Tiago 4:3
- Felipe Tostes
- 10 de nov.
- 3 min de leitura
Passagem que li hoje:
Tiago 4:3

Texto Bíblico:
³ pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Ordem a ser obedecida: Sondar o coração, para que as orações não sejam para satisfação da natureza carnal, mas com propósito correto do Espírito.
Uma promessa da qual se apropriar: O Senhor sempre ouve as orações, e o Espírito intercede sobremaneira.
Pecados a serem evitados: Egocentrismo.
Aplicações a serem feitas: Orar com ousadia e humildade.
Algo novo sobre Deus: Deus conhece a natureza humana e providenciou tudo para que chegasse à Ele.
Quem: Eu.
O que: Andar nos caminhos do Senhor vigilante para não cair.
Como: Estando sempre alerta e pedindo ao Senhor para sondar meu coração.
Por que: Porque o que está em pé, tome cuidado para não cair.
Palavras Interessantes: Esbanjardes.
Temas principais de tudo o que li: Deus é bom e providencia saídas e meios para a natureza humana caída.
Versículo-base e ideia base:
³ pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
A passagem onde está este versículo de Tiago 4, na versão Almeida Revista Atualizada, chama-se "A origem das contendas". Inicia-se questionando de onde procedem as guerras e as contendas entre o povo, sendo elas provenientes dos prazeres que militam na carne. Assim é: a carne está a todo tempo querendo ser satisfeita, através do ego, do fato de querer ser superior ao outro, de ser melhor que o outro, de competir por qualquer coisa, de se sentir ameaçada porque outra pessoa chegou com mais energia, mais ideias e boas intenções, onde imediatamente já julgamos se realmente são intenções nos lugares certos. Quem somos nós para julgar? Será que o outro está com seu coração em Deus, ou está fazendo as coisas para satisfazer seu ego? Quantas vezes perguntamos isso e deixamos de viver o melhor do Senhor pra vida, em vez de aproveitar e agradecer por pessoas que podem ter sido enviadas por Deus como trabalhadores da seara, mas o "líder" deixa de fazer seu papel como líder por se sentir ameaçado. O coração enganoso cria análises e reflexões na mente, mas é neste momento que devemos voltar atrás, respirar fundo e avaliar, pedindo orientação a Deus.
O verso 2 deste texto fala acerca de cobiçar e nada ter, de matar, de invejar, de nada poder obter, de viver para lutar e fazer guerras. De nada ter porque não pede. Quando cobiço algo que é do outro, ou o jeito que o outro é, não tenho nada. Em vez de aproveitar o que o outro tem de melhor, julgo, tenho ciúmes, me sinto pressionado, até ameaçado, em vez de somar para multiplicar. Que Deus tenha misericórdia de todos nós. Então, o verso 3, que é o tema desta passagem, fala acerca de que peço e não recebo, porque peço mal, para esbanjar em meus prazeres. Romanos 8, versículo 26, diz que o Espírito assiste na fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas que este mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexpremíveis. Ou seja, apesar da natureza fraca e caída do ser humano, o Espírito de Deus habitando em meu coração, intercede por mim quando levo meus pedidos em oração, de tal maneira a levar ao Senhor a minha oração da forma adequada.
Esta palavra vai de encontro ao meu coração neste momento. O primeiro ministério é a minha casa. Importa é a transformação que vem ocorrendo em minha vida, no trato com minha esposa e filhas, no que Deus tem construído debaixo do nosso teto, como sendo resposta à busca por Sua Presença em minha vida, transformando o meu coração, para que eu não seja hipócrita em fazer uma coisa e dizer outra. Pela Graça de Deus, minha vida tem sido coerente e isto é refletido no dia a dia. De nada adianta falar para homens acerca do amor de Deus, se eu não estiver vivendo este amor, e isto é refletido no trato com a família em primeiro lugar, pois a família é projeto de Deus. É claro que não vou ser perfeito, porque neste mundo tenho aflições, mas preciso estar sempre vigilante para ser o homem que Deus quer que eu seja, amável, certo nas palavras, humilde, que pratica a temperança. Que o Senhor me ajude a estar firme nos seus caminhos e me perdoe por meus pecados, por muitas vezes a carne querer falar mais alto que o Espírito, e assim eu aprenda a perceber estes momentos e entregá-los em oração. Amém!














Comentários