Tiago 3:16
- Felipe Tostes
- 26 de set.
- 3 min de leitura
Passagem que li hoje:
Tiago 3:16 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
¹⁶ Porque onde há inveja e contenda, aí há confusão e toda a obra do mal.
Ordem a ser obedecida: Viver em paz, na paz de Deus.
Uma promessa da qual se apropriar: Onde há inveja e contenda, haverá a presença de todo o mal.
Pecados a serem evitados: Inveja, contenda, confusão.
Aplicações a serem feitas: Ter uma vida leve, de amor ao próximo.
Algo novo sobre Deus: Deus não está onde há brigas e confusões.
Quem: Eu.
O que: Estar debaixo da presença do Senhor, para não ser causador de nenhuma destas coisas.
Como: Pela vigília constante, pela busca incessante, pelo estar com Deus diariamente.
Por que: Porque estar com pessoas que causam inveja, contenda e confusão, é desagradável.
Palavras Interessantes: Inveja, contenda, confusão.
Temas principais de tudo o que li: Deus é Deus de amor, que não se agrada com o mal.
Versículo-base e ideia base:
¹⁶ Porque onde há inveja e contenda, aí há confusão e toda a obra do mal.
O Capítulo 3 do livro de Tiago, trata da língua humana. Diz que o homem é capaz de colocar freios nos cavalos, para que obedeçam, e assim sejam dirigíveis, da mesma forma os enormes navios são dirigidos por lemes pequenos por quem os governa. Assim também, a língua é um pequeno membro do corpo humano, que se gloria de grandes coisas, mas como um pequeno fogo incendeia todo um bosque. A língua é um fogo, um mundo de iniquidade, capaz de contaminar todo o corpo, inflamada pelo fogo do inferno.
Ressalta o texto que todos os tipos de animais são domados pelo homem, mas a língua, não, é cheia de veneno mortal. Com ela posso bendizer a Deus e amaldiçoar pessoas, que foram feitas à imagem e semelhança de Deus. Bênção e maldição. Então é introduzido o texto onde diz que de uma mesma fonte não podem sair águas doces e salgadas, uma figueira dar azeitonas e uma videira dar figos. Como homem de Deus, é meu dever ter um bom comportamento, com obras feitas na mansidão da sabedoria. E a sabedoria, deve ser a que vem do alto, sendo pura, pacífica, gentil, misericordiosa, de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia. O texto encerra dizendo que o fruto da justiça é semeado na paz daqueles que praticam a paz.
Como está em Romanos 3, não há nenhum justo sequer, não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram do caminho e juntamente se tornaram inúteis. Não há quem faça o bem. A garganta é sepulcro aberto, com a língua engana, veneno está debaixo do lábio, cuja boca está cheia de maldição e amargura, pés sendo velozes para derramar sangue, caminhos cheios de destruição e miséria, não conhecendo o caminho da paz, não tendo temor diante de Deus. Este é o retrato do ser humano. Nada destas coisas podem justificar alguém diante do Senhor. Mas a justiça de Deus se manifesta através da fé que há em Jesus Cristo, para todos aqueles que crêem, pois não há diferença, sendo justificados pela sua graça através da redenção que há em Cristo Jesus.
Graças a Deus por Jesus Cristo, que purifica uma vida e uma natureza caídas. Louvado seja Deus por toda a sua obra de redenção, de remissão, de perdão. Senhor meu Deus, clamo por sua misericórdia, para que o Senhor me ensine ó Deus, a refrear a minha língua, para que eu não seja um dispensador de maldições, não seja uma pessoa amarga, que o perdão seja facilmente concedido em meu coração. Que eu seja uma pessoa fácil, leve, de palavras limpas, de bênção sobre a vida das pessoas, de tal modo que não haja sujeira ó Deus. Já foi justificado, já fui perdoado, já fui regenerado, Senhor! Glórias sejam dadas a ti por tudo isto. Mas te peço ó Pai, que na minha vida não haja inveja, contenda e nem confusão, para que o mal se afaste de mim, de tal maneira que haja apenas a tua presença, sendo eu teu filho abençoador, correto, aprovado diante de ti. Em nome de Jesus, e clamando pelo Espírito Santo, amém.





Comentários