Isaías 6: 1-8
- Felipe Tostes
- 4 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
Passagem que li hoje:
Isaías 6: 1-8 (versão ARA)

Texto Bíblico:
A visão de Isaías e o seu chamamento
⁵ Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!
⁶ Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
⁷ com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
⁸ Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
Ordem a ser obedecida:
Ter temor e reverëncia na presença de Deus.
Uma promessa da qual se apropriar:
Que a glória de Deus será contemplada na Eternidade.
Pecados a serem evitados:
Ofender a Santidade de Deus com meus pecados. Não ser reverente.
Aplicações a serem feitas:
Conhecer a Deus através de seus atributos, adorar a sua Santidade, contemplar sua imensidão.
Algo novo sobre Deus:
Tudo se curva diante de Deus, pois Ele é soberano e governa sobre todas as coisas.
Quem:
Eu.
O que:
Temer ao Senhor, buscar sua Santidade, ser reverente e contemplá-lo.
Quando:
Sempre.
Onde:
Na minha vida e em tudo o que faço.
Por que:
Porque Deus é digno de tudo, tudo é pra Ele.
Palavras interessantes:
Serafins, glória, brasa viva, tenaz.
Temas principais de tudo o que li:
Deus é Santo, Sua glória habita toda a terra e Ele usa os seus para proclamarem sua mensagem, apesar da natureza humana caída.
Versículo-base e ideia base:
¹ No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
² Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
³ E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
⁴ As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Isaías tem uma visão.

Ele vê a Deus assentado em um alto trono, suas vestes cobriam todo o templo. Isso demonstra a imensidão que há em Deus. Em Isaías 40, verso 12, mostra que as águas da Terra são medidas na concha da mão de Deus. No verso 15, que todas as nações juntas, são como uma gota em um balde diante de Deus e que as ilhas do mundo são erguidas como uma coisa muito pequena.

No verso 26, enfatiza que Deus criou todas as coisas, que suas criaturas são chamadas pelo nome e obedecem pela grandeza de seu poder, porque Deus é forte em poder. No verso 28, mostra que Deus não se cansa e não desfalece. Quão grande é este Deus! Os anjos cobrem os olhos na Tua Presença pelo esplendor da Sua Glória, cobrem os pés reconhecendo a submissão, e dizem SANTO, SANTO, SANTO, É O SENHOR DOS EXÉRCITOS.
E as portas se movem à voz do que clamava. Na presença de tão grande Santidade, sinto o peso do meu pecado e peço perdão a Deus porque a Tua presença não tolera impureza. Então o anjo se dirige a Isaías com uma brasa viva na mão, brasa esta que foi tirada do altar com uma tenaz, uma espécie de tesoura, que tocou seus lábios, removeu sua iniquidade e purificou seus pecados.

Esta brasa foi tirada do próprio altar de Deus e permaneceu ardendo no coração do profeta. O fogo purifica, faz queimar o coração pelo anseio da presença de Deus e esta passagem mostra que a responsabilidade por manter a chama acesa do amor de Deus em minha vida, é minha. E ao ser purificado, ter a iniquidade removida e o pecado purificado, a gratidão a Deus deve me encher dizendo "aqui estou eu, envia-me!". Esta é uma Palavra de Adoração, de um reconhecimento e de um conhecimento acerca de Deus, que me leva para a ação e a oração, me prostrando a este Deus infinito em sua sabedoria e poder.





Comentários