João 19:17-27
- Felipe Tostes
- 29 de out.
- 5 min de leitura
Passagem que li hoje:
João 19:17-27

Texto Bíblico:
A Crucificação
[17] Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira (que em aramaico é chamado Gólgota). [18] Ali o crucificaram, e com ele dois outros, um de cada lado de Jesus. [19] Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. [20] Muitos dos judeus leram a placa, pois o lugar em que Jesus foi
crucificado ficava próximo da cidade, e a placa estava escrita em aramaico, latim e grego. [21] Os chefes dos sacerdotes dos judeus protestaram junto a Pilatos: “Não escrevas ‘O Rei dos Judeus’, mas sim que esse homem se dizia rei dos judeus”. [22] Pilatos respondeu: “O que escrevi, escrevi”. [23] Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo. [24] “Não a rasguemos”, disseram uns aos outros. “Vamos decidir por sorteio quem ficará com ela.” Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes”. Foi o que os soldados fizeram. [25] Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. [26] Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”, [27] e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família.
Ordem a ser obedecida: Levar a minha própria cruz, como forma de reconhecer diariamente o que Cristo fez por mim. Naquela cruz estavam os meus pecados.
Uma promessa da qual se apropriar: Se diariamente eu creio em Jesus, e me arrependo de meus pecados, estarei com Ele na eternidade. Nisso posso estabelecer minha vida.
Pecados a serem evitados: Ser indiferente à cruz de Cristo.
Aplicações a serem feitas: Orar confiadamente de que na cruz tenho redenção, perdão, graça e misericórdia.
Algo novo sobre Deus: Deus cuida de tudo, como cuidou para que Maria fosse assistida.
Quem: Eu.
O que: Honrar a Deus através da entrega dos meus pecados na cruz.
Como: Pela certeza de que o Senhor me aguarda todos os dias para estarmos juntos através das horas devocionais.
Por que: Porque é prazeroso meditar na Palavra de Deus.
Palavras Interessantes: Tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes.
Temas principais de tudo o que li: A crucificação de Jesus traz muitos significados.
Versículo-base e ideia base:
[23] Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo.
[26] Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”,
[27] e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família.
Ah, a cruz de Cristo. Nada deve constranger mais do que ela. A cruz de Jesus é a máxima expressão dos atributos de Deus para amor, graça, misericórdia, soberania, bondade, fidelidade, autoridade, poder, justiça, santidade. Na cruz, tudo se realizou. A justiça de Deus puniu todo o pecado de todos, os passados, os presentes e futuros, de crentes e descrentes, dos que serão alcançados e dos que não serão. O amor de Cristo está disponível para todos os que o Pai lhe deu e tudo isto é consumado na cruz do calvário. Somente Deus sabe o que pode acontecer daqui até o final de minha vida e de minha família, mas de uma coisa eu tenho certeza, nenhum sofrimento que possa vir chegará perto do que foi a crucificação de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Para mim, hoje, não consigo olhar para a cruz e ficar indiferente. Os momentos de ceia na igreja, a cada mês, são para me relembrar do que Ele fez por mim e para me constranger diante de seu infinito amor.
Esta passagem de João 19 começa com a expressão "levando a sua própria cruz". Sim, a olhos humanos, a cruz estava destinada para Cristo, porque os homens o condenaram, mesmo não sendo culpado de nada. Mas, a olhos espirituais, aquela não era a sua cruz, mas sim a minha e a sua cruz. Aquela morte de cruz era pra mim e pra você. Somente Jesus poderia suportar o meu e o seu pecado, e o de toda uma humanidade. Creio que nada foi colocado à toa na Bíblia. Iniciar com esta frase "levando a sua própria cruz", entendo que, hoje, devo carregar a minha cruz em obediência e como exigência para ser um discípulo de Cristo, sendo a minha cruz formada pelos meus pecados ainda não curados pelo Senhor, os temperamentos que ainda não foram totalmente sarados, a preguiça, a destemperança, os maus pensamentos, as feridas ainda abertas, entre outros. Tudo isto deve ser apresentado diária e constantemente ao Senhor Jesus em oração, confissão e súplica. Também enxergo que a minha cruz deve ser composta pela intercessão por outras pessoas, orando sempre pela minha família, pelos meus irmãos e irmãs, pela igreja, pelo trabalho, enfim, pelas dificuldades na minha vida e na vida de outras pessoas. Como diz ao final dos livros Cada Homem Um Guerreiro, sou um guerreiro e ajoelho-me diante da cruz.
Também me chama a atenção o fato de os soldados lançarem sorte sobre a túnica de Jesus, ou seja, os quatro soldados, como que "no palitinho", queriam decidir quem ficaria com a túnica de Cristo. A Palavra não cita, mas provavelmente estes soldados eram descrentes, mas talvez por superstição, queriam as vestes do Senhor no caso da esperança de que contivessem algum poder sobrenatural. Pesquisando, vi que a profecia está contida no Salmo 22, e é impressionante o quanto a Bíblia é clara a ponto de cuidar de todos os detalhes, pois nesta passagem faz a referência de algo que foi escrito séculos antes da morte de Jesus na cruz, como forma de documentar e provar os fatos historicamente. Isto é magnífico.
Outro detalhe que o amor de Deus jamais deixaria passar, é o cuidado para com a mãe humana de Jesus, aquela que pelo poder do Espírito Santo, o concebeu. Imagino o nível de santidade, o nível de intimidade com Deus que esta mulher possuía, a ponto de receber um anjo que diria claramente a ela acerca do nascimento do Messias por meio de seu ventre, o Filho de Deus gerado através do Espírito. Jesus mostra o cuidado para com Maria, deixando-a como a mãe espiritual, se é que assim posso dizer, de seus discípulos, para que não a desamparassem, para que a comunidade cristã cuidasse dela, uns para com os outros, dando exemplo de como a igreja deve acolher pessoas no amor de Cristo.
Santo e maravilhoso Deus, obrigado meu Deus, porque Cristo Jesus morreu a minha morte, pagou pelos meus pecados, e fez o que seria impossível para qualquer ser humano, levou sobre si todo o mal que há na natureza humana, concedendo a vida eterna para todo aquele que em seu nome crê. Só Jesus seria capaz de aguentar o peso e a dor de todo o pecado humano, sendo fiel até o fim, derramando seu sangue como sacrifício final, puro e santo. Obrigado meu Deus por seu infinito amor por mim, por todos aqueles que crêem, creram, e ainda vão crer no nome de Jesus. Amar a Cristo é uma decisão, que me leva a querer obedecê-lo e agradá-lo, por tudo quanto fez por mim. Dar o meu coração, a minha vida, minha mente, meu espírito, e tudo o mais para o Senhor, ainda é o mínimo que devo fazer em gratidão à sua salvação. Por isso me alegro no Senhor! Em nome de Jesus, amém!














Comentários