João 19:28-42
- Felipe Tostes
- 30 de out.
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
João 19:28-42

Texto Bíblico:
[28] Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. [29] Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus. [30] Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito. [31] Era o Dia da Preparação e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Como não queriam que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar os corpos. [32] Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e, em seguida, as do outro. [33] Mas, quando chegaram a Jesus, constatando que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. [34] Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. [35] Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam. [36] Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”, [37] e, como diz a Escritura noutro lugar: “Olharão para aquele que traspassaram”. [38] Depois disso José de Arimateia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo. [39] Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés. [40] Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento. [41] No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim; e no jardim, um sepulcro novo, onde ninguém jamais fora colocado. [42] Por ser o Dia da Preparação dos judeus, e visto que o sepulcro ficava perto, colocaram Jesus ali.
Ordem a ser obedecida: Viver para agradar a Cristo, honrando o sacrifício que foi feito por mim.
Uma promessa da qual se apropriar: Que eu nasci para adorar a Deus por meio do que Cristo fez por mim na cruz do calvário.
Pecados a serem evitados: Hipocrisia e indiferença.
Aplicações a serem feitas: Ter sede por Jesus e saciá-la na água viva que só o Senhor tem.
Algo novo sobre Deus: Jesus cumpriu tudo na cruz.
Quem: Eu.
O que: Agradar e adorar a Deus a todo tempo, como forma de tentar retribuir tudo o que foi feito.
Como: Sendo obediente.
Por que: Porque é a vontade de Deus.
Palavras Interessantes: Está consumado.
Temas principais de tudo o que li: Deus cumpriu em Cristo todas as profecias.
Versículo-base e ideia base:
[30] Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.
[34] Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água.
[37] e, como diz a Escritura noutro lugar: “Olharão para aquele que traspassaram”.
Para que se cumprisse a profecia. Como a Bíbliaestá repleta desta frase, para deixar claro que tudo se cumpriu em Cristo, Ele é a consumação de tudo. Deus cuidou de todos os detalhes desde a fundação do mundo e planejou cuidadosamente tudo, quando cada fato aconteceria e quando cada uma de suas profecias registradas seriam cumpridas, para que não sobrassem sombras de dúvidas acerca de Sua soberania, poder, controle e autoridade. Glória a Deus por isso. Só aquele que está no controle da história, seria capaz de fazer isto tudo.
Jesus teve sede e foi atendido. O Salmo 69, verso 21, registra a profecia onde Davi diz que fel seria dado como alimento e vinagre para que a sede fosse saciada.
Então é dado o suspiro do "está consumado", do grego TETELESTAI. Este termo era utilizado para indicar que uma dívida estava paga integralmente, de que a obra a que Deus confiou a Jesus estava terminada, cumprida e finalizada, de que o pecado havia sido total e plenamente punido. Por isso no livro de Romanos diz que somos devedores do Evangelho de Jesus Cristo, porque ele pagou na cruz por uma dívida que não era dele, consequentemente, a dívida agora é para com Cristo, e para pagar esta dívida, devo entregar minha vida à ele em gratidão, por amor ao seu nome, por tudo o que fez por mim.
E a passagem continua dizendo que Jesus entregou o seu espírito, ou seja, iria para Deus de forma a se assentar à direita do Pai, desceria até o inferno para esmagar a cabeça do diabo, ressuscitaria em glória e poder para reinar para sempre junto ao Pai. Louvado seja o Senhor.
A outra profecia que o texto fala, está no Salmo 34, versículo 20, onde nenhum de seus ossos seria quebrado. Que maravilhoso. E Deus no seu nível de detalhe grandioso, faz com quem uma pessoa testemunhasse o fato de o corpo de Jesus ter sido perfurado, para que outros cressem em seu testemunho. Esta profecia está em Zacarias, capítulo 12, verso 10, que diz: "E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho".
Daí se inicia o processo de preparação do corpo de Jesus. Deus é tão impressionante que providenciou um sepulcro novo, que nunca tinha sido usado, e Nicodemus, aquele fariseu que havia de nascer de novo do ventre de sua mãe, ali estava para fazer as honras. Será que finalmente Nicodemus foi salvo? As Escrituras não dizem!
Meu Deus, obrigado por esta palavra. Ver o teu cuidado no meio a tantos detalhes, é surpreendente e majestoso. Santo é o Senhor. Te louvo e agradeço no nome poderoso de Jesus. Amém!














Comentários