Malaquias 2:1-9
- Felipe Tostes
- 8 de out.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
Malaquias 2:1-9 (versão NVI)

Texto Bíblico:
¹ E agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
² Se não ouvirdes, e se não o colocardes no vosso coração, para dar glória ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, eu enviarei uma maldição sobre vós, e eu amaldiçoarei as vossas bênçãos; sim, já as tenho amaldiçoado, porque não o colocais em vossos corações.
³ Eis que eu corromperei a vossa semente, e espalharei esterco sobre as vossas faces, até o esterco das vossas festas solenes; e alguém vos retirará com ele.
⁴ E sabereis que eu enviei este mandamento a vós, para que o meu pacto pudesse ser com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
⁵ Meu pacto com ele foi de vida e de paz, e eu lha dei pelo temor com o qual ele me temia, e temeu diante do meu nome.
⁶ A lei da verdade estava em sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; ele andava comigo em paz e em retidão, e desviou muitos da iniquidade.
⁷ Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e eles devem buscar a lei em sua boca, porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.
⁸ Mas vós vos desviastes do caminho; vós fizestes muitos tropeçarem na lei; tendes corrompido o pacto de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
⁹ Portanto eu também vos tenho feito desprezíveis, e vis diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fostes parciais na lei.
Ordem a ser obedecida: Ouvir a Deus com a mente e coração, guardar os seus caminhos.
Uma promessa da qual se apropriar: O sacerdote é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Pecados a serem evitados: Não levar as coisas de Deus com seriedade e temor.
Aplicações a serem feitas: Entender que de Deus não se zomba.
Algo novo sobre Deus: O Senhor não descumpre suas promessas, e seu juízo é pesado para quem dEle zomba.
Quem: Eu.
O que: Ter zêlo pelas coisas que o Senhor me confia.
Como: Por saber que como sacerdote, tenho responsabilidade de cuidar das coisas divinas.
Por que: Porque o juízo do Senhor é pesado sobre aquele que recebe responsabilidade e não cumpre com seu dever.
Palavras Interessantes: Maldição / corremperei / espalharei esterco /desviastes / tropeçarem.
Temas principais de tudo o que li: Deus é um Deus de amor, mas também de juízo.
Versículo-base e ideia base:
⁷ Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e eles devem buscar a lei em sua boca, porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.
O livro de Malaquias, como sendo este o último dos profetas chamados de "menores", tem o propósito de denunciar injustiças e corrupções, mas também reaviver a fé e renovar as esperanças quanto à chegada do Messias. As profecias entregues a Malaquias por Deus, são para deflagrar o desleixo com que os sacerdotes tratavam o trabalho para Deus, como sendo estes os mensageiros do Senhor, que descuidaram do zêlo, da tarefa de ensinarem o povo acerca da Palavra de Deus, de serem o exemplo para o povo, tanto na conduta, quanto nas práticas espirituais de aprendizado na Palavra, de memorização das escrituras, do bendizer ao Senhor, de viver aquilo que se prega.
Deus, o Senhor dos Exércitos, é bastante severo nos versos iniciais deste capítulo. Ele amaldiçoará o que antes eram bênçãos, corromperá a semente, ou seja, a descendência de tais sacerdotes seria corrompida, e ainda diz que espalharia esterco, fezes, sobre a face de tais homens. E então Deus fala acerca do pacto firmado com Levi, que foi de vida e paz, justamente porque Levi tinha temor diante do Senhor, como diz o verso 5. Deus diz que Levi tinha a lei da verdade em sua boca, e que não se achava iniquidade nele, que andava com Deus, em paz e retidão, desviando, ainda por cima, outros do pecado. Levi é falado como um homem santificado, justo, verdadeiro, que entendeu como deveria viver diante dos olhos do Senhor, com temor e tremor.
Deus enfatiza que o sacerdote deve zelar pelo conhecimento, deve falar constantemente acerca da Palavra, pois ele é o real mensageiro do Senhor. Aquele que assim não anda, é feito desprezível diante do povo. Deus estava falando especificamente para os sacerdotes de uma época, pessoas responsáveis por pregar a Sua Palavra, que violaram o que outrora foi acordado, mas tudo isso é extremamente aplicável aos dias atuais. Quantos tem feito comércio com a pregação da palavra? Quantos são aqueles que cobram fortunas para pregar? Quantos têm se aproveitado de suas posições para se engrandecer? Todos estes receberão fezes diante de seus rostos.
Mas, mais do que isto, o Senhor fala comigo através desta palavra. O homem que agrada ao coração de Deus é apresentado na bíblia como o sacerdote de seu lar, aquele que é responsável por guiar sua família em amor, fé, sabedoria, dando proteção à sua casa. Se Deus incumbiu ao homem esta tarefa, e tal tarefa não for cumprida, toda esta ira será também despejada. É meu papel ser amoroso com a minha esposa e filhas, orar por elas, ser o líder espiritual do meu lar, conduzindo a casa pelo caminho pela qual deve andar, apresentar a Cristo como Senhor e Salvador, e para que isto ocorra, primeiro o Senhor Jesus precisa ser o Senhor e Salvador da minha vida, para que então a família vejo o caminho pelo qual eu ando. E se eu falhar miseravelmente neste propósito, serei responsabilizado diante do Senhor. Que o Senhor tenha misericórdia de mim, e me dê graça para seguir firme no caminho de buscar intimidade e relacionamento diário, para que então minha casa seja diariamente edificada sobre Ele, amém!





Comentários