Tiago 1: 19-22
- Felipe Tostes
- 24 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
Passagem que li hoje:
Tiago 1: 19-22 (versão ARA)

Texto Bíblico:
A prática da palavra de Deus
¹⁹ Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
²⁰ Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
²¹ Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
²² Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Ordem a ser obedecida:
Estar pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se.
Uma promessa da qual se apropriar:
A ira do homem não opera a justiça de Deus.
Pecados a serem evitados:
Ira, não viver a Palavra e hipocrisia.
Aplicações a serem feitas:
Ouvir mais, falar menos e não ficar irado.
Algo novo sobre Deus:
Quando estou irado, me distancio de Deus.
Quem:
Eu.
O que:
Ouvir, falar o que edifica, não irar-se.
Como:
Pela consagração à Deus.
Por que:
Para não enganar a mim mesmo.
Palavras interessantes:
Mansidão.
Temas principais de tudo o que li:
Aquele que ira rapidamente, se afasta de Deus, engana a si mesmo, não pratica a palavra e não está debaixo da justiça de Deus.
Versículo-base e ideia base:
¹⁹ Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. ²² Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Este trecho trata de ouvir e praticar a palavra, acerca da boa conduta cristã, principalmente em relação ao uso da língua. Não é possível jorrar de duas fontes. Ou o coração está em Deus e fala o que edifica e não se ira, ou não está em Deus e vive falando palavrões, reclamando e blasfemando. Do interior ou fluem águas vivas ou águas poluídas. No verso 21, há a ordem de rejeitar tudo o que é imundo e provém da malícia, para que o coração não se encha de coisas desagradáveis.
Por isso Jesus nos instrui para guardar o coração. Antes de falar, devo pensar e questionar se o que vou dizer vai trazer bênção e edificação. Primeiro devo ser um bom ouvinte, depois refletir e falar apenas o que traz o caráter de Cristo. E se vir o desejo da ira, controlar os ímpetos, ânimos e principalmente as palavras, pois o que é dito não tem mais volta.
Que assim o Senhor Jesus me ajude, a controlar as críticas, a ouvir com toda atenção, a ser humilde, equilibrado, justo, verdadeiro, praticante da palavra, controlado e sobretudo cheio de sua presença. Amém.





Comentários