1 Coríntios 9: 24-27
- Felipe Tostes
- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out.
Passagem que li hoje:
1 Coríntios 9: 24-27 (versão BKJ - Bíblia King James Fiel 1611)

Texto Bíblico:
24 Não sabeis que os que correm em uma corrida, todos correm, mas um recebe o galardão? Assim, correi para conquistá-lo.
25 E todo homem que luta pelo domínio é moderado em todas as coisas. Ora, eles o fazem para obter uma coroa corruptível; mas nós uma incorruptível.
26 Portanto, eu assim corro, não como na incerteza; assim eu luto, não como alguém que bate no ar;
27 mas mantenho debaixo o meu corpo, e o reduzo à sujeição, para que, por nenhum meio, tendo eu pregado aos outros, eu mesmo seja um rejeitado.
Ordem a ser obedecida:
Fazer do próprio corpo um escravo, para que seja feita a vontade de Deu e não a minha.
Uma promessa da qual se apropriar:
Ser aprovado por Deus na "corrida" da vida cristã.
Pecados a serem evitados:
Pecados da carne (gula, ira, imoralidade, etc).
Aplicações a serem feitas:
Correr para o alvo que é Cristo.
Algo novo sobre Deus:
Ao fazer do corpo um escravo, encontro a liberdade em Cristo.
Quem:
Eu.
O que:
Buscar a vontade de Deus e não a minha.
Quando:
A todo dia.
Onde:
Em qualquer lugar.
Palavras interessantes:
Esmurrar.
Temas principais de tudo o que li:
Confrontar pecados pela Palavra, é uma das formas do amor de Deus, e o exemplo do apóstolo Paulo constrange ao extremo, de forma a ver como estou longe, mas Deus é bom e trata o coração.
Versículo-base e ideia base:
27 mas mantenho debaixo o meu corpo, e o reduzo à sujeição, para que, por nenhum meio, tendo eu pregado aos outros, eu mesmo seja um rejeitado.
Ah Deus, a única capacidade que tenho nesse momento, diante deste texto, é de orar pelas palavras que aqui escrevo. Tem misericórida da minha vida, ó Senhor, porque enxergo por esta passagem o quanto estou longe de ter uma disciplina e autodomínio sobre o meu corpo, como propõe o apóstolo Paulo no verso 27. Estou tão longe de esmurrar o meu corpo e fazer dele meu escravo, não que o corpo seja saciado, mas o espírito. Confesso aqui meu Deus o quanto o pecado da gula tem me assolado, pedindo perdão ao Senhor, porque é tão gostoso saciar a fome com as comidas deste mundo e muitas vezes chegar ao ponto de não aguentar comer mais. Esta passagem fala mais neste sentido comigo, Deus, porque ao comparar com a vida de Paulo, nada posso dizer, não estou vivendo nada disso. Portanto, peço ao Senhor Jesus, como meu intercessor diante de ti, que me ajude a deiaxr estes vícios, de muitas vezes comer por prazer, para satisfazer a carne, como se eu quisesse atingir alguma compensação através dos alimentos. Me perdoa, Senhor, porque eu não tenho corrido para o alvo, que é Cristo, nesta corrida quando o assunto é este pecado. O Senhor já tratou muitos outros pecados e sou muito grato por isso, por não cometê-los mais, mas clamo por misericórdia e peço que trate a este, para que o meu corpo se torne escravo e eu encontre a liberdade verdadeira que há em Cristo Jesus, sendo assim aprovado por ti e vivendo de glória em glória, para a tua glória, amém!





Comentários