de Deus.
Aplicações a serem feitas:
Orar sempre, com força e vigor, nunca desistindo daqueles que amamos.
Algo novo sobre Deus: Ele vingará rapidamente aqueles que são teus.
Quem: Eu.
O que: Seguir firme em oracão, adoração e súplicas a Deus, com propósito claro.
Como: Pela intencionalidade. A natureza carnal e pecaminosa luta contra o espírito e as coisas de Deus, na tentativa de me tirar da palavra a qualquer custo. Preciso ser intencional sempre, principalmente quando esta luta se intensificar, para me manter sempre constante.
Por que: Porque a palavra de Deus é fonte inesgotável de sabedoria e meditar nela de dia e de noite, é meu papel como cristão.
Palavras Interessantes: Vingue-me do meu adversário.
Temas principais de tudo o que li: A tendência de desfalecer na oração.
Versículo-base e ideia base:
¹ E ele falou-lhes uma parábola com este fim, de que os homens devem sempre orar e nunca desfalecer,
Ao ler os versos de 1 a 8 deste capítulo, nesta parábola se vê uma viúva insistente, clamando ao juiz por vingança em relação a seus adversários. Como o juiz mesmo diz, "como esta viúva me incomoda, vou vingá-la, para que ela não continue a vir me cansar".

Na minha bíblia em papel, o verso 1 deste texto está referenciado à Lucas 11:5-13, o trecho "Ensinando sobre oração", que trata do "pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á", também do "porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abrirá". Também há referência para Lucas 21:36, que diz "vigiai, pois, orando sempre, para serdes considerados dignos de escapar de todas essas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem", outra referência para "orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17), e outra para 2 Coríntios 4:1, "portanto, vendo que temos este ministério, como nós temos recebido misericórdia, não desfalecemos".
Mais adiante, o texto faz questão de citar acerca do juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Como vemos situação parecida atualmente, e isso deve me alegrar, pois o fim dos tempos está cada vez mais próximo. Este juiz não era religioso da época, muito menos compassivo, mas provavelmente cruel. Naquela cultura, a viúva era indefesa e sua única esperança era o insistente apelo por justiça. O juiz não foi movido por misericórdia, mas queria "se livrar" da importunação daquela mulher.
Este texto me mostra, entre outros aspectos, que a oração pode mover até o coração daquele que não conhece a Deus, a fazer o que deve ser feito, mesmo que em sua mente o motivo seja pela não importunação, mas o intercessor junto a Deus em oração, saberá que foi obra do Espírito Santo.
Aqui há o contraste entre este injusto juiz e o Senhor Deus. Deus não apenas concederá justiça a seus filhos que oram constantemente, como fará isso rapidamente. Deus é justo, fiel, atento às orações de seus filhos, misericordioso e compassivo, nada está fora de sua sabedoria e vontade. Deus ouve aqueles que clamam com perseverança e fé. Mesmo que a justica dos homens seja injusta e imperfeita, Deus é justo e perfeito, ele é justo juiz, sua justiça pode até tardar, mas nunca falhará. O que se faz debaixo do céu, terá seu devido julgamento no céu, pondo à prova as obras dos homens. Serão estas obras, palha, feno e madeira, que o fogo consome, ou ouro, ferro e bronze, que o fogo não consome?
E por fim, Jesus adverte fortemente ao perguntar no verso 8: "Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Tudo isto adverte para o fato de que a confiança em Deus é um dos maiores objetivos, de descansar em sua justiça, aguardar pacientemente, pois Sua vontade é boa, perfeita, agradável, pois o Senhor ouve, ouviu e ouvirá àquele que clama com fé.
Oração:
Deus de amor, bondade e misericórdia, mas também de justiça, louvado seja o Senhor, seu santo nome, sua soberania e seus atributos de poder. Como é bom e prazeroso extrair lições para a minha vida através de Sua Palavra, que é tão gloriosa, verdadeira, rica, fonte inesgotável e que se renova a cada manhã, e além disso buscar aplicar estas lições. Deus, em nome de Jesus, faça com que esta parábola da viúva e o juiz seja recebida em meu coração, para que não fique apenas na mente, e como espada que separa juntas e medulas, que penetra e chega na alma e no espírito, possa frutificar em mim, para que eu seja persistente na oração, não venha a desfalecer, a desistir, e siga firme no propósito de andar contigo ó Deus, de caminhar com o Senhor Jesus para todo o sempre, pois este é o meu alvo. Me ajuda meu Deus, a compreender a tua justiça e a ter mais temor a ti, pois é o temor que guarda o meu coração de não pecar contra a tua palavra, é o temor que me resguarda da minha natureza caída, e é o temor que me faz, através da tua presença em minha vida, vencer a batalha entre carne e espírito, entre treva e luz, entre fazer a sua vontade e não a minha. Obrigado Senhor Deus, porque no Senhor eu tenho paz, justiça, amor, tranquilidade, sossego e refúgio. O Senhor é minha salvação, o teu Espírito Santo é quem me mostra as verdades espirituais contidas na tua escritura sagrada. Glória seja dada a ti, pelos séculos dos séculos, hoje e para sempre. Com amor te entrego esta oração, na certeza de que o Senhor é meu Deus, de que Jesus é o meu salvador e redentor, e de que a morada eterna está sendo preparada para mim. Que este devocional possa atingir outras pessoas que também o buscam, pois todo o que busca, encontra, e vidas sejam transformadas, atingidas, e mais pessoas queiram pegar a cruz de Cristo para si, vivendo para o Senhor, e não para nós mesmos, fazendo a sua vontade, desejando ver a tua glória na terra hoje. Amém!














Comentários