João 18:28-40
- Felipe Tostes
- há 3 dias
- 4 min de leitura
Passagem que li hoje:
João 18:28-40
Texto Bíblico:

Jesus perante Pilatos
²⁸ Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa.
²⁹ Então, Pilatos saiu para lhes falar e lhes disse: Que acusação trazeis contra este homem?
³⁰ Responderam-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
³¹ Replicou-lhes, pois, Pilatos: Tomai-o vós outros e julgai-o segundo a vossa lei. Responderam-lhe os judeus: A nós não nos é lícito matar ninguém;
³² para que se cumprisse a palavra de Jesus, significando o modo por que havia de morrer.
Pilatos interroga a Jesus
³³ Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus?
³⁴ Respondeu Jesus: Vem de ti mesmo esta pergunta ou to disseram outros a meu respeito?
³⁵ Replicou Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste?
³⁶ Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
³⁷ Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
³⁸ Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?
Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum.
³⁹ É costume entre vós que eu vos solte alguém por ocasião da Páscoa; quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?
⁴⁰ Então, gritaram todos, novamente: Não este, mas Barrabás! Ora, Barrabás era salteador.
Ordem a ser obedecida: Permanecer na verdade.
Uma promessa da qual se apropriar: A verdade prevalece sobre tudo e todos.
Pecados a serem evitados: Não reconhecer que Cristo é a verdade.
Aplicações a serem feitas: Colocar-me diante de Deus em busca de sua verdadeira paz.
Algo novo sobre Deus: Deus lançou toda sua ira sobre Cristo, para que fôssemos salvos.
Quem: Eu.
O que: Amparar-me na verdade, que é Jesus.
Como: Reconhecendo-o como o único e suficiente Salvador por toda a minha vida.
Por que: Porque Ele é O Caminho, A Verdade e A Vida.
Palavras Interessantes: O que é a verdade?
Temas principais de tudo o que li: Deus pune em Cristo todo o pecado do mundo.
Versículo-base e ideia base:
³⁸ Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?
Neste trecho, Jesus é colocado perante Pôncio Pilatos, governador da província romana da Judeia, na tentativa de que fosse julgado por ele. Mas, como o próprio Pilatos disse, não houve crime algum em Cristo. O que intriga é a pergunta feita pelo governador: "O que é a verdade?", que fica sem resposta. A melhor resposta seria: "Eu Sou" a verdade. A luz veio ao mundo cheia de graça e de verdade, e a graça e a verdade vieram ao mundo por meio de Jesus. Quem pratica a verdade está na luz. Quem pertence à verdade, reconhece a seu pastor e ouve a sua voz. Quem permanece na verdade, é liberto pela verdade, santificado pela verdade, e enviado ao mundo pelo espírito da verdade. Deus é verdadeiro, o testemunho de Jesus é verdadeiro. Jesus é o verdadeiro pão da vida, a videira verdadeira, seu corpo é o alimento e seu sangue, a bebida, tudo isto é verdade. A verdade é um testemunho do amor de Deus que encarnou e foi revelado. A verdade é conforto, alegria e liberdade. A verdade veio do alto e ofereceu paz, mas não a paz que o mundo dá. A verdade que liberta chama para uma nova vida, abundante e transformada. Mas, como o seu próprio povo rejeitou a verdade, optou por libertar um criminoso, para que o verdadeiro libertador, pudesse libertar todos aqueles que nele cressem. Jesus foi feito maldição, foi feito pecado, foi feito doença por mim, para minha salvação, e assim foi vontade de Deus, para que todo o pecado fosse punido. O pastor Paulo Júnior diz que Deus olhou para Jesus e viu uma bola de iniquidade neste momento, e toda sua ira foi lançada sobre Ele. É como se sua ira fosse um meteoro lançado sobre o planeta terra, e um muro infinitamente maior que o meteoro e a terra, fosse lançado para suportar tudo isto. Este é Cristo, aquele que morreu a minha morte, que substituiu a tudo, e levou condenação mesmo sem ter cometido pecado, mas levou sobre si todo o pecado do mundo. Esta é a verdade, que tantos tentam combater, mas nunca triunfam, porque a verdade sempre prevalece. A verdade é o próprio Jesus Cristo, Filho de Deus, autor e consumador da fé, que dá vida eterna a todos os que nele creem, para honra e glória de Deus Pai. Amém!





Comentários